Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 18 - SEGUE-ME

Texto Básico: E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10: 38.

1-Que se entende da expressão: segue-me?

Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó. Lucas 20:18.

Deus nos convida a andar no caminho traçado para os remidos do Senhor; não devemos andar no mundo. Cumpre-nos entregar tudo a Deus, e confessar Cristo perante os homens. ... "Quem não toma a sua cruz e não segue após Mim não é digno de Mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á." Mat. 10:38 e 39. Dia a dia devemos negar-nos a nós mesmos, tomar a cruz e seguir nas pegadas do Mestre. ...Folgo por não se haver encerrado o tempo da graça. Caiamos, em nome de Jesus Cristo de Nazaré, sobre a Rocha, e nos despedacemos. Pela mansidão, pelo amor, por santa consagração, por um espírito compassivo, confessemos Cristo perante os outros. Oh, se chegássemos a uma condição em que Ele revelasse Sua glória como foi revelada em Jerusalém quando o Espírito Santo foi derramado sobre o povo! Review and Herald, 10 de maio de 1892.

2-Que conforto podemos encontrar na palavra de Deus?

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:19.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12.

Não fiqueis desalentados; não desfaleçais. Embora tenhais tentações; embora sejais assediados pelo astuto inimigo, se o temor de Deus estiver diante de vós, anjos valorosos em poder serão enviados em vosso auxílio e podereis estar à altura de enfrentar os poderes das trevas. Jesus vive. Ele morreu para prover um meio de escape à raça caída; e vive hoje para fazer intercessão por nós, a fim de que sejamos exaltados à Sua destra. Tende confiança em Deus. O mundo anda no caminho largo; e ao andar no caminho estreito e ter de lutar com principados e potestades, e enfrentar a oposição de inimigos, lembrai-vos de que foram tomadas providências a vosso favor. A ajuda está a cargo de Alguém que é poderoso; e por meio dEle podeis vencer.Recebereis Poder, pág. 373.

3-É fácil deixar tudo para seguir-lo?

E não conheceram o caminho da paz. Romanos 3:17.
E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. Marcos 10:28. Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 1 Pedro 4:12.

Jesus convida-nos a ir ter com Ele, que Ele tirar-nos-á dos cansados ombros a carga, colocando sobre nós o Seu jugo, que é suave; e o Seu fardo, que é leve. O trilho pelo qual Ele nos convida a andar nunca nos teria custado um tormento se sempre tivéssemos nele andado. É quando nos extraviamos do caminho do dever que este se torna difícil e espinhoso. Os sacrifícios que temos que fazer ao seguir a Cristo, são apenas outros tantos passos para retornar ao caminho da luz, da paz e felicidade. As dúvidas crescem ao contemporizarmos com elas, e quanto mais contemporizarmos, tanto mais difícil é vencê-las. É seguro largar todo suporte terrestre e tomar a mão Daquele que levantou e salvou o discípulo que se afogava no mar tempestuoso. IV Testimonies, pág. 558.

4- Que promete Jesus àqueles que atende seu convite?

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:30

Muitos dos que ouvem este convite, enquanto suspiram por alívio, avançam ainda pelo caminho acidentado apertando seus fardos de encontro ao coração. Jesus os ama e anseia carregar-lhes os fardos e a eles próprios também nos vigorosos braços. Ele quer afastar-lhes os temores e incertezas que lhes roubam o descanso e a paz; eles precisam, porém, chegar-se a Ele e contar-Lhe os secretos pesares de seu coração. ...Por vezes desabafamos nossas aflições em ouvidos humanos, e contamos nossas dores aos que não nos podem ajudar, e negligenciamos confiar tudo a Jesus, que é capaz de transformar o doloroso caminho em caminhos de paz e alegria. Signsofthe Times, 17 de março de 1887.

5- Que significa esse convite?

Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Isaías 48: 17.

Ele Se propõe ser nosso amigo, andar conosco por todos os difíceis caminhos da vida. Diz-nos: Eu sou o Senhor teu Deus; anda comigo, e hei de encher teu caminho de luz. Jesus, a Majestade do Céu, propõe-Se elevar ao companheirismo com Ele os que a Ele se chegam com seus fardos, suas fraquezas e cuidados. ...Seu convite a nós é um chamado a uma vida pura, santa e feliz - vida de paz e descanso, de liberdade e amor - e a uma rica herança na vida futura, imortal. ... É nosso privilégio ter diariamente um passeio calmo, íntimo e feliz com Jesus. Signsofthe Times, 17 de março de 1887.

6- O que Cristo quer de nós? E o que Ele promete?

Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Jeremias 6: 16.

Encontra-se o descanso quando se abandona toda justificação própria, todo raciocínio partido de um fundo egoísta. Inteira entrega, a aceitação de Seus métodos, eis o segredo do perfeito descanso em Seu amor. ... Fazei exatamente o que Ele vos disse que fizésseis, e estai seguros de que Deus fará tudo quanto disse que havia de fazer. ... Viestes acaso a Ele renunciando a todos os vossos interesses mesquinhos, toda a vossa incredulidade, toda a vossa justiça própria? Vinde tal como estais, fracos, desamparados, e prontos a morrer.Qual é o "descanso" prometido? É a consciência de que Deus é verdadeiro, de que Ele nunca decepciona aquele que a Ele vai. Review

and Herald, 25 de abril de 1899.

7-Se seguirmos a Jesus no nosso dia a dia, onde se verá uma diferença em nós?

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.Filipenses 2:13 .
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Salmos 62:5.

Seu perdão é pleno e gratuito, e Sua aceitação significa descanso para a alma, descanso em Seu amor..E não O havemos de confessar? Degradará a religião de Cristo àquele que a recebe? Não; não será degradação seguir os passos do Homem do Calvário. Sentemo-nos dia a dia aos pés de Jesus, e aprendamos dEle, para que em nossa conversação, em nossa conduta, no vestuário, e em todos os nossos negócios, revelemos o fato de que Jesus governa e reina sobre nós. Deus nos convida a andar no caminho traçado para os remidos do Senhor; não devemos andar no mundo. Cumpre-nos entregar tudo a Deus, e confessar Cristo diante dos homens.Reviewand Herald, 10 de maio de 1892.

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento