Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - A Parábola das Dez Virgens

A Parábola das Dez Virgens

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1-13.

Publicado em 12/09/2019 - 5724 visitas - 66 Comentários

Mateus 25:1-13

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.  Mateus 25:1-13.

Que advertências encontraram na palavra de Deus?

Está sendo feito agora o último convite para a ceia. A lâmpada da alma deve manter-se espevitada e ardendo ao ser reabastecida pelo azeite sagrado. (Zac. 4:11-14.) Em nome do Senhor, que toda pessoa se aparte agora de toda iniquidade, para que o dia do Senhor não os surpreenda como um ladrão. A verdade deve ser proclamada de modo claro e direto, mas sempre como é em Jesus. Este Dia Com Deus - MM de 1980, pág 31.

Em Mateus 24, em resposta à pergunta dos discípulos relativa aos sinais de Sua vinda e do fim do mundo, Cristo indicara alguns dos acontecimentos mais importantes da história do mundo e da igreja, desde o Seu primeiro advento até ao segundo, a saber: a destruição de Jerusalém, a grande tribulação da igreja sob a perseguição pagã e papal, o escurecimento do Sol e da Lua, e a queda de estrelas. Depois disto, falou a respeito de Sua vinda em Seu reino, e expôs a parábola que descreve as duas classes de servos que Lhe aguardam o aparecimento. O capítulo 25 inicia-se com estas palavras: "Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens."

Aqui se faz referência à igreja que vive nos últimos dias, a mesma que é indicada no fim do capítulo 24. Sua experiência é ilustrada nessa parábola pelas cenas de um casamento oriental.

"Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram, mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro”. O Grande Conflito, pág.393.

Considere todo jovem a parábola das dez virgens. Todas tinham lâmpadas, isto é, uma aparência exterior de religião; mas unicamente cinco delas possuíam a piedade interior. Cinco estavam carecendo do óleo da graça. O Espírito de vida em Cristo Jesus, o Espírito Santo, não lhes habitava o coração. Sem o óleo da graça, de que servia levar consigo uma lâmpada de profissão de fé? Por mais alta que seja a profissão, por mais elevada que seja a posição ocupada por um professo religioso, se falta o óleo da graça, ele não tem nada com que alimentar sua lâmpada, e ela não pode emitir claros e brilhantes raios de luz. ...A razão de o Esposo demorar é ser Ele longânime para conosco, não querendo que ninguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento. Oh, a preciosa longanimidade de nosso misericordioso Salvador! Oh, se cada um dos queridos jovens apreciasse o valor da vida que, a infinito preço, foi resgatada no Calvário! Oh, se cada um desse o devido apreço às aptidões que lhe foram dadas por Deus! Podeis, por Cristo, subir a escada do progresso, e pôr cada faculdade sob o domínio de Jesus. ... No espírito, no pensamento, na palavra e na ação, podeis manifestar que sois movidos pelo Espírito de Cristo, e vossa vida exercer poderosa influência sobre os outros. Vivemos em um período da história do mundo, na verdade demasiado solene para que sejamos negligentes ou descuidosos. ... Precisais orar, crer e obedecer. The Youth's Instructor, 20 de setembro de 1894. Para Conhecê-lo - MM de 1965, pág. 118.

Todos precisamos estudar como nunca antes a parábola das dez virgens. Cinco delas eram prudentes e cinco eram néscias. As prudentes levaram azeite em suas vasilhas junto com as lâmpadas. Este é o azeite santo representado em Zacarias. Esta ilustração é da mais alta importância para aqueles que afirmam conhecer a verdade. Manuscrito 140, 1901- 4º Comentário Bíblico, pág. 1300.

“Todos os detalhes desta parábola devem ser cuidadosamente estudados.”  Review and Herald: 31/10/1890

“Esta parábola foi e será cumprida ao pé da letra, pois ela tem uma aplicação especial para este tempo...”: Review and Herald 19/08/1890.

Nota: Esta parábola foi cumprida na pregação da primeira mensagem angélica, apresentada em Apocalipse 14, teve o seu cumprimento no Movimento do Advento, de 1840 a 1844, a respeito do santuário celestial onde apontava o início do juízo dos mortos, e será com o início do juízo dos vivos, cumprimento final, quando se dará à meia noite da história deste mundo.  

Fazendo uma aplicação histórica da parábola, eles a liam como uma profecia que anunciava a segunda vinda em Seu próprio tempo. ESH 235. Em Busca de Identidade, pág. 45.

As dez virgens estão esperando na noite da história deste mundo. Parábolas de Jesus.  pág. 412.

 SIGNIFICADOS DOS SÍMBOLOS

Óleo da graça: O óleo é símbolo do Espírito Santo. Cinco estavam carecendo do óleo da graça. O Espírito de vida em Cristo Jesus, o Espírito Santo, não lhes habitava o coração. Filhos e Filhas de Deus, MM de 1956 - pág. 118.

 Assim é representado o Espírito na profecia de Zacarias. Parábolas de Jesus, pág. 407.

Lâmpada: Concede Seus brilhantes raios de luz como uma lâmpada para guiar e conduzir todos os que andam nos raios que dEle procedem. Essa lâmpada, a Sua Palavra, é luz para nossos pés. Cristo Triunfante - MM de 2002, pág. 36.

Azeite dourado: O azeite dourado do amor de Deus flui livremente para o coração dos que estão unidos com Ele pela fé. Manuscrito 27, 1897.

O azeite é um símbolo do Espírito Santo, que é introduzido na alma pela fé em Jesus Cristo.

Virgens: São chamadas virgens porque professam fé pura. Parábolas de Jesus, pág. 406.

Professavam elas uma fé pura, e quem as purificava era o Terceiro Anjo através da mensagem. O terceiro anjo está retirando e purificando um povo, e esses devem mover-se unidos com ele. Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 488.

Adormecer: Eu durmo, mas meu coração vigia: {é} a voz do meu amado que bate, {dizendo}, Abre-me, minha irmã, meu amor, minha pomba, a minha imaculada; porque a minha cabeça está cheia de orvalho, { e} os meus cabelos das gotas da noite. Cantares 5:2 King Jaime inglesa.

Esposo: "E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram." Pela tardança do esposo é representada a passagem do tempo em que o Senhor era esperado, o desapontamento, e a aparente demora. Neste tempo de incerteza, o interesse dos que eram superficiais e não de todo sinceros começou logo a vacilar, arrefecendo seus esforços; mas aqueles cuja fé se baseava no conhecimento pessoal da Escritura Sagrada, tinham sob os pés uma rocha que as ondas do desapontamento não poderiam derruir. "Tosquenejaram todas, e adormeceram", uma classe na indiferença e abandono de sua fé, outra esperando pacientemente até que mais clara luz fosse proporcionada. Todavia, na noite de prova, a última pareceu perder, até certo ponto, o zelo e devoção. Os que eram medianamente dedicados e superficiais não mais puderam apoiar-se à fé dos seus irmãos. Cada qual tinha de, por si mesmo, ficar em pé ou cair. O Grande Conflito, pág. 395.

Quem despertará as virgens prudentes?

Próximo do final da mensagem do segundo anjo vi uma grande luz do Céu resplandecendo sobre o povo de Deus. Os raios desta luz pareciam brilhantes como o Sol. Ouvi as vozes dos anjos, clamando: "Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" Mat. 25:6. Este foi o clamor da meia-noite, que deveria dar poder à mensagem do segundo anjo. Foram enviados anjos do Céu a fim de estimular os santos desanimados, e prepará-los para a grande obra que diante deles estava. Os homens mais talentosos não foram os primeiros a receber esta mensagem. Foram enviados anjos aos humildes, dedicados, e os constrangeram a levantar o clamor: "Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" Mat. 25:6. Os que estavam encarregados deste clamor apressaram-se, e no poder do Espírito Santo fizeram soar a mensagem, e despertaram seus desanimados irmãos. Esta obra não se mantinha pela sabedoria e erudição de homens, mas pelo poder de Deus, e Seus santos que ouviam o clamor não podiam resistir a ele. Os mais espirituais recebiam esta mensagem em primeiro lugar, e os que tinham anteriormente tomado parte na chefia do trabalho eram os últimos a receber e ajudar a avolumar o clamor: "Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" Mat. 25:6. Parábolas de Jesus pág. 238.

Vi um número de anjos conversando com aquele que havia clamado: "Caiu Babilônia", e esses uniram-se com ele na exclamação: "Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" Mat. 25:6. As vozes musicais desses anjos pareciam chegar a toda parte. Uma luz excessivamente brilhante e gloriosa resplandecia ao redor dos que haviam estimado a luz que lhes havia sido concedida. Suas faces brilhavam com excelente glória, e uniram-se aos anjos no clamor: "Aí vem o Esposo!" . Primeiros Escritos, pág. 242.

O que é a vinda do Esposo?

No tempo indicado para o juízo - o final dos 2.300 dias, em 1844 - iniciou-se a obra de investigação e apagamento dos pecados. Todos os que já professaram o nome de Cristo serão submetidos àquele exame minucioso. Tanto os vivos como os mortos devem ser julgados "pelas coisas escritas nos livros, segundo as suas obras". Apoc. 20:12. O Grande Conflito, pág. 486.

Silencioso, desapercebido como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que assinala a fixação do destino de cada homem, a final retirada do oferecimento da misericórdia aos homens culpados. Review and Herald, 9 de novembro de 1905

Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha. Apocalipse 16:14,15.

O Clamor será para igreja de Deus

 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mateus 25:6.

Podemos nos preparar quando Jesus vier a nosso caso?

Numa crise é que o caráter é revelado. Quando a voz ardorosa proclamou à meia-noite: "Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro!" (Mat. 25:6), e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um estava preparado para a emergência, e o outro não. Assim agora uma calamidade repentina e imprevista, alguma coisa que põe a pessoa face a face com a morte, mostrará se há fé real nas promessas de Deus. Mostrará se está sustida na graça. A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprirem as necessidades do espírito. Parábola, de Jesus, pág. 411.

Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o brado: "Aí vem o Esposo!" (Mat. 25:6) e então tomar nossas lâmpadas vazias para enchê-las. Não podemos viver apartados de Cristo aqui, e ainda assim estar aptos para a Sua companhia no Céu. Parábolas de Jesus, pág. 414.

"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." Mat. 24: 44. Ide ao vosso repouso à noite tendo confessado cada pecado. Assim fazíamos quando em 1844 esperávamos encontrar nosso Senhor. E agora esse evento está mais perto do que quando aceitamos a fé. Estai sempre prontos: à noite, de manhã e ao meio-dia, para que, quando se ouvir o clamor: "Aí vem o Esposo, saí-Lhe ao encontro" (Mat. 25:6), possais, mesmo que sejais despertados do sono, ir-Lhe ao encontro com as lâmpadas espevitadas e acesas. III Testemunhos Seletos, pág. 310.

A classe representada pelas virgens loucas não é hipócrita. Têm consideração pela verdade, advogaram-na, são atraídos aos que crêem na verdade, mas não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha, que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada...Essa é a classe que em tempo de perigo é encontrada bradando: Paz e segurança. Acalentam seu coração em sossego, e não sonham com o perigo. Quando despertos de sua indiferença, discernem sua destituição, e rogam a outros que lhes supram a falta; em assuntos espirituais, porém, ninguém pode remediar. Parábolas de Jesus, pág. 411.

Numa crise é que o caráter é revelado. Quando a voz ardorosa proclamou à meia-noite: "Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro!" (Mat. 25:6), e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um estava preparado para a emergência, e o outro não. Assim agora uma calamidade repentina e imprevista, alguma coisa que põe a pessoa face a face com a morte, mostrará se há fé real nas promessas de Deus. Mostrará se está sustida na graça. A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprirem as necessidades do espírito. Parábolas de Jesus, pág. 412.

A igreja é hoje militante. Enfrentamos agora um mundo em trevas de meia-noite, quase inteiramente entregue à idolatria. Mas aproxima-se o dia em que a batalha terá sido ferida, e ganha a vitória. A vontade de Deus deve ser feita na Terra como o é no Céu. Então as nações não possuirão outra lei senão a do Céu. Juntas, constituirão uma família feliz, unida, trajada com as vestes de louvor e ações de graça - veste da justiça de Cristo. A natureza toda, em sua inexcedível beleza, oferecerá a Deus um constante tributo de louvor e adoração. O mundo será inundado da luz do Céu. Os anos transcorrerão em alegria. A luz da Lua será como a do Sol, e a deste sete vezes mais brilhante do que hoje é. Ante esse cenário as estrelas d'alva cantarão juntamente, e os filhos de Deus exultarão de alegria, ao Se unirem Deus e Cristo para proclamar: "Não mais haverá pecado, tampouco haverá morte." III Testemunhos Seletos, pág. 225.

Que surpresa terão cinco delas?

As dez virgens estão esperando na noite da história deste mundo. Todas dizem ser cristãs. Todas têm uma vocação, um nome, uma lâmpada, e todas pretendem fazer a obra de Deus. Todas aguardam, aparentemente, a volta de Cristo. Cinco, porém, estão desprevenidas. Cinco serão encontradas surpreendidas, aterrorizadas, fora do recinto do banquete.

No dia final muitos hão de requerer admissão ao reino de Cristo, dizendo: "Temos comido e bebido na Tua presença, e Tu tens ensinado nas nossas ruas." Luc. 13:26."Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?" Mat. 7:22. Mas a resposta será: "Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim." Luc. 13:27. Nesta vida não tiveram comunhão com Cristo; por isto não conhecem a linguagem do Céu, são estranhos às suas alegrias. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11.

As palavras mais tristes que caíram em ouvidos mortais são aquelas da sentença: "Não vos conheço." Mat. 25:12. Unicamente a comunhão do Espírito que desprezastes poderia unir-vos à multidão jubilosa que estará no banquete das bodas. Não podereis participar dessa cena. Sua luz incidiria sobre olhos cegos, e sua melodia em ouvidos surdos. Seu amor e alegria não fariam soar de júbilo corda alguma do coração entorpecido pelo mundo. Sois excluídos do Céu por vossa própria inaptidão para a sua companhia. Parábolas de Jesus, pág. 413, 414.
A colheita é passado, findo é o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20.

Não siga ninguém o exemplo das virgens imprudentes, pensando que será seguro esperar até que venha a crise, antes de obter um preparo do caráter suficiente para subsistir naquele tempo. Será demasiado tarde buscar a justiça de Cristo quando os hóspedes forem chamados e examinados. Agora é que é o tempo de nos revestirmos da justiça de Cristo - as vestes de bodas que vos habilitarão a participar da ceia das bodas do Cordeiro. Na parábola, as virgens imprudentes são representadas como suplicando azeite, sem que seu pedido seja atendido. Isto é simbólico dos que não se prepararam mediante o desenvolvimento do caráter, de modo a subsistir em tempo de crise. É como se fossem a seus vizinhos e dissessem: Dêem-nos do seu caráter, ou nos perderemos! As virgens prudentes não puderam ceder seu azeite às lâmpadas bruxuleantes das virgens imprudentes. O caráter não é transferível. Não pode ser comprado nem vendido; tem de ser adquirido. O Senhor concedeu a todo indivíduo a oportunidade de obter um caráter justo, através das horas de graça; não proveu, porém, um meio pelo qual um instrumento humano pudesse comunicar a outro o caráter que ele desenvolveu. Youth's Instructor, 16 de janeiro de 1896.

Não adie ninguém o dia de preparo, para que não seja feito o chamado: "Saí-Lhe ao encontro!" (Mat. 25:6) e seja achado como as virgens imprudentes, sem azeite nos vasos e nas lâmpadas. Youth's Instructor, 30 de janeiro de 1896. Para Conhecê-lo – MM de 1965, pág. 360.

 Como deve atuar a mensagem do Terceiro Anjo nos corações antes da volta de Jesus?     

Vi que a terceira mensagem angélica deve ainda atuar como fermento no coração de muitos que professam nela crer, excluindo-os do orgulho, do egoísmo, da cobiça e amor ao mundo. Jesus está para vir; encontrará Ele um povo em harmonia com o mundo? e reconhecê-los-á Ele como Seu povo, que purificou para Si? Oh! não. Ninguém senão os puros e santos há de Ele reconhecer como Seus... Vi que devia haver humilhação diante do Senhor. O Israel de Deus devia rasgar o coração e não as vestes. A simplicidade cristã é raramente vista; pensa-se mais na aprovação dos homens do que no desagrado de Deus. Mensagens aos Jovens, pag. 128, 129.

“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.” Isa. 60:1. Essa mensagem é dada aos que saem ao encontro do esposo. Cristo vem com poder e grande glória. Vem com Sua própria glória e com a glória do Pai. Vem com todos os santos anjos. Ao passo que o mundo todo estará mergulhado em trevas, haverá luz em todos os lares dos santos. Eles hão de captar os primeiros raios de luz de Sua segunda vinda. Parábolas de Jesus, pág.420.

Como será a meia noite?

Meia noite: Satanás operará com todo o poder e "com todo o engano da injustiça". II Tess. 2:9 e 10. Sua operação é claramente revelada pelas trevas em rápido progresso, os inumeráveis erros, heresias e enganos destes últimos dias. Não somente está Satanás levando cativo o mundo, mas seus enganos estão fermentando as professas igrejas de nosso Senhor Jesus Cristo. A grande apostasia redundará em trevas profundas como a meia-noite. Para o povo de Deus será essa uma noite de provação, de lágrimas e de perseguição por amor da verdade. Mas da noite de trevas brilhará a luz de Deus. Profetas e Reis, pág. 717.

Que ocorrerá nesse tempo?

Quando a religião de Cristo for mais desprezada, quando Sua lei mais desprezada for, então deve nosso zelo ser mais ardoroso e nosso ânimo e firmeza mais inabaláveis. Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 31.

A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora na sacudidura- a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 380.

A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical] eliminará aqueles a quem Deus não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado para a chuva serôdia. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 385.
Nesse tempo o ouro será separado da escória. ... Muitas estrelas que temos admirado por seu brilho tornar-se-ão trevas. Os que têm cingido os ornamentos do santuário, mas não estão vestidos com a justiça de Cristo, aparecerão então na vergonha de sua própria nudez. Profetas e Reis, págs. 188 e 189.

Quem deverá ser selado?

Tão logo o povo de Deus seja selado na fronte - não é algum selo ou sinal que possa ser visto, mas uma consolidação da verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados - tão logo o povo de Deus esteja selado e preparado para a sacudidura, ela virá. SDA BibleCommentary, vol. 4, pág. 1.161.

Podemos falar das bênçãos do Espírito Santo, mas a menos que nos preparemos a nós mesmos para recebê-Lo, que aproveitam as nossas obras? Estamos nós nos esforçando com todo o nosso poder para atingir a estatura de homens e mulheres em Cristo? Estamos buscando Sua plenitude, avançando sempre para o alvo que nos é proposto - a perfeição de Seu caráter? Quando o povo do Senhor atingir a esse objetivo, serão selados em suas testas. Cheios do Espírito, serão completos em Cristo, e o anjo relator declarará: "Está consumado". João 19:30. Review and Herald, 10 de junho de 1902.

Para receber o selo, que devem possuir? Por que muitos não receberão o selo?

O selo do Deus vivo só será colocado sobre os que possuem uma semelhança com Cristo no caráter.   Como a cera recebe a impressão do sinete, assim deve a alma receber a impressão do Espírito de Deus e reter a imagem de Cristo.  Muitos não receberão o selo de Deus porque não guardam os Seus mandamentos nem produzem os frutos da justiça. SDA BibleCommentary, vol. 7, pág. 970

Depois que toda obra for concluída, todo trabalho no santuário terminado, a última alma julgada e selada, mesmo aquela última alma que no alto clamor ouviu a voz: Sai dela povo Meu o que ocorrerá?

Quando Jesus sair do santuário, os que são santos e justos serão santos e justos ainda; pois todos os seus pecados estarão apagados, e eles selados com o selo do Deus vivo. Mas aqueles que forem injustos e sujos, serão injustos e sujos ainda; pois não haverá então sacerdote no santuário para apresentar seus sacrifícios, confissões e orações perante o trono do Pai. Portanto, o que se há de fazer para livrar as almas da tormenta vindoura da ira, deve ser feito antes que Jesus saia do lugar santíssimo do santuário celestial. Primeiros Escritos, pág. 48.

Vi também que muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário, durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus. Primeiros Escritos, pág.71.

Os filhos de Deus serão triunfantes. Eles serão vencedores, e mais do que vencedores, sobre todos os elementos oponentes e perseguidores. Não tema. Pelo poder da verdade bíblica e do amor exemplificados na cruz, e inculcados pelo Espírito Santo, alcançaremos a vitória. Toda a batalha diante de nós gira em torno da observância do verdadeiro sábado de Jeová. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 319.

O que deverá ser pregado nesse tempo?

Todos os que esperam o Noivo celestial são representados na parábola como se tivessem adormecidos porque o Senhor retardou Sua vinda; mas as prudentes despertaram ante a mensagem de sua aproximação e responderam à mensagem. O discernimento espiritual deles não havia se extinguido totalmente e eles, de um salto ,se uniram ao cortejo .Ao se apropriaram da graça de Cristo, a experiência religiosa deles se tornou vigorosa e abundante, e suas afeições se fixaram nas coisas do alto. Discerniram onde estava sua fonte de seus recursos apreciaram o amor que Deus tinha por eles. Abriram seus corações para receber o Espirito Santo, pelo qual o amor lhes foi derramados no coração. Suas lâmpadas foram abastecidas e acesas e emitiram constantes raios de luz em meio às trevas morais do mundo. Glorificaram a Deus, porque tinha o óleo da graça no coração e fizeram exatamente a obra que o mestre fizeram antes deles. Saíram para buscar e salvar o que se havia perdido. St28/06/1910

A escuridão do falso conceito acerca de Deus é que está envolvendo o mundo. Os homens estão perdendo o conhecimento de Seu caráter. Este tem sido mal compreendido e mal interpretado. Neste tempo deve ser proclamada uma mensagem de Deus, uma mensagem de influência iluminante e capacidade salvadora. O caráter de Deus deve tornar-se notório. Deve ser difundida nas trevas do mundo a luz de Sua glória, a luz de Sua benignidade, misericórdia e verdade. Parábolas de Jesus, pag.415.

Assim, devem os seguidores de Cristo irradiar luz nas trevas do mundo. Pela atuação do Espírito Santo, a Palavra de Deus é uma luz quando se torna um poder transformador na vida de quem a recebe. Implantando lhes no coração os princípios de Sua Palavra, o Espírito Santo desenvolve nos homens os predicados de Deus. A luz de Sua glória - Seu caráter - deve refletir-se em Seus seguidores. Assim devem glorificar a Deus, e iluminar o caminho para a mansão do esposo, para a cidade de Deus, e para o banquete de bodas do Cordeiro. Parábolas de Jesus, pag. 414.

Esta é a obra esboçada pelo profeta Isaías, nas palavras: "Tu, anunciador de boas novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o Seu braço dominará; eis que o Seu galardão vem com Ele, e o Seu salário, diante da Sua face." Isa. 40:9 e 10. Os que aguardam a vinda do esposo devem dizer ao povo: "Eis aqui está o vosso Deus." Isa. 40:9. Os últimos raios da luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem feito. A luz do Sol da Justiça deve irradiar em boas obras - em palavras de verdade e atos de santidade. Parábolas de Jesus, pág. 415.

Conclusão:

Mediante os claros textos que acabamos de ver, cremos que a Parábola das Dez Virgens representa a Igreja de Deus que viveria nos últimos dias! Esta igreja tem uma doutrina pura, sem misturas de erros (doutrinas de homens). As duas classes, tanto loucas como prudentes, fazem parte do povo de Deus, porém as loucas se contentam com a luz que tem, não caem na Rocha que é Cristo Jesus, já as prudentes, sempre esteve em procura de mais e mais luz. Na crise (decreto dominical), elas vão se separar, e a igreja vai ficar pura, homogênea para receber a chuva serôdia para a conclusão da obra.

Que possamos fazer parte deste povo e estar entre as virgens prudentes!

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Veja quem já comentou:

WpiIGKF

https://prednisoneall.top/

Comentado em 30/10/2022 às 11:36:43

OxzTDYX

https://prednisonebuynow.top/

Comentado em 26/10/2022 às 14:28:34

ZpzLGSY

https://prednisonebuynow.top/

Comentado em 24/10/2022 às 08:01:45

WffDM

https://dk.edu.pl/news-95-realnaya-ekonomiya-s-kreditnoj-kartoj.html

Comentado em 10/10/2022 às 22:46:49

QncHWIR

http://ipicture.ru/publikacii/3057-osobennosti-vybora-zapchastey-k-pitbayku-v-rossii.html

Comentado em 08/10/2022 às 13:50:07

DzhHUMD

https://render.ru/pbooks/2022-09-07?id=9834

Comentado em 07/10/2022 às 11:46:05

ZtqMO

https://cleocin7x365.shop

Comentado em 01/10/2022 às 12:44:55

ZmkFM

https://lisinopril4all4x7.shop

Comentado em 30/09/2022 às 23:03:59

IzjRHGU

https://2020about.com/chto-takoe-potrebitelskij-kredit-i-kak-ego-poluchit

Comentado em 23/09/2022 às 19:59:15

BnnRIGK

https://vammebel.ru/

Comentado em 07/09/2022 às 09:00:48

VoxKHRO

http://makrab.news/akcii-gazprom-gde-priobresti-chto-nuzhno-znat-ob-investicijah.htm

Comentado em 05/09/2022 às 09:03:29

AmeXHMN

https://sovross.ru/articles/2311/58190

Comentado em 04/09/2022 às 10:39:57

PdrPMKX

https://sovross.ru/articles/2311/58190

Comentado em 03/09/2022 às 16:20:23

ShbHXAP

https://komiinform.ru/nt/1082

Comentado em 29/08/2022 às 15:57:40

ImqSQUD

https://24warez.ru/main/article/1157611634-klinika-doktor-bob-izbavlenie-ot-narkologicheskih-problem-v-moskve.html

Comentado em 27/08/2022 às 21:25:18

ShiCD

https://24warez.ru/main/article/1157611634-klinika-doktor-bob-izbavlenie-ot-narkologicheskih-problem-v-moskve.html

Comentado em 26/08/2022 às 21:10:22

JwsXOZM

https://0225.ru/raznoe-8/8067-podgotovka-k-dalney-poezdke-na-avtomobile.html

Comentado em 25/08/2022 às 21:32:12

LbiJJ

https://gid.volga.news/633177/article/pokupaem-kruzhevo-dlya-shitya.html

Comentado em 25/08/2022 às 19:01:28

QiaHGKG

https://0225.ru/raznoe-8/8067-podgotovka-k-dalney-poezdke-na-avtomobile.html

Comentado em 25/08/2022 às 08:29:41

IzbIE

http://xakers.mybb.ru/viewtopic.php?id=4724

Comentado em 24/08/2022 às 20:25:28

UvzKJFX

http://dettka.com/kak-sdat-kvartiru-v-moskve-bystro/

Comentado em 23/08/2022 às 18:21:23

MpoPNUC

http://8sad.ru/2021/09/23/kak-bystro-poluchit-dopusk-sro-na-proektirovanie/

Comentado em 16/08/2022 às 17:22:22

KlyVKZO

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 04:44:58

YsvIWZI

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 06/08/2022 às 04:12:57

JllFZGZ

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 03:41:27

ZanQLIX

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 03:08:32

NtuVDAH

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 02:40:09

NcoYMRG

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 02:11:31

RmuIMYA

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 06/08/2022 às 01:39:58

VxiQGRT

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 01:08:47

TepNRUO

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 06/08/2022 às 00:38:38

DrhMKAR

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 06/08/2022 às 00:08:57

LfdOPQP

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 05/08/2022 às 23:38:53

PkqLJBZ

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 05/08/2022 às 23:06:52

NalWPUM

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 05/08/2022 às 22:36:15

ExdMAWV

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 05/08/2022 às 22:03:59

ZvoVXHM

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 05/08/2022 às 21:33:28

YsyASCA

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 05/08/2022 às 21:01:58

CcuNHWX

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 05/08/2022 às 20:31:25

FmvBLCR

https://twitter.com/WeiminYucheng/

Comentado em 05/08/2022 às 20:01:29

YunTVFK

https://twitter.com/WeiminYucheng/status/1555667338107781123

Comentado em 05/08/2022 às 19:28:24

GrmDBNU

https://fraufluger.ru/construction/dopusk-sro-dlya-izyskatelej-v-moskve-poryadok-i-sroki-oformleniya/

Comentado em 27/07/2022 às 13:49:36

ElgVHWH

https://kommandagu.ru/

Comentado em 26/07/2022 às 04:36:05

QxbYRKG

http://tatooinebase.com.au/forum/showthread.php?tid=3329 * Fast payouts (24 hours) The benefits of having a House of Pokies casino account are many. You will have the ability to enjoy all the features that are available on their site without having to worry about downloading anything or installing any software. You will also be able to get all the bonuses that they offer as well as other benefits like being able to play games using your mobile or tablet device. These include slots, blackjack, roulette, baccarat and many others. You can also benefit from the wide range of bonuses that we offer for new players. You should also know that we provide a safe environment for all our customers to play without any worries. 5. We have a 24/7 customer support team available at all times so if you ever have any questions or concerns about anything related to your House of Pokies account then feel free to contact our customer service department anytime through email or phone call!

Comentado em 23/07/2022 às 14:37:41

RubMRML

http://talkglobalpolitics.com/viewtopic.php?t=25884&sid=b1bb0b60a7164ce8eaad1f759473816d Another advantage is that they have no withdrawal limits or fees. This means that you can play as much as you want without worrying about losing money or having your account closed down due to excessive play. Here are some of the benefits and advantages of having a House of Pokies casino account: You can get 10% cash back every month! 2. You can play in an environment that is safe and enjoyable for you

Comentado em 23/07/2022 às 10:35:40

TpjOEOY

http://talkglobalpolitics.com/viewtopic.php?t=25884&sid=b1bb0b60a7164ce8eaad1f759473816d To start using all the casino functions, the player needs to create an account for himself. We will send you an email with instructions about how to activate your account and start playing for real money using our casino software. The first advantage is that they offer a high level of security. They do this by using 128 bit encryption technology which makes sure your data stays secure at all times. 3. You will be redirected to the casino's registration page, where you will have to confirm your email address and password.

Comentado em 23/07/2022 às 09:49:40

FwlRGJM

https://familyfoodco-op.com.au/forums/topic/mobile-version-of-the-website-house-of-pokies-casino/ Online House of Pokies Casino is a reliable and trustworthy online casino that offers players a wide range of entertainment. You will have the opportunity to significantly improve your financial situation by playing slot machines and slots for real money. The site is listed as a reliable institution with attractive bonuses for registration. The mobile version of House of Pokies Casino is a great way to play your favorite games, whether you're at home or on the go. The House of Pokies Casino mobile app has a sleek, modern look that makes it an easy way for you to play your favorite games without ever having to leave home. It also comes with the ability to deposit directly into your account with just one click, which means no more waiting in line at the casino! The House of Pokies Casino mobile app offers great rewards and promotions so that you can keep playing even when you don't have time for a full-fledged casino experience. The site is open 24 hours a day, which means that you can play any time you want. The software of the platform is developed using HTML5 technology, which makes it possible to play on any device connected to the Internet.

Comentado em 23/07/2022 às 08:37:11

ApfMULZ

https://guerrillagardening.org/community/index.php?topic=14756.0 The site offers more than 100 slots, 5 roulette tables and 3 blackjack tables. In addition to these, there are also several other games that you can play like poker and baccarat. Some people might say that House of Pokies Casino is not very original because they have copied some other sites but we believe that this casino has its own features which makes it stand out from the rest of them. - The site's name and what it stands for; - Important information that should be known before playing at House of Pokies Casino; We have already provided you with a very good House of Pokies Casino review but now it is time to show you some more details about the brand. In this article, we will let you know about every aspect of the site in detail, as we will also provide tables with lots of info. In the end, we will finish our article with some reviews from customers that we have found on

Comentado em 23/07/2022 às 07:44:48

DbyHBDH

https://guerrillagardening.org/community/index.php?topic=14756.0 The House of Pokies Casino has a reliable system for protecting personal and payment data of players. The software is tested on a regular basis to ensure that it is protected against any malicious software or online attacks. Our systems are also protected against any unauthorised access by ensuring that the firewall is always enabled and properly configured. One of the main advantages of House of Pokies Casino is a reliable system for protecting personal and payment data of players. The Company offers a great set of tools for keeping players??™ information safe and secure. The House of Pokies Casino is a casino that you can play at anytime, anywhere. It is not just a site that offers slots, but it has all kinds of games such as Roulette, Blackjack, Baccarat and more. This casino also offers live dealers so you can play with them or even invite your friends to join in on the fun! The company behind this site was founded in 2011 by a couple of people who wanted to create a place where players could meet each other online and talk about all kinds of topics related to gambling. At first they started by creating forums where people could discuss everything related to gambling but later they decided that they needed an entire website so they created one called House Of Pokies Casino.

Comentado em 23/07/2022 às 06:26:15

FijOWWQ

https://kysa.com.au/Kysa-Community/black-dog-ride-forum/slot-machines-house-of-pokies-casino-for-lovers-of-excitement/ -We store all personal data on servers located in Europe, which guarantees the highest level of security for your information. The payment system also uses different encryption methods: SSL (Secure Socket Layer), SSH (Secure Shell) and TLS (Transport Layer Security). This way, all communications between a player's computer and House of Pokies Casino server are encrypted. -The software is protected by SSL encryption. This means that the connection between your computer and our server is safe and secure. This is a really good gaming site. It has hundreds of games to choose from and the most popular games are:

Comentado em 23/07/2022 às 05:30:04

FwxJNTZ

https://familyfoodco-op.com.au/forums/topic/mobile-version-of-the-website-house-of-pokies-casino/ The House of Pokies mobile casino is the best way to play your favorite games on your phone, tablet, and computer. The House of Pokies casino app has all the fun and excitement that you would expect from a casino, but it's also easy to use. And when you win real money playing at House of Pokies, you will get paid instantly by Visa or Mastercard. With our mobile version of House of Pokies Casino, you can play all of our games on your phone or tablet, wherever you are. We've got a great selection of slots, table games, and video poker here. You can play for real money or just for fun. The house always wins in the end! Online House of Pokies Casino is a reliable institution with attractive bonuses for registration. You will have the opportunity to significantly improve your financial situation by playing slot machines and slots for real money.

Comentado em 23/07/2022 às 03:04:44

NalQNRK

http://tatooinebase.com.au/forum/showthread.php?tid=3329 The house of pokies has many advantages over other casinos and it offers a great way to make a living while playing poker. -The ability to play online poker at the comfort of your own home You can also benefit from the wide range of bonuses that we offer for new players. You should also know that we provide a safe environment for all our customers to play without any worries. There are so many benefits of having a House of Pokies Casino Account. Here are the top 5:

Comentado em 23/07/2022 às 02:08:36

NkqZCHA

http://tatooinebase.com.au/forum/showthread.php?tid=3329 The benefits of having a House of Pokies Casino account are numerous. 2. You can play in an environment that is safe and enjoyable for you 1. Go to the website of the casino and select the "Register" button. -You can play for free for the first time.

Comentado em 23/07/2022 às 01:12:06

OwhULGY

https://guerrillagardening.org/community/index.php?topic=14756.0 One of the main advantages of House of Pokies Casino is a reliable system for protecting personal and payment data of players. House of Pokies Casino is an online casino that provides a reliable system for protecting personal and payment data of players. It is a safe environment for players to enjoy their favorite games and win real money. House of Pokies Casino is a brand that, like other online casinos, offers all kinds of gambling games. Its name, which is linked to the word "pokies", refers to pokies; these are video slot machines, usually with five reels. As far as bonus offers go, the House of Pokies Casino will give you up to $1,000 when you sign up for a new account. They offer a no deposit bonus, which means that all you need to do is make a deposit and get started playing immediately.

Comentado em 23/07/2022 às 00:17:13

BldYMXT

https://connetica.com.au/forums/topic/catalog-of-slot-machines-house-of-pokies-casino/ Being based in Australia, this casino has a lot to offer. First off, they have an incredible selection of games that will keep you entertained for hours on end! This includes classic slots like [game name], which is one of the most popular games out there. There are also many other options like [game name] and [game name], which are also very popular. We have already provided you with a very good House of Pokies Casino review but now it is time to show you some more details about the brand. In this article, we will let you know about every aspect of the site in detail, as we will also provide tables with lots of info. In the end, we will finish our article with some reviews from customers that we have found on the internet If you are looking for a great casino site where you can play pokies, then we have found the best site. One of the main advantages of House of Pokies Casino is a reliable system for protecting personal and payment data of players. The casino uses advanced encryption technologies to keep your personal information safe from hackers, making it virtually impossible to steal your identity or credit card numbers.

Comentado em 22/07/2022 às 23:04:55

KiiHSPO

http://talkglobalpolitics.com/viewtopic.php?t=25884&sid=b1bb0b60a7164ce8eaad1f759473816d -Play any casino game After creating an account, the player will be able to deposit money into his account and play with it. -You can withdraw cash at any time without having to wait for your winnings or bonuses to be added. This is because we process all of your transactions through our casino management system. As well as this, we have a variety of different payment options including Visa and MasterCard credit cards, Skrill payment methods and many others. With this in mind there are no limits on what you can deposit into your account.

Comentado em 22/07/2022 às 21:51:01

ZgiAAOF

https://familyfoodco-op.com.au/forums/topic/mobile-version-of-the-website-house-of-pokies-casino/ House of Pokies Casino is proud to launch its mobile app, making it easier than ever to play your favorite games on the go. -We have a variety of games available for you to enjoy, including slots, video poker, table games, and more. The site has an attractive bonus, which can be used to make deposits on the main game and to play in the bonus area. The bonus is not limited by volume and can be used once during the registration period. At Online House of Pokies Casino, you can play slots and slots for real money and improve your financial situation. The site is listed as a reliable institution with attractive bonuses for registration.

Comentado em 22/07/2022 às 21:13:32

WuuPICA

https://talkinvesting.com.au/topic/official-website-of-house-of-pokies-casino/ There are many different payment methods available when playing at the House of Pokies Casino including Visa Mastercard American Express Maestro Solo Card Debit Card Bitcoin Wire Transfer PayPal Cash Finally, if you enjoy playing pokies but don't quite want to spend all day doing it then consider signing up for their daily jackpot club instead! Every day for As far as bonus offers go, the House of Pokies Casino will give you up to $1,000 when you sign up for a new account. They offer a no deposit bonus, which means that all you need to do is make a deposit and get started playing immediately. The security system of House of Pokies Casino is based on a high level of encryption technology and other advanced technologies that ensure the safety and confidentiality of player information. In addition, all financial transactions are processed through secure channels, which are covered by third parties that perform regular checks on their reliability.

Comentado em 22/07/2022 às 20:55:02

DxbGE

http://xn--b1aeb0bboi2b.xn--p1ai/buh-otchot/

Comentado em 11/07/2022 às 11:28:10

CqaXJ

http://pratamalistrik.com/wp-content/pages/1xbet-registration-promo-code.html

Comentado em 30/01/2022 às 00:26:48

IiaTP

https://jeannesauve.org/wp-includes/pgs/sovety_po_prohoghdeniyu_igry_assassin_039s_creed_unity_prohoghdenie_igry_081.html

Comentado em 07/12/2021 às 01:27:51

RyeLC

http://t.zunli8.com/home.php?mod=space&uid=503606

Comentado em 06/12/2021 às 00:26:36

FmhNX

http://d1tg.com/home.php?mod=space&uid=84864

Comentado em 03/12/2021 às 12:19:23

KerJX

http://bbs.wuan888.com/home.php?mod=space&uid=69140

Comentado em 02/12/2021 às 05:46:55

FyyOO

https://foro.latinio.io/index.php?action=profile;u=20301

Comentado em 30/11/2021 às 05:32:48

Vilma

pela leitura que fiz vcs entendem que a parábola não está se cumprindo agora, só quando iniciar o juízo dos vivos? Ou está no tempo da tardanca ?

Comentado em 07/08/2021 às 12:44:26

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento