Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 23 - O ESPÍRITO SANTO NA LIDERANÇA DA IGREJA

Texto básico: E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:32.

1 - Quem foi posto como representante ou substituto de Cristo aqui na terra e que ele faz na igreja?

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:16.
Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Atos 9:31.

Antes disto o Espírito havia estado no mundo; desde o próprio início da obra de redenção Ele estivera atuando no coração dos homens. Mas enquanto Cristo estava na Terra, os discípulos não tinham desejado nenhum outro auxiliador. Não seria senão depois que fossem privados de Sua presença, que experimentariam a necessidade do Espírito, e então Ele havia de vir.O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

O tempo decorrido não operou nenhuma mudança na promessa dada por Cristo ao partir, promessa esta de enviar o Espírito Santo como Seu representante. Atos dos Apóstolos, pág. 50.

2 - Visto que o Espírito Santo é necessário à igreja que precisa ela fazer?

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Romanos 8:14.

Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre ele, não oramos por ele e não pregamos a seu respeito? O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santo àqueles que O servem do que os pais a dar boas dádivas a seus filhos.  Atos dos Apóstolos, pág. 50.

3 - Em que tempo estamos vivendo? O que o Espírito Santo está procurando fazer?

Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação; eis aqui, agora, o tempo aceitável, eis aqui, agora, o dia da salvação; II Cor 6:2

Vivemos no tempo do poder do Espírito Santo. Ele está procurando difundir-Se mediante os instrumentos humanos, aumentando assim Sua influência no mundo. Serviço Cristão, pág. 251.
Todos os espíritos celestes se acham nesse exército. E mais que anjos estão nas fileiras. O Espírito Santo, o representante do Capitão do exército do Senhor, desce para dirigir a batalha. Muitas podem ser nossas fraquezas, pecados e erros graves; mas a graça de Deus é para todos quantos a buscam em contrição. O poder da Onipotência acha-se empenhado em favor dos que confiam em Deus. O Desejado de Todas as Nações, pág. 352.

4 - A fim de que o Espírito Santo seja nosso ajudador, como a igreja deve agir?

E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que teem autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Lucas 22:26.

A maravilhosa promessa é que o Espírito Santo seria o grande Ajudador. Qual teria sido a utilidade para nós que o Filho unigênito de Deus Se humilhasse a Si mesmo, suportasse as tentações do astuto inimigo e lutasse com ele durante toda a Sua vida na Terra, e morresse o justo pelos injustos para que a humanidade não perecesse, se o Espírito não fosse dado como constante e atuante agente regenerador para tornar eficaz, em nossos casos, o que foi realizado pelo Redentor do mundo?III Mensagens Escolhidas, pág. 137.


5 - Para quem Satanás dirige os seus ataques em especial?Qual a razão?

Disse, também, o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; S. Lucas 22:31.

Devem todos lembrar-se de que os esforços especiais de Satanás se dirigem contra o pastorado. Sabe ele que é apenas um instrumento humano, que não possui graça ou santidade próprias. Sabe que é um agente que Deus ordenou para ser poderoso meio de salvação de pessoas, e que só é eficaz quando Deus, o Espírito eterno, assim o torna. Sabe ele que o tesouro do evangelho está em vasos de barro, e que só o poder de Deus é que os pode tornar vasos de honra. Podem eles cultivar a vinha; um Paulo pode plantar e um Apolo regar; mas só Deus pode dar o crescimento. Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 404.


6 - Como o Espírito Santo recompensará cada vencedor salvo pela graça de Cristo? Com que Cristo é comparado?

Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:7.

Para todos quantos crêem, Ele é como a árvore da vida no Paraíso de Deus. Seus ramos atingem este mundo, a fim de que as bênçãos por Ele compradas para nós sejam postas ao nosso alcance. ... Ele deu um Confortador, o Espírito Santo, que nos presenteará com o fruto precioso da árvore da vida. Dessa árvore podemos apanhar, comer e guiar a ela outros, para que também possam comer. Minha Consagração Hoje - MM 1989, pág. 50.


7 –Quem deve ser sempre o líder na igreja de Deus?  A que prova a igreja é submetida?

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho, sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20: 28.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13: 2.

Deus está provando o devotamento de sua igreja e de sua disposição de submeterem a obediência à Liderança do Espírito Santo. O conhecimento precisa ser aumentado. Review and Herald, 16/7/1895.

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento