Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Saúde e Vida - Educação Alimentar

Lição 17 - Asseio e saúde

Texto Básico: Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio do teu arraial, para te livrar, e entregar os teus inimigos diante de ti: pelo que o teu arraial será santo: para que ele não veja cousa feia em ti, e se torne atrás de ti. Deut. 23:14.

1 – Qual a exigência de Deus para com seu povo em todas as épocas? Isaias 4:3.

Exige Deus pureza de coração e higiene pessoal agora, assim como o fazia ao dar instruções especiais aos filhos de Israel. Se Deus foi tão minucioso ao prescrever limpeza para aqueles que jornadeavam pelo deserto, que se achavam ao ar livre quase todo o tempo, não requer Ele menos de nós, que vivemos em casas forradas, onde as impurezas são mais observadas e têm influência mais insalubre. CSS 82.

2 – Que acontecia quando essa exigência não era atendida? Êxodo 19:14.

A necessidade do asseio pessoal foi ensinada da maneira mais impressiva. Antes de se reunirem no Monte Sinai para ouvir a proclamação da lei pela voz de Deus, foi exigido do povo que se lavassem a si mesmos, e a suas roupas. Esta recomendação foi imposta sob pena de morte. Nenhuma impureza devia ser tolerada diante de Deus. CBV 27.

3 – O que não era tolerado entre o povo de Israel? Deut. 23:13.

Durante a estada no deserto, os israelitas se achavam quase continuamente ao ar livre, onde as impurezas teriam efeito menos nocivo do que nos que vivem em casas fechadas. Mas era requerido o mais estrito asseio, tanto dentro como fora de suas tendas. Nenhum lixo devia ficar dentro ou em volta do acampamento. O Senhor disse: "O Senhor, teu Deus, anda no meio do teu arraial, para te livrar e entregar os teus inimigos diante de ti; pelo que o teu arraial será santo." CBV 279.

4 – Como é o trato de Deus para com seu povo hoje? Heb. 13:8.

Aquele que era tão específico quanto aos filhos de Israel cultivarem hábitos de higiene, não sancionará qualquer impureza nos lares de Seu povo hoje. Deus olha com desagrado para qualquer espécie de impureza. Como podemos convidá-Lo para o nosso lar, a menos que tudo esteja bem arranjado, limpo e asseado? CSS. 101.

5 – Por que é tão importante o asseio? Êxodo 15:26.

Toda a forma de desasseio tende à enfermidade. Existem microrganismos produtores de morte nos recantos escuros e negligenciados, em apodrecidos detritos, na umidade, no mofo e bolor. Nada de verduras deterioradas ou montes de folhas secas se deve permitir que permaneça próximo de casa, poluindo e envenenando o ar. Coisa alguma suja ou estragada se deve tolerar dentro de casa. Em vilas e cidades consideradas perfeitamente salubres, tem-se verificado que muita epidemia de febre se tem originado de matéria em decomposição existente em redor da residência de algum negligente chefe de família.OC 107.

6 – O que está ligado intimamente ao nosso bem estar?

É seu direito compreender o mecanismo do corpo humano e os princípios de higiene, os assuntos relacionados com o regime alimentar e o vestuário, trabalho e recreação, e outros pormenores sem conta que intimamente dizem respeito ao bem-estar de sua casa. FEC 75.

7 – Qual é a lei que governa o céu e que deve nos governar também? I Cor. 14:40.

Ordem e limpeza é a lei do Céu; e para estar em harmonia com o arranjo divino, é nosso dever ser asseados e ter bom gosto. LA 254.

8 – Após recebermos instruções quanto à obra reformatória que devemos fazer? Tiago 2:12.

Os cristãos serão julgados pelo fruto que produzem na obra reformatória. Todo cristão genuíno mostrará o que a verdade do evangelho tem realizado para ele. Aquele que passou a ser um filho de Deus deve desenvolver hábitos de asseio e limpeza. Todo ato, por pequeno que seja, tem sua influência. RP 92.

9 – Somente como poderemos tornar instrumento por meio do qual Cristo possa manifestar Seu Espírito Santo? Prov. 31:21,22.

O Senhor deseja tornar cada ser humano um instrumento por meio do qual Cristo possa manifestar Seu Espírito Santo. Os cristãos de modo algum devem ser descuidados ou indiferentes quanto a sua aparência exterior. Devem vestir-se com asseio e elegância, posto que sem luxo e sem adornos. Devem ser puros interior e exteriormente. RP 92.

10 – Cumprindo o desígnio de Deus, o que seremos levados a compreender? Jó 8:6.

Verão que Deus quer que sejam limpos tanto no coração como no corpo, e serão levados à compreensão dos princípios puros que Deus determinou deverem dirigir cada ato de sua vida. RP 92.

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento