Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 21 - O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Texto básico: Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Hebreus 10:26,27.

1 - Que diz o apóstolo Paulo sobre o perigo de entristecermos o Espírito Santo?

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30.
Não extingais o Espírito.
1 Tessalonicenses 5:19

A consciência é a voz de Deus, ouvida por entre o conflito das paixões humanas; quando a ela se resiste, o Espírito de Deus é entristecido. Testimonies, vol. 5, pág. 120. Os homens têm o poder de extinguir o Espírito de Deus; é-lhes deixada a faculdade de escolher. É-lhes permitida liberdade de ação. Podem ser obedientes mediante o nome e a graça de nosso Redentor, ou desobedientes, e sofrer as conseqüências. Obreiros Evangélicos, pág. 174.
O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo não consiste em qualquer palavra ou ato repentino; é a firme, determinada resistência à verdade e evidência. SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.093.


2 - Como pode alguém cometer o pecado contra o Espírito Santo?

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17.

Ninguém precisa considerar o pecado contra o Espírito Santo como coisa misteriosa e indefinível. O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de persistente recusa de atender aos convites para arrependimento. E Recebereis Poder-MM, 1999, pág. 35.

Não é que Deus mande um decreto para que o homem não se salve. Não lança trevas perante os olhos, de modo a não poderem ser penetradas. Mas o homem resiste a princípio a um movimento do Espírito de Deus e, havendo uma vez resistido, é menos difícil assim fazer pela segunda vez, menos a terceira, e muito menos a quarta. Então vem a colheita a ser ceifada, da semente de incredulidade e resistência. Oh, que frutos de pecaminosas condescendências se está preparando para a foice! Testimonies, vol. 5, pág. 120.


3 - Que perigosa atitude leva uma pessoa pecar contra o Espírito Santo? Por que este pecado não é perdoável?

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51.
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Hebreus 10:26,27.

A mais comum manifestação do pecado contra o Espírito Santo, é o desprezar persistentemente o convite do Céu para se arrepender. Todo passo na rejeição de Cristo é um passo no sentido de rejeitar a salvação, e para o pecado contra o Espírito Santo. O Desejado de Todas as Nações, pág. 324.

4 - Que admoestação deve ser atendida sabiamente para não cometermos o pecado imperdoável?

E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:32.
Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos.
Salmos 119:60.

Por outro lado, todo raio de luz acariciado produzirá uma colheita de luz. A tentação uma vez resistida, dará poder para resistir mais firmemente a segunda vez; cada vitória obtida sobre o próprio eu, facilitará o caminho para mais altos e nobres triunfos. Toda vitória é uma semente semeada para a vida eterna. Deus não destrói a ninguém. O pecador destrói-se a si mesmo por sua própria impenitência. Testimonies, vol. 5, pág. 120.

5 - Quais pessoas a bíblia descreve como exemplo de terem cometido o pecado imperdoável? Por que todos estes pecaram contra o Espírito Santo?

1 -OS ANTEDELUVIANOS - Gênesis 6: 3,5,11,12.
2 -FARAÓ - Êxodo 8:15.
3 -JUDAS , O TRAIDOR - Lucas 22:3.
4 -OS FARISEUS - Atos 7:51.
5 –FÉLIX –25 Atos 24:24,

Deus fala aos homens por meio de Seus servos, dando avisos e advertências, e repreendendo o pecado. Dá a cada um oportunidade para corrigir seus erros antes que eles se fixem no caráter; mas, se alguém recusa ser corrigido, o poder divino não intervém a fim de contrariar a tendência de sua ação. Patriarcas e Profetas, pág. 268.

6 - Depois de havermos estudado tantas importantes verdades agora recebidas, que advertência é dada a cada um de nós pelo conhecimento obtido?

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:13-15.

Estamos em grave perigo quando consideramos levianamente qualquer verdade; pois então a mente se abre para o erro. Medicina e Salvação, pág. 96.

7 - Sendo que o castigo divino não é executado logo, qual tem sido a disposição dos homens maus? Com que palavras o profeta Jeremias descreve o destino destes, quando for tarde demais?

Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal. Eclesiastes 8:11.
Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
Jeremias 8:20.

Entristecer o Espírito Santo, que quer tornar-vos uma testemunha de Cristo, é algo terrível. Não sabeis quando podeis estar entristecendo o Espírito Santo pela última vez. Youths Instructor, 01/08/1895 (E. G.White)
É perigoso duvidar das manifestações do Espírito Santo, pois se este agente é posto em dúvida, não resta algum poder de reserva pelo qual possa atuar no coração humano. Review and Herald, 13/02/1894. (E.G.White).

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento