Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição25 - UMA REGRA DE VIDA

Texto Básico: Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer. Salmos 119:174.

1-De acordo com a bíblia, que significa pecado?

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7: 24.  Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6.

A única definição de pecado, encontrada na Bíblia, é: "O pecado é a transgressão da lei." I João 3:4. A Palavra de Deus declara: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Rom. 3:23. "Não há quem faça o bem, não há nem um só." Rom. 3:12. Muitos se enganam acerca do estado de seu coração. Não entendem que o coração natural é enganoso mais que todas as coisas, e perverso. Envolvem-se em sua própria justiça, e satisfazem-se com alcançar sua própria norma humana de caráter; mas quão fatalmente fracassam quando não alcançam a norma divina, e por si mesmos não podem satisfazer as reivindicações de Deus! Podemos medir-nos por nós mesmos, podemos comparar-nos uns aos outros, podemos dizer que procedemos tão bem como fulano ou sicrano, mas a pergunta para a qual o juízo exigirá resposta é: Satisfazemos as reivindicações dos altos Céus? Alcançamos o padrão divino? Está nosso coração em harmonia com o Deus do Céu? Toda a família humana transgrediu a lei de Deus, e como transgressor da lei, o homem está desesperançada mente arruinado, pois ele é inimigo de Deus, sem forças para fazer qualquer coisa boa. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Rom. 8:7.I Mensagem Escolhida, pág. 320.

2-Como é considerada a lei de Deus?

E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12.
Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jeremias 13:23.

A lei de Deus é santa como Ele próprio é santo, perfeita como Ele é perfeito. Ela apresenta aos homens a justiça de Deus. Impossível é ao homem, de si mesmo, guardar essa lei; pois a natureza do homem é depravada, deformada, e inteiramente diversa do caráter de Deus. As obras do coração egoísta são como coisa imunda; e "todas as nossas justiças, como trapo da imundícia". Isa. 64:6.O Maior Discurso de Cristo, pág. 54.

3-Tendo como base à obediência a lei de Deus, até mesmo como podemos transgredi-la?

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5: 28.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. Deuteronômio 11:1.

A lei de Jeová é amplíssima. Jesus declarou positivamente a Seus discípulos que a santa lei de Deus pode ser violada mesmo por pensamentos e sentimentos e desejos, bem como em palavras e ato. O coração que ama a Deus sobre todas as coisas, não há de maneira alguma de inclinar-se a estreitar Seus preceitos às menores reivindicações possíveis, mas a pessoa obediente, leal, há de prestar alegremente plena obediência espiritual quando a lei é vista em seu poder espiritual. Então hão de os mandamentos penetrarem na vida com sua força real. O pecado parecerá excessivamente pecaminoso. Nossa Alta Vocação,pág.138.

4-Para entendermos esta questão, que precisamos lembrar? Que parte compete a nós neste assunto?

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:1.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5.

A fim de entender direito esta questão, cumpre-nos lembrar que nosso coração é naturalmente depravado, e somos incapazes, por nós mesmos, de seguir uma reta direção. É unicamente pela graça de Deus, aliada ao mais fervoroso esforço de nossa parte, que nos é possível obter a vitória. O intelecto, do mesmo modo que o coração, deve ser consagrado ao serviço de Deus. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 544.
Os que põem em Cristo a confiança não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar. A Ciência do Bom Viver, págs. 174-176.

5-No caminho do aprendizado cristão, que é necessário fazer muitas vezes? 

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.Atos 9:6.

Muitas vezes, a educação e as práticas de toda uma existência devem ser rejeitadas para que a pessoa se possa tornar um aprendiz na escola de Cristo. Nosso coração deve ser educado em se firmar em Deus. Cumpre-nos formar hábitos de pensamento que nos habilitem a resistir à tentação. Devemos aprender a olhar para cima. Os princípios da Palavra de Deus - princípios tão elevados como o céu e que abrangem a eternidade - cumpre-nos compreendê-los em sua relação para com a nossa vida diária. Cada ato, cada palavra, cada pensamento deve estar de acordo com esses princípios. Tudo deve ser posto em harmonia com Cristo, e a Ele sujeito. A Ciência do Bom Viver, pág. 449.

6- Quando se repete uma negligência, que acontece?

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8.

Uma negligência, muitas vezes repetida, forma um hábito. Um ato errado prepara o caminho para outro. Esse ato, repetido, forma um hábito. Maus hábitos contraem-se mais facilmente do que bons, e são abandonados com mais dificuldade. The Reviewand Herald, 5 de Dezembro de 1890.
Há uma ciência do cristianismo a ser dominada - ciência tão mais profunda, vasta e alta que qualquer ciência humana, como os céus são mais elevados do que a Terra. A mente deve ser disciplinada, educada, exercitada; pois nos cumpre fazer serviço para Deus por maneiras que não se acham em harmonia com nossa inclinação inata. As tendências hereditárias e cultivadas para o mal devem ser vencidas. A Ciência do Bom Viver, pág. 453.
7-Se não vencermos esses defeitos de caráter agora, que acontecerá?

E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. Mateus 10:21.

Os que, no mundo, perderam sua ligação com Deus estão realizando desesperados e desvairados esforços para fazerem um centro de si mesmos. Isto causa desconfiança um do outro, a qual é seguida pelo crime. Os reinos do mundo serão divididos contra si mesmos. Os laços da simpatia que prendem o homem em fraternidade a seus semelhantes tornar-se-ão cada vez mais raros. O egoísmo natural do coração humano será aproveitado por Satanás. Ele usará os desejos não reprimidos e as violentas paixões que nunca foram postas sob o domínio da vontade de Deus.  A mão de todo homem será contra o seu semelhante. O irmão se levantará contra o irmão, a irmã contra a irmã, os pais contra os filhos, e os filhos contra os pais. Tudo estará em confusão. Parentes trair-se-ão uns aos outros. Haverá conspirações secretas para destruir vidas. Destruição, sofrimento e morte serão vistos em toda a parte. Os homens seguirão a desenfreada propensão de sua hereditária e cultivada tendência para o mal. Exautai-O, pág. 206, Meditação Matinal 1992 .

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento