Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 23 - UMA IMPORTANTE MISSÃO

Texto básico: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4.

1-Que obra os servos de Cristo que estão viajando pelo caminho estreito são chamados a realizar?

Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. 3 João 1:3.
Que não se pode conseguir? Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se bem, por que me feres? João 18: 23.

Ele chama a homens para que se empenhem fielmente na batalha contra o erro, guerreando contra principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as forças espirituais da maldade nos lugares celestiais. A tais é que Ele dirigirá as palavras: "Bem está, bom e fiel servo." Mat. 25:23. Deus chama homens como Elias, Natã e João Batista - homens que levarão fielmente Sua mensagem sem considerar as conseqüências; que corajosamente falarão a verdade, ainda que isso importe no sacrifício de tudo que possuem. Profetas e Reis, pág. 142.
Os servos de Cristo são chamados a realizar a mesma obra, e devem estar apercebidos para que, buscando evitar desarmonia, não transijam contra a verdade. Devem seguir "as coisas que servem para a paz" (Rom. 14:19); mas a verdadeira paz jamais será obtida com transigência de princípios. E ninguém pode ser fiel aos princípios sem despertar oposição.O Desejado de Todas as Nações, pág. 356.

2-Qual a condição para pregar a verdade?

Conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. I Timóteo 1:19-20.

Tudo quanto os cristãos fazem deve ser tão transparente como a luz do Sol. A verdade é de Deus; o engano, em todas as suas múltiplas formas, é de Satanás; e quem quer que, de alguma maneira, se desvia da reta linha da verdade, está-se entregando ao poder do maligno. Não é, todavia, coisa leve ou fácil falar a exata verdade; e quantas vezes opiniões preconcebidas, peculiares disposições mentais, imperfeito conhecimento, erros de juízo, impedem uma justa compreensão das questões com que temos de lidar! Não podemos falar a verdade, a menos que nossa mente seja continuamente dirigida por Aquele que é a verdade... Aqueles que têm aprendido de Cristo não terão comunicação "com as obras infrutuosas das trevas". Efés. 5:11. Na linguagem, como na vida, serão simples, retos e verdadeiros; pois estão-se preparando para a companhia daqueles santos em cuja boca "não se achou engano". Apoc. 14:5. O Maior Discurso de Cristo, pág.68.

3- Somente como poderemos resistir aos desejo de Satanás?

Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Isaías 41: 13.

A verdade pura viu-se ser capaz de enfrentar a falsidade; a honestidade e a integridade, de enfrentar o artifício e a intriga, em todo aquele que, como Cristo, está disposto a sacrificar tudo, mesmo a própria vida, por amor da verdade. Resistir aos desejos de Satanás não é fácil tarefa. Demanda firme apego à natureza divina, do princípio ao fim, ou do contrário não é possível. Cristo, nas vitórias consumadas em Sua morte na cruz do Calvário, põe claramente a descoberto o caminho para o homem, tornando-lhe assim possível guardar a lei de Deus por meio do Caminho, da Verdade e da Vida. Não há outro meio. I Mensagem Escolhida, pág. 342.

4-Com relação a este trabalho, como deve agir os servos de Deus?

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25: 21.

Nunca abandones a norma verdadeira, mesmo que para apegar-te a ela te tornes um mendigo. Deus estabeleceu uma elevada norma de justiça. Ele fez clara distinção entre a sabedoria humana e a divina. Todos os que trabalham ao lado de Cristo devem trabalhar para salvar, não para destruir. O método mundano não deve tornar-se o método dos servos de Deus. Deve-se reconhecer a autoridade divina. A igreja na Terra deve ser representante dos princípios celestiais. Em meio da terrível confederação da injustiça, do engano, do roubo e do crime deve ela brilhar com a luz do alto. Na justiça de Cristo, cumpre que ela permaneça firme contra a apostasia prevalecente. Medicina e Salvação, Pág. 133.

5-Através de que atitudes poderemos estar negando a verdade? 

Há os que tão intimamente se relacionaram com a verdade que coisa alguma, nem mesmo o martírio e a morte os poderiam dela separar. Os que querem esquivar-se à verdade mediante o silêncio, temendo ofender a alguém, atestam uma mentira. Gracejar com a verdade, disfarçar, para agradar à opinião de alguém, significa o naufrágio da fé. Desprezemos a falsificação. Nunca, por uma palavra ou ato, ou pelo silêncio, atestemos uma mentira. Manuscrito 82, 1900.

6-Qual a recomendação de Jesus quando o cristianismo espiritual sofrer oposição da parte dos filhos da desobediência?

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28

Um cristianismo espiritual sofrerá oposição da parte dos filhos da desobediência. Mas Jesus recomendou aos discípulos: "Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma." Os que são fiéis a Deus não têm a temer o poder dos homens nem a inimizade de Satanás. Em Cristo lhes está garantida a vida eterna. Seu único temor deve ser atraiçoar a verdade, traindo assim a confiança com que Deus os honrou. O Desejado de Todas as nações pág. 356.

7- O que deve ser mais desejável que sacrificar um único principio da verdade?

Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez. II Coríntios 11:26-27.

A carência e a penúria são males a serem temidos; mas a fome e a nudez, falta de lar, de simpatia, e mesmo o morrer à míngua, são mais desejáveis do que sacrificar um princípio da verdade. Seja nutrida a verdade eterna, pois é imortal. Se a tornarmos parte de nós mesmos, obteremos certamente glória imperecível e riquezas eternas. Nossa Alta Vocação, pág.191.

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento