Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Saúde e Vida - Educação Alimentar

Lição 18 - Asseio e saúde - Parte II

Texto Básico: Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. I Pedro 1:15.

1 – Que foi mostrado a profetiza para advertência da igreja? I João 3:3.

Então eu vi uma falta de asseio entre os observadores do sábado. ...Vi que Deus estava purificando para Si mesmo um povo peculiar. Ele deseja ter um povo limpo e santo no qual possa deleitar-Se. III ME 274.

2 – No passado, que acontecia quando o povo era encontrado em falta? Deut. 3:14.

Vi que o arraial precisava ser purificado; do contrário Deus passaria por ele, e veria a impureza de Israel e não sairia com os seus exércitos para a batalha. Afastar-Se-ia deles com desagrado, e nossos inimigos triunfariam sobre nós, e seríamos deixados em fraqueza, ignomínia e desonra. III ME 274.

3 – Pode Deus reconhecer pessoas desasseadas? Por quê?

Vi que Deus não reconheceria uma pessoa desleixada e desasseada como cristã. Seu desagrado incide sobre tais indivíduos. Nossa alma, corpo e espírito devem ser apresentados como irrepreensíveis por Jesus a Seu Pai, e a menos que sejamos pessoalmente asseados e puros, não podemos ser apresentados como irrepreensíveis a Deus. III ME 274.

4 – Se nossa casa deve ser mantida em ordem, como devemos cuidar da casa de Deus?

Vi que as casas dos santos devem ser mantidas em ordem e asseadas, livres de pó e sujeira, e de toda imundícia. Vi que a casa de Deus fora profanada pelo desleixo dos pais com seus filhos, e pela desordem e imundícia existentes ali. III ME 274.

Obs: Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, profanar quer dizer: violar a santidade, tratar com irreverência.

5 – Para que o asseio fosse mantido no arraial de Israel que eles faziam? Deut. 23:13. Êxodo 19:10.

Deus ordenou que os filhos de Israel em caso algum tolerassem a impureza em sua pessoa ou sua roupa. Os que tinham qualquer impureza pessoal eram excluídos do acampamento até à tarde, e então tinham que lavar-se e a sua roupa, antes de poderem entrar no acampamento. Também lhes ordenou Deus que não tivessem sujeiras em seus arredores até grande distância do acampamento, para que o Senhor, passando, não visse sua imundícia. II ME 462.

6 – Qual é o conselho de Deus para com os que não atendem as orientações divinas?

Vi que essas coisas devem receber uma repreensão aberta, e se não houver imediata modificação nalguns que professam a verdade nessas coisas, eles devem ser postos para fora do arraial. ... III ME 274.

7 – Requer Deus mais de Seu povo hoje do que do antigo Israel? Heb. 13:8.

Com respeito ao asseio, Deus não requer menos de Seu povo hoje, do que em relação ao Israel antigo. A negligência da limpeza induz a doença. Doença e morte prematura não vêm sem causa. Febres obstinadas e graves doenças têm prevalecido em comunidades e cidades anteriormente consideradas salubres, e alguns têm morrido, enquanto outros foram deixados com a constituição alquebrada, mutilados por toda a vida, pela doença. Em muitos casos seu próprio quintal contém o agente de destruição, que despediu veneno letal para a atmosfera, para ser inalado pela família e a vizinhança. II ME 462.

8 – Qual é o resultado da falta de asseio?

Famílias têm sido afligidas com febres, alguns membros têm morrido e os restantes da família quase murmuraram contra seu Criador por causa da triste perda, quando a causa única de toda a sua doença e morte foi resultado de seu próprio descuido. A sujeira em volta de sua casa acarretara-lhes doenças contagiosas, e as tristes aflições de que acusam a Deus. Toda a família que preze a saúde deve limpar sua casa e arredores de toda substância em decomposição. CSS 62.

9 – Que fazer para evitar muitas doenças e mesmo morte?

A lerdeza e negligência testemunhada às vezes é animalesca, e a ignorância dos efeitos dessas coisas sobre a saúde é assombrosa. Esses lugares devem ser limpos, especialmente no verão, com auxílio de cal, ou cinza, ou pelo enterramento diário. II ME 462.

 

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento