Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 16 - UM SÓ BATISMO

Texto básico: Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Efésios 4: 5.

1-Qual foi à ordem dada por Jesus?

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mat. 28: 19 e 20.


2-Quantos tipos de batismo existem? Quais são eles?

Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhes as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Mateus 3:11.

A - Batismo do sofrimento - Maria esperava o reino do Messias no trono de Davi, mas não via o batismo de sofrimento pelo qual esse trono devia ser conquistado. Por meio de Simeão revelava-se que o Messias não teria no mundo um caminho livre de obstáculos. Nas palavras dirigidas a Maria: "Uma espada traspassará também a tua própria alma", Deus, em Sua compassiva misericórdia, dá à mãe de Jesus uma indicação da angústia que já por amor Dele começara a suportar. Desejado Todas as Nações, pág.56.

 B - Batismo do Espírito Santo - Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo, pois se jamais houve um tempo em que precisamos desse batismo, é agora. Olhando para o Alto, pág. 340.

C - Batismo nas águas - O homem foi de novo trazido ao favor de Deus pela lavagem da regeneração. A lavagem foi o sepultamento com Cristo nas águas à semelhança de Sua morte, representando que todos os que se arrependem de terem transgredido a lei de Deus recebem a purificação e a limpeza pela atuação do Espírito Santo. Manuscrito 57, 1900.


3-Por que Paulo usa a expressão "um só batismo"?

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Efésios 4:5.

Paulo insta com os efésios para que preservem a unidade e amor: "Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." Efés. 4:1-6. Testemunhos Seletos, pág.80.

Obs: O batismo aqui citado, se trata-se de um batismo qualitativo e não quantitativo.


4- Que diz a mensageira do Senhor, Ellen White sobre este batismo e unidade?

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

Temos um Senhor, uma fé, um batismo. O evangelho de Cristo deve alcançar todas as classes, todas as nações, todas as línguas e povos. A influência do evangelho é unir numa grande fraternidade. Temos apenas um Modelo a quem devemos imitar na formação do caráter, e então teremos o molde de Cristo; estaremos em perfeita harmonia; as nacionalidades confundir-se-ão em Cristo, tendo a mesma mente e o mesmo juízo, falando as mesmas coisas, e glorificando a Deus em uníssono. Esta é a obra que o Redentor do mundo deve fazer por nós. Caso aceitemos a verdade como é em Jesus, os preconceitos e ciúmes nacionais serão derrubados, e o Espírito de verdade unirá em um só os corações. Amaremos como irmãos; preferiremos os outros a nós mesmos; seremos corteses e amáveis, mansos e humildes, acessíveis; cheios de misericórdia e de bons frutos. Manuscrito 12, 1886.


5- Como deve ser essa "uma só fé" que Paulo menciona?

Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 1 Timóteo 3:9.

A fé que precisamos ter não é uma fé indolente; a fé que salva é aquela que opera pelo amor e purifica o ser. Quem quer levantar a Deus mãos santas, sem ira e sem rancor, andará inteligentemente no caminho dos mandamentos de Deus. Fé e Obras, pág. 49.


6- Como damos entrada para o reino espiritual de Cristo?

Cristo tornou o batismo à entrada para Seu reino espiritual. ... Os que recebem a ordenança do batismo, fazem por ela declaração pública de haver renunciado ao mundo, e se tornado membros da família real. ... Os que assim fazem, devem tornar secundárias todas as considerações mundanas a suas novas relações. Declaram publicamente que não mais viverão em orgulho e condescendência com o próprio eu. ... Acham-se ligados por solene concerto a viver para o Salvador. Cumpre-lhes usar para Ele todos os talentos que lhes foram confiados. Manuscrito 27, 1900.


7- Que reino é este?

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Mateus 25:1.

Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as lâmpadas. “E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram, mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.” O Grande Conflito, pág. 393.

 

 

 

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento