Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Chegou a Hora

Lição 23 - A Pequena Hoste (Parte I)

Texto Básico: E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. Ezequiel 9:4.

1 – Como estará o povo de Deus (pequena hoste) no tempo do fim? Porque ele sentirá mais a malignidade do pecado?

  No tempo do fim o povo de Deus suspirará e chorará por causa das abominações que se fazem na Terra. Com lágrimas advertirão os ímpios do seu perigo em tripudiar sobre a lei divina, e com indizível tristeza se humilharão perante o Senhor em penitência. Os ímpios zombarão de sua tristeza e ridicularizarão seus solenes apelos. Mas a angústia e humilhação do povo de Deus é uma segura evidência de que estão reconquistando a força e a nobreza de caráter perdidos em conseqüência do pecado. É porque se estão achegando mais a Cristo, porque seus olhos estão fixos em Sua perfeita pureza, que discernem assim claramente a excessiva malignidade do pecado. Mansidão e humildade são condições de sucesso e vitória. Uma coroa de glória espera os que se dobram ao pé da cruz. (Profetas e Reis, pág. 590).

2 – Considerando que os governadores deste mundo querem destruir os fieis de Deus (pequena hoste), este tempo do fim é antes ou após o decreto dominical?

  Os fiéis de Deus em oração estão, por assim dizer encerrados com Ele. Eles mesmos não sabem quão seguramente estão abrigados. Instigados por Satanás, os governantes deste mundo estão procurando destruí-los; mas pudessem os olhos dos filhos de Deus serem abertos, como o foram os olhos do servo de Eliseu em Dotã, e veriam anjos de Deus acampados em torno deles, pondo em xeque as forças das trevas. (Patriarcas e Profetas, pág. 590).

3 – Cite mais três sinônimos do povo de Deus (pequena hoste) no tempo do fim?

A visão de Zacarias, relativa a Josué e o anjo, aplica-se com força particular às experiências do povo de Deus no remate do grande dia da expiação. A igreja remanescente será levada a grande prova e aflição. Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, sentirão a ira do dragão e seu exército. Satanás conta o mundo como súdito seu; ele adquiriu domínio sobre as igrejas apóstatas. Aqui está, porém, um pequeno grupo que lhe resiste à supremacia. (Testemunhos Seletos – vol. 2 pág. 175, 176)

4 - Quando Jesus chorou por causa das abominações de Jerusalém (Lucas 19:41), Ele já tinha um grupo à parte (obra paralela à igreja judaica)?

E, quando era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Lucas 6:13.

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Mateus 10:1.

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. Lucas 10:1.

E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,  Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda se assentou; soltai-o e trazei-o; Lucas 19:29,30.

5 – Quando Guilherme Miller olhou para as igrejas e viu que estavam corrompidas ele era membro de todas elas?

À medida em que seguia examinando as profecias, viu que os habitantes da Terra estavam vivendo nas derradeiras cenas da história do mundo; todavia, ignoravam o fato. Olhou para as igrejas e viu que elas estavam corrompidas; haviam retirado de Jesus suas afeições, colocando-as no mundo; estavam em busca de honras mundanas, em lugar daquela honra que vem de cima; lutavam por riquezas terrenas, em lugar de depositar o seu tesouro no Céu. Podia ver hipocrisia, trevas e morte em todos os lugares. Seu espírito se agitou. Deus o chamou para abandonar sua fazenda, assim como chamou a Eliseu para deixar os bois e o campo de trabalho a fim de seguir a Elias. (História da Redenção, pág. 357).

Em 1833 Miller recebeu da Igreja Batista de que era membro uma licença para pregar. Grande número dos pastores de sua denominação aprovou-lhe também a obra, e foi com essa sanção formal que continuou com os seus trabalhos. (O Grande Conflito, pág. 333).

6 – Antes da crise, esses que serão a pequena hoste, andam em trevas? Isaías 60:1,2.

 A crise aproxima-se rapidamente. Quase é vindo o tempo da visitação de Deus. Conquanto Lhe repugne castigar, não obstante castigará, e rapidamente. Aqueles que andam na luz verão sinais do perigo que se aproxima; (Testemunhos Seletos – vol. 2 pág. 64).

7 – A crise arrebata a sua luz? Por quem eles oram? Lucas 19:41.

O fermento da piedade não perdeu inteiramente seu poder. Na ocasião em que o perigo e a crise da igreja crescem, o grupo que permanece na luz estará suspirando e clamando por causa das abominações cometidas na Terra. Mais especialmente, porém, suas orações subirão em favor da igreja porque seus membros estão agindo segundo a maneira do mundo. (Testemunhos Seletos – vol. 2 pág. 64).

8 – A fé pura é uma característica da mulher (Laodicéia) ou da semente (as virgens)?

Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardava o esposo, contou aos discípulos a história das dez virgens, ilustrando, pela experiência delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda. Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé pura. (Parábolas de Jesus, pág. 406).

9 – O resto da semente da mulher (pequena hoste) possui fé pura? Apoc. 12:17.

As fervorosas orações destes poucos fiéis, não serão em vão. Quando vier o Senhor para exercer vingança, virá também como protetor de todos os que conservaram pureza de fé, (Testemunhos Seletos vol. 2, pág. 64).

10 – Esses fiéis (Seus escolhidos) são mundanos?

Quando vier o Senhor para exercer vingança, virá também como protetor de todos os que conservaram pureza de fé, e se guardaram incontaminados do mundo. É nesta ocasião que Deus prometeu vingar Seus escolhidos, que a Ele clamam de dia e de noite. (Testemunhos Seletos – vol. 2, pág. 64).

11 – O que eles haviam estado (passado) a pregar? É a mesma verdade presente?

Esses que suspiram e gemem haviam estado a pregar as palavras da vida; haviam reprovado, aconselhado e suplicado. (Testemunhos Seletos vol. 2 pág. 64.) (Referências: Mensagens Escolhidas, vol. 1 pág. 403 e Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 71).

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento