Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Fazei Prova de mim

LIÇÃO 24 - RECOMPENSA DO SERVIÇO II

Texto Básico: E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Lucas 14:12.

1ª – Que contraste Cristo mostra nessas palavras? Que pagamento tem o obreiro diligente?

E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. Lucas14:14.

Cristo pinta nessas palavras um contraste entre as práticas interesseiras do mundo e o desprendido ministério de que Ele deu o exemplo em Sua vida. Ele não oferece por esse ministério nenhuma recompensa de lucro ou reconhecimento mundano. "Recompensado serás", diz Ele, “na ressurreição dos justos”. (Obreiros evangélicos pág. 512).

2ª - O que será manifesto? E o que nos assevera o Salvador? 

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7.

Então se tornarão manifestos os resultados de todas as vidas, e cada um ceifará aquilo que semeou. Este pensamento deve ser para todo obreiro de Deus um estímulo e animação. Nossa obra para Deus parece muitas vezes nesta vida quase infrutífera. Nossos esforços para fazer o bem talvez sejam diligentes e perseverantes, e todavia é possível que nos não seja dado ver-lhes os resultados. Talvez o esforço se nos parece perdido. Mas o Salvador assegura-nos que nossa obra se acha registrada no Céu, e que a recompensa não pode faltar. (Obreiros evangélicos pág. 512).

3ª - O que nos diz o apóstolo Paulo? O que podemos encontrar nas palavras do Salmista?

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gálatas 6:9.

Diz o apóstolo Paulo, escrevendo inspirado pelo Espírito Santo: "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gálatas 6:9. E lemos nas palavras do salmista: "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Salmos 126:6. (Obreiros evangélicos pág. 512).

4ª – Quando será a recompensa dos que trabalham e como enfrentam o serviço agora?

Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa. II Crônicas 15:7. Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Marcos 10:30.

Conquanto a grande recompensa final seja dada na vinda de Cristo, o serviço feito de coração para Deus proporciona mesmo nesta vida uma recompensa. Obstáculos, oposição e amargo e desolador desânimo, o obreiro tem de enfrentar.  (Obreiros evangélicos pág. 512).

5ª - O que ele pode não ver em seu trabalho agora?

Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. João 4:37; Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:5,5.

Talvez ele não veja o fruto de seu trabalho. A despeito de tudo isso, porém, encontra em seu trabalho uma bendita recompensa. Todos quantos se entregam a Deus num serviço desinteressado pela humanidade estão cooperando com o Senhor da glória. (Obreiros Evangélicos pág. 512).

6ª - Que podemos ver nessas palavras para nos animar?

E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos. Lucas 14:14.

Este pensamento adoça toda fadiga, retempera a vontade, revigora o espírito para qualquer coisa que possa sobrevir. Trabalhando com coração abnegado, enobrecidos com os seres participantes dos sofrimentos de Cristo, partilhando de Sua compaixão, eles contribuem para aumentar sua alegria, e trazem honra e louvor o Seu exaltado nome. (Obreiros Evangélicos pág. 512).

7ª – Quando recebemos energia física, mental e espiritual?

E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força. Jó 17:9.

Na companhia de Deus, de Cristo e dos santos anjos, é envolvidos num ambiente celeste, ambiente que traz saúde ao corpo, vigor ao intelecto e alegria à alma. Todos quantos consagram corpo, alma e espírito ao serviço de Deus, hão de receber continuamente uma nova provisão de energia física, mental e espiritual. Os inexauríveis abastecimentos celestiais se acham a sua disposição. Cristo lhes dá a proteção de Seu espírito, a vida de Sua vida. O Espírito Santo põe Suas mais elevadas energias a operar no coração e na mente. (Obreiros Evangélicos pág. 513).

8ª - Que promessas podemos encontrar aqui?

E, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. e o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam. Isaias 58:10,11.

Muitas são as promessas de Deus aos que servem a Seus aflitos. Ele diz: "Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na Terra, e Tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; Tu renovas a sua cama na doença." Salmos 41:1-3. "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na Terra e, verdadeiramente, serás alimentado." Salmos 37:3. (Obreiros Evangélicos pág. 514).

9ª - Como redentor do mundo, o que tinha Cristo de enfrentar?

Conquanto muito do fruto de seus trabalhos não apareça nesta vida, os obreiros de Deus têm, da parte dEle a firme promessa do êxito final. Como Redentor do mundo, Cristo tinha constantemente de enfrentar um aparente fracasso. Parecia realizar pouco da obra que anelava fazer em erguer e salvar. Instrumentos satânicos operavam de contínuo para Lhe obstruir o caminho. Mas não desanimava. Ele via sempre diante de Si o resultado de Sua missão. (Obreiros Evangélicos pág. 514, 515).

10ª - Mas o que Ele sabia? Qual será a promessa para todo vencedor?

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5.

Sabia que a verdade havia de afinal triunfar, no conflito contra o mal, e disse a Seus discípulos: "Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo." João 16:33. A vida dos discípulos de Cristo tem de ser como a dEle, uma série de ininterruptas vitórias - que aqui não parecem vitórias, mas que serão reconhecidas como tais no grande porvir. (Obreiros Evangélicos pág. 515).

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento