Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 21 - APRENDENDO COM A PALAVRA

Texto básico: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16.

1-Que apelo faz Cristo ao seu povo?Por que?

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39.

Cristo roga a Seu povo que creia e ponha em prática Sua palavra. Os que recebem e assimilam esta palavra, introduzindo-a em cada ação que praticam, em cada atributo de caráter, tornar-se-ão fortes no poder de Deus. Ver-se-á que a sua fé é de celeste origem. Não vaguearão por caminhos estranhos. Sua mente não se encaminhará para uma religião de sentimentalismo e exaltação. Eles subsistirão diante dos anjos e dos homens como possuidores de caráter cristão coerente. Obreiros Evangélicos, pág. 309.
Alguns que deviam ser fortes e firmados em Cristo são como bebês na compreensão e conhecimento experimental das atuações do Espírito de Deus. Após anos de experiência, só conseguem compreender os primeiros princípios do grandioso sistema de fé e doutrina que constitui a religião cristã. Não compreendem aquela perfeição de caráter que receberá o elogio: "Bem está ..." Testimonies, vol. 5, págs. 266 e 267.
No áureo incensário da verdade, como se apresenta nos ensinos de Cristo, temos aquilo que há de convencer e converter almas. Proclamai, na simplicidade de Cristo, as verdades que Ele veio a este mundo para anunciar, e o poder de vossa mensagem se fará sentir por si mesmo. Não defendais teorias ou provas que Cristo nunca mencionou, e que não têm fundamento na Bíblia. Possuímos grandes e solenes verdades para o povo. "Está escrito", eis a prova que precisa penetrar toda alma. Obreiros Evangélicos, pág. 309.

2- Que maravilho conhecimento nos advém da Palavra de Deus?

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4.

A Bíblia contém um singelo e completo sistema de teologia e filosofia. É o livro que nos torna sábios para a salvação. Ela nos conta como podemos chegar às moradas de perene felicidade. Fala-nos do amor de Deus, segundo é revelado no plano da redenção, transmitindo o conhecimento essencial a todos - o conhecimento de Cristo. Ele é o Enviado de Deus; Ele é o Autor da nossa salvação. Sem a Palavra de Deus não poderíamos ter, porém, o conhecimento de que tal pessoa como o Senhor Jesus já visitou nosso mundo, nem algum conhecimento de Sua divindade, segundo é indicado por Sua existência anterior junto com o Pai. A Bíblia não foi escrita só para o erudito; pelo contrário, destinava-se ao povo em geral.As grandes verdades necessárias à nossa salvação são tornadas tão claras como o meio-dia, e ninguém errará e perderá o caminho, exceto os que seguem seu próprio critério em lugar da claramente revelada vontade de Deus. Signsofthe Times, 25 de junho de 1902.

3-Que acontece quando um coração está repleto das preciosas verdades da palavra de Deus?

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? I João 5:5.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10.

O coração repleto das preciosas verdades da Palavra de Deus, está fortalecido contra a tentação de Satanás, contra os pensamentos impuros e atos não santificados. The Youth'sInstructor, 28 de julho de 1892.
As tentações muitas vezes parecem irresistíveis porque, pela negligência da oração e estudo da Bíblia, o que é tentado não pode facilmente lembrar-se das promessas de Deus e enfrentar Satanás com as armas das Escrituras. Anjos, porém, acham-se em redor dos que estão desejosos de serem ensinados nas coisas divinas; e no tempo de grande necessidade lhes trarão à lembrança as mesmas verdades de que necessitam. Assim, "vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira". Isa. 59:19. O Grande Conflito, pág. 600.
A Palavra de Deus combate todo mau traço de caráter, moldando o homem inteiro, interna e externamente, abatendo o seu orgulho e presunção, e levando-o a introduzir o espírito de Cristo nos menores bem como nos maiores deveres da vida. Ela lhe ensina a ser inabalável em sua lealdade à justiça e pureza, e, ao mesmo tempo, a ser sempre bondoso e compassivo. Signsofthe Times, 25 de junho de 1902.

4- A quem Deus dirige essas palavras: "vós sois as Minhas testemunhas?

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. I Coríntios 9:27.

Os que não somente ouvem mas praticam as palavras de Cristo, tornam manifesto no caráter a atuação do Espírito Santo. O resultado da atuação interna do Espírito Santo demonstra-se na conduta exterior. A vida do cristão acha-se escondida com Cristo em Deus, e Deus reconhece os que são Seus, declarando: "Vós sois as Minhas testemunhas." Isa. 43:10. Eles testificam de que um poder divino lhes está influenciando o coração e moldando o procedimento. Suas obras dão evidência de que o Espírito está atuando no homem interior; os que com eles se associam convencem-se de que estão fazendo de Jesus Cristo o seu modelo. Os que estão relacionados com Deus, são condutos para o poder do Espírito Santo. ... A vida interior da pessoa se revelará na conduta exterior. Review and Herald, 12 de maio de 1896.

5-Qual o resultado quando se consagra corpo, coração e espírito ao serviço de Deus?

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18.

Seres celestiais aguardam o momento de cooperar com os instrumentos humanos, para que o mundo veja o que os seres humanos podem tornar-se mediante a união com o divino. Os que consagram corpo, coração e espírito ao serviço de Deus, receberão constantemente nova porção de poder físico, mental e espiritual. Os inesgotáveis suprimentos do Céu estão às suas ordens. Cristo, de Sua vida lhes dá a vida. O Espírito Santo empenha suas mais altas energias para atuar na mente e no coração. Mediante a graça que nos é dada, podemos alcançar vitórias que, por causa de nossos defeitos de caráter e da pequenez de nossa fé, nos pareciam impossíveis.A todo aquele que se oferece ao Senhor para o serviço, sem reserva de coisa alguma, é dado poder para a realização de resultados imensuráveis. Review and Herald, 5 de janeiro de 1911.

6- Que acontecerá se não crucificarmos nosso coração carnal?

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.

Temos grandes vitórias a ganhar, e um Céu a perder, se não as alcançarmos. Tem de ser crucificado o coração carnal; pois sua tendência é para a corrupção moral, cujo fim é a morte. ... Orai para que as poderosas energias do Espírito Santo, com todo o seu poder vivificador, restaurador e transformador possam atuar como uma corrente elétrica sobre a alma atacada de paralisia, fazendo com que cada nervo estremeça com nova vida, restaurando o homem todo, de seu estado terreno, morto e sensual, para o de perfeita saúde espiritual. Tornar-vos-eis assim participantes da natureza divina ...; e em vossa alma se refletirá a imagem dAquele por cujas feridas fostes curados. II Testemunhos Seletos, pág. 100.

7-Que precisa ser introduzido na nossa vida religiosa?

E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. ICoríntios 8:2-3.

A deficiente visão que muitos têm tido do ofício e caráter de Cristo, tem-lhes estreitado a experiência religiosa, prejudicando grandemente o progresso na vida divina. A religião pessoal entre nós como um povo, acha-se em baixo nível. Há muita fama, muito maquinário, muita religião de boca; mas algo mais profundo e mais sólido precisa ser introduzido em nossa vida religiosa. ... O que precisamos é conhecer a Deus e o poder de Seu amor, tal como se acham revelados em Cristo, mediante conhecimento experimental. Precisamos examinar diligentemente as Escrituras, com oração; nosso entendimento deve ser avivado pelo Espírito Santo, e o coração erguido a Deus com fé, esperança e contínuo louvor. IITestemunhos Seletos, págs. 339 e 341.

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento