Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição22 - UM CARÁTER PURO E PERFEITO

Texto básico: Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o Senhor. Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos Céus. Lamentações. 3:40 e 41.

1-Como é desenvolvido o caráter? Que parte desenvolve Cristo nessa missão?

Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. Salmos 31:24.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13.

Um caráter bom não vem por acaso; é formado por esforço perseverante, incansável. Devem os jovens procurar fazer todo o possível por si mesmos, usando para a glória de Deus, todo talento e habilidade que lhes são confiados. Diz o Redentor do mundo: "Sem Mim nada podereis fazer." João 15:5. A fé em Jesus Cristo como vosso Salvador pessoal, dará força e solidez ao vosso caráter. Os que têm fé em Cristo serão de espírito sóbrio, sempre lembrados de que os olhos de Deus estão sobre eles, que anjos celestiais os observam, para ver que espécie de caráter formarão.  Youth'sInstructor, 18 de janeiro de 1894.
Purificando o templo dos compradores e vendedores mundanos, Jesus anunciou Sua missão de purificar o coração da contaminação do pecado - dos desejos terrenos, das concupiscências egoístas, dos maus hábitos que corrompem a vida. ... Cristo, unicamente, pode purificar o templo do caráter. ... Sua presença purificará e santificará o espírito, de modo que seja um templo santo ao Senhor, edificado "para morada de Deus no Espírito". Efés. 2:22.Nos Lugares Celestiais, pág. 191

2-Quando a verdade é abrigada no coração que influência tem sobre o caráter?

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Efésios 1: 17.

Individualmente vos é concedido um tempo de prova, a fim de que possais formar caracteres para a vida futura, imortal. Preciosos, áureos momentos vos são concedidos, para que os possais aproveitar de acordo com a luz que o Senhor graciosamente permitiu que incidisse sobre vós, vinda do trono de Sua glória. ... Cristo é o maior Mestre que o mundo já conheceu. Habitando Ele no coração, pela fé, Seu espírito se tornará um agente vitalizador, para purificar e vivificar a mente. A verdade abrigada no coração, por certo terá sobre o caráter uma influência corretiva. Mantende a verdade como vinda de Deus, como tesouro do mais alto valor, que não deve ser obscurecida ou deslustrada por práticas más, em inteira desarmonia com o seu caráter santo. Sob a divina influência da verdade, a mente se fortalecerá, revigorar-se-á o intelecto, e o que é inútil será rejeitado, e substituído pelo que é puro e benéfico. Sob a influência da verdade o caráter do cristão se desenvolverá, mediante o conhecimento do único Deus verdadeiro, e de Jesus Cristo, a quem enviou. Youth'sInstructor, 18 de janeiro de 1894.

3-Que tipo de caracteres deve ser desenvolvido?

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. II Coríntios 4:8-11.

Provas e aflições sobrevirão a toda pessoa que ama a Deus. O Senhor não realiza um milagre para impedir este transe da prova, para proteger Seu povo das tentações do inimigo. ... Devem-se desenvolver caracteres que decidam a aptidão da família humana para o lar celeste - caracteres que subsistam sob a pressão de circunstâncias adversas na vida particular e pública, e que, sob as mais fortes tentações pela graça de Deus se tornem bravos e leais, sejam firmes como a rocha aos princípios, e saiam da ardente prova mais valiosos que o ouro de Ofir. Deus aprovará com Sua assinatura, como eleitos Seus, aqueles que possuam tal caráter. Herald, 14 de setembro de 1897.

4- Quando deve iniciar esta obra? Por quê?

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4: 16.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. I Tessalonicenses 5:23.

A todos é concedido o tempo da graça, a fim de que todos possam formar caracteres para a vida eterna. A todos será dada a oportunidade para decidirem para a vida ou para a morte. ...O tempo da graça para os que escolhem viver uma vida de pecado e negligenciar a grande salvação oferecida, encerra-se quando cessar a ministração de Cristo precisamente antes de Sua vinda nas nuvens do céu. Testimonies, vol. 2, pág. 691.

Agora é o tempo da graça. Agora é o dia da salvação. Agora, sim agora é o tempo de Deus. Testimonies, vol. 2, pág. 102.

5- Como Deus quer que façamos esta obra?

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, 2 Pedro 3:11.

O Senhor não aceita serviço de coração dividido. Requer o homem todo. A religião deve ser introduzida em todos os aspectos da vida, levada a toda espécie de trabalho. O ser inteiro deve estar sob o domínio de Deus. Não devemos pensar que possamos superintender nossos próprios pensamentos. Eles devem ser levados cativos a Cristo. O eu não pode governar o eu; não é suficiente para essa obra. ... Unicamente Deus nos pode fazer e conservar leais. Review and Herald, 14 de setembro de 1897.

6-Por que é necessário que o caráter seja puro e perfeito?

O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida. Provérbios 22:4.

O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que podemos levar deste mundo para o futuro. Aqueles que nesta vida estão sob a instrução de Cristo levarão consigo, para as mansões celestes, todo aprendizado divino. E nos Céus deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, o desenvolvimento do caráter! A capacidade mental e o talento não são sinônimos de caráter, pois esses são frequentemente possuídos pelos que têm justamente o oposto de um caráter bom. A reputação não é caráter. O verdadeiro caráter é uma qualidade da alma que se revela na conduta. O bom caráter é um capital mais valioso do que a prata e o ouro. Orientação da Criança, pág.161.

7-Em que consiste a resistência de caráter?

E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentar à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade.2 Pedro 1:5-6.

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. 2 Coríntios 3:4-5.

A resistência do caráter consiste de duas coisas: força de vontade e domínio de si mesmo. Muitos jovens confundem paixões fortes e não controladas com firmeza de caráter. A verdade, porém, é que aquele que é regido por suas paixões é um fraco. A verdadeira grandeza e nobreza do homem medem-se por sua capacidade de vencer os próprios sentimentos, e não pela capacidade desses sentimentos para vencê-lo. O homem mais forte é aquele que, conquanto sensível à ofensa, restringe ainda a paixão e perdoa os inimigos. Se se considerasse de tanta importância que os jovens possuíssem um caráter belo, e amável disposição, como se considera importante que imitem as modas do mundo no vestuário e no comportamento, veríamos centenas onde hoje vemos um que vem para o cenário da vida ativa preparado para exercer enobrecedora influência sobre a sociedade. Orientação da Criança, págs. 161 e 162.

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento