Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 22 - DEUS CONDUZ SEU POVO PASSO A PASSO

Texto básico: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18

1 - Tinham os discípulos de Jesus dificuldades para entender importantes verdades? Em que ocasião Jesus abriu-lhes o entendimento?

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. João 16:12.
E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 

Estivesse Jesus conosco hoje, e nos diria, como disse aos discípulos: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16:12. Jesus anelava abrir ao espírito dos discípulos verdades vivas e profundas, mas sua terrenalidade, sua compreensão deficiente e enuviada o tornavam impossível. Não podiam ser beneficiados com verdades grandes, gloriosas e solenes. I Mensagens Escolhidas, 403.

2 - Como é a luz de uma verdade para o crente sincero? Que é prometido aos que andam na luz progressiva?

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18.

Mas o Espírito Santo, de tempos em tempos, revelará a verdade por meio de Seus próprios instrumentos escolhidos; e ninguém, nem mesmo um sacerdote ou príncipe, tem o direito de dizer: Você não dará publicidade a suas opiniões, porque eu não creio nelas. Esse admirável "eu" pode tentar extinguir o ensino do Espírito Santo. Cristo Triunfante, pág. 302.
Não importa por meio de quem seja a luz enviada, devemos abrir o coração para recebê-la com a mansidão de Cristo. Mas muitos não fazem isso. Quando se apresenta um assunto controvertido, despejam pergunta em cima de pergunta, sem admitir um ponto bem fundamentado. Oh! Possamos nós agir como homens que querem luz! Dê-nos Deus Seu Espírito Santo dia a dia, e faça resplandecer sobre nós a luz de Seu rosto, para que sejamos alunos na escola de Cristo. Obreiros Evangélicos, pág. 301.

3 - Desde quando,e com que propósito o Espírito Santo tem operado através de agentes humanos? Como somos beneficiados?

O espírito do Senhor falou por mim e a sua palavra esteve em minha boca. II Samuel 23:2.

Desde o princípio tem Deus operado por Seu Espírito Santo, mediante agentes humanos, para a realização de Seu propósito em benefício da raça caída. Isto se manifestou na vida dos patriarcas. À igreja no deserto, no tempo de Moisés, também deu Deus Seu "bom Espírito, para os ensinar". Nee. 9:20. E nos dias dos apóstolos Ele atuou poderosamente por Sua igreja através do Espírito Santo. O mesmo poder que susteve os patriarcas, que a Calebe e Josué deu fé e coragem, e eficiência à obra da igreja apostólica, tem sustido os fiéis filhos de Deus nos séculos sucessivos. Foi mediante o poder do Espírito Santo que na idade escura os cristãos valdenses ajudaram a preparar o caminho para a Reforma. Foi o mesmo poder que deu êxito aos esforços de nobres homens e mulheres que abriram o caminho para o estabelecimento das modernas missões, e para a tradução da Bíblia para as línguas e dialetos de todas as nações e povos. Atos dos Apóstolos, pág. 53.

4 - Desde quando e como o poder e influência do Espírito Santo passaram a ser revelados em sua  plenitude aos servos de Deus?

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2:1-3.

Durante a era patriarcal a influência do Espírito Santo tinha sido muitas vezes revelada de maneira muito notável, mas nunca em Sua plenitude. Agora, em obediência à palavra do Salvador, os discípulos faziam suas súplicas por esse dom, e no Céu Cristo acrescentou Sua intercessão. Ele reclamou o dom do Espírito para que pudesse derramá-lo sobre Seu povo. "E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos dos Apóstolos, pág. 37.

5 –Que condições são exigidas, para que o Espírito Santo se revele com poder em nossas vidas?

E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes, nem para a direita nem para a esquerda. Isaías 30:21.

Desde o dia do Pentecoste até ao presente, o Confortador tem sido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu serviço. A todos os que aceitam a Cristo como um Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como consolador, santificador, guia e testemunha. Quanto mais intimamente os crentes andam com Deus, tanto mais clara e poderosamente testificam do amor do Redentor e da Sua graça salvadora. Os homens e mulheres que através dos longos séculos de perseguição e prova desfrutaram, em larga escala, a presença do Espírito em sua vida, permaneceram como sinais e maravilhas no mundo. Atos dos Apóstolos, pág. 49.

6 - O Salvador guiou Sua igreja enquanto esteve na terra. Que consolo e segurança deixou antes de sua partida?

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; S.João 14:16.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8.

A grande obra oficial do Espírito Santo é assim distintamente especificada por nosso Salvador: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado." João 16:8. Cristo sabia que essa declaração era um maravilhoso legado. Aproximava-Se do fim da Sua missão na Terra, e estava à vista da cruz, com pleno conhecimento do peso de culpa que sobre Ele devia ser colocado, como portador dos pecados. Contudo Sua maior ansiedade era por Seus discípulos. Estava Ele procurando encontrar consolo para eles e lhes disse: "Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-Lo-ei." TEstemunho para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 392.

7- No processo de conduzir Sua igreja, que grande advertência Deus nos dá?

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me, e conhece os meus pensamentos.

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23,24.

Deus conduz avante seu povo, passo a passo. Leva-os a diferentes pontos, destinados a manifestar o que está no coração. Alguns resistem em um ponto, mas caem no seguinte. A cada ponto mais adiante, o coração é provado um pouco mais de perto. Se o professo povo de Deus verifica estar o coração contrário a esta penosa obra, isto os deve convencer de que tem alguma coisa a fazer a fim de vencer, uma vez que não queira ser vomitados da boca do Senhor.

Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da testemunha verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação... I Testemunhos Seletos, pág. 64, 65.

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento