Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Família e a Igreja

Lição 24 - FAMÍLIA SAUDÁVEL E FELIZ

Texto básico: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." I Cor. 10:31.

1 - Para que a família possa ser representantes vivos de Cristo na terra, que deseja o Senhor?

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19.

Em Sua sabedoria desejava o Senhor levar o Seu povo a uma posição na qual eles se tornariam separados do mundo no espírito e na prática, para que seus filhos não fossem tão prontamente levados à idolatria e se contaminassem com a corrupção prevalecente desta época. É desejo de Deus que os pais crentes e seus filhos permaneçam como representantes vivos de Cristo, candidatos à vida eterna. Todos os que são participantes da natureza divina escaparão à corrupção que pela concupiscência há no mundo. É impossível aos que transigem com o apetite alcançarem a perfeição cristã. Não podeis atingir as sensibilidades morais de vossos filhos enquanto não fordes cuidadosos na escolha de sua alimentação. Testimonies, vol. 2, págs. 399 e 400.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Sobre quem cai a responsabilidade do controle da saúde da família?

Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Gênesis 18:19.

Cumpre aos pais tornarem sua principal obrigação entender as leis da vida e da saúde, para que coisa alguma seja por eles feita no preparo da alimentação, ou mediante quaisquer outros hábitos, que desenvolva em seus filhos tendências errôneas. Quão cuidadosamente devem as mães procurar preparar suas mesas com a mais simples e saudável alimentação, a fim de que os órgãos digestivos não se tornem debilitados, desequilibradas as energias nervosas e neutralizada a instrução que derem a seus filhos,pela alimentação colocada diante deles! Esta alimentação enfraquece ou fortalece os órgãos do estômago, e tem muito que ver com o controle da saúde física e moral da criança. Conselhos Sobre Saúde, pág. 610.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Qual a conseqüência para a violação das leis da saúde?

Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Salmos 32:8.

Se todos adquirissem conhecimentos sobre este assunto, e se compenetrassem da importância de pô-los em prática, veríamos um melhor estado de coisas. Pais: Ensinai vossos filhos a raciocinarem da causa para o efeito. Mostrai-lhes que, se violarem as leis da saúde, terão que pagar com sofrimento essa culpa. Mostrai-lhes que a negligência no tocante à saúde física tende à negligência moral. Vossos filhos requerem cuidado paciente e fiel. Não vos basta alimentar e vesti-los; deveis buscar também desenvolver-lhes as faculdades mentais e encher-lhes o coração de princípios retos. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 102-107.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Por que Deus considera a transgressão às leis da saúde como transgressão a lei de Deus?

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10.

Deve-se obter conhecimento quanto ao comer, beber e vestir-se, de maneira que seja preservada a saúde. A enfermidade é motivada pela violação das leis da saúde; é o resultado da transgressão das leis da natureza. Nosso primeiro dever, dever pertinente a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, é a obediência às leis de Deus, as quais incluem as leis da saúde. Se adoecemos, sobrecarregamos nossos amigos e nos incapacitamos a nós mesmos para o cumprimento de nossos deveres para com a família e o próximo. E quando a morte prematura segue-se em resultado da violação da lei natural, acarretamos tristeza e sofrimento aos outros; privamos nossos vizinhos do serviço que lhes devíamos prestar em vida; roubamos nossas famílias do conforto e auxílio que lhes devíamos, e roubamos a Deus do serviço que Ele requer de nós para a divulgação de Sua glória. Não somos, assim, no pior sentido, transgressores da lei de Deus? Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 21.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Qual o resultado da má formação dos hábitos alimentares?

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Efésios 5:6,7.

Muitos pais, para evitar a tarefa de educar pacientemente os filhos nos hábitos de abnegação, consentem em que comam e bebam sempre que queiram. O desejo de agradar o paladar e satisfazer a inclinação não diminui com o correr dos anos; esse jovens mimados, ao crescerem, são governados pelos impulsos, escravos do apetite. Ao assumirem seu lugar na sociedade e iniciarem a vida por si mesmos, são impotentes para resistir à tentação. No glutão, no escravo do fumo, ... no bêbado, vemos os maus resultados de uma educação errônea. ...Ao ouvirmos os tristes lamentos de homens e mulheres cristãos sobre os terríveis males da intemperança, imediatamente se levanta a pergunta: Quem educou esses jovens? Quem neles alimentou esses apetites desgovernados? Quem negligenciou a solene responsabilidade de lhes formar o caráter para a utilidade nessa vida e para a companhia dos anjos celestiais na vindoura? Orientação da Criança, pág. 407.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Como entender o ditado "somos o que comemos"?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. I Coríntios 3:17.

Assim semeiam as mães a semente que germinará e produzirá fruto. Os filhos não são educados no sentido de negarem o apetite e restringirem os desejos. E tornam-se egoístas, exigentes, desobedientes, ingratos e profanos. As mães que perpetram esta obra ceifarão com amargura os frutos da sementeira que lançaram. Pecaram contra o Céu e contra os filhos, e Deus as terá como responsáveis. Testimonies, vol. 3, pág. 141.

Quando pais e filhos se encontrarem, no dia do ajuste final, que cena se apresentará! Milhares de filhos que foram escravos do apetite e de vícios degradantes, cujas vidas são ruínas morais, estarão face a face com os pais que os tornaram o que são. Quem, senão os pais, tem de arcar com esta terrível responsabilidade? Foi o Senhor que tornou corruptos esses jovens? Oh, não! Quem, então, perpetrou esta obra terrível? Não foram os pecados dos pais transmitidos aos filhos, na forma de apetites e paixões pervertidos? E não foi completada a obra por aqueles que negligenciaram a sua educação de acordo com o modelo dado por Deus? Tão certo como eles existem, terão esses pais de passar em revista diante de Deus. Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 239.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Onde deve iniciar esta obra?

Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. II Timóteo 1:5.

É no lar que deve começar o verdadeiro trabalho. Sobre os que têm a responsabilidade de educar os jovens, de lhes formar o caráter, repousa a maior responsabilidade. Eis um trabalho para as mães: ajudar os filhos a formarem hábitos corretos e gostos puros, a desenvolver fibra moral, verdadeiro valor moral. Ensinai-lhes que não devem ser governados pelos outros, que não devem ceder às más influências, antes influenciar outros para o bem, enobrecer e elevar aqueles com quem entram em contato. Ensinai-lhes que, se se ligarem com Deus, dEle terão forças para resistir às mais ferozes tentações. Orientação da Criança, pág.407.

Onde há falta de religião no lar, de nada vale profissão de fé. ... Muitos estão enganando a si mesmos por pensar que o caráter será transformado na vinda de Cristo, mas não haverá conversão de coração em Seu aparecimento. Temos que nos arrepender de nossos defeitos de caráter aqui, e pela graça de Cristo precisamos vencê-los enquanto dura a graça. Este é o lugar para nos prepararmos para a família do Alto. Signs of the Times, 14 de novembro de 1892.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado em 17/02/2019

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento