Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Mensagem que determina o destino dos Homens

LIÇÃO 16 - PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA

Texto básico: Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:21.

01 – Quando é que o homem se torna participante da natureza divina? II Pedro 1:4.

Transgredimos a lei de Deus, e pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Os melhores esforços que o homem, em suas próprias forças, pode fazer, não têm valor para satisfazer a santa e justa lei que ele transgrediu; mas pela fé em Cristo pode ele alegar a justiça do Filho de Deus como toda - suficiente. Cristo, em Sua natureza humana satisfez as exigências da lei. Suportou a maldição da lei pelo pecador, por Ele fez expiação, para que todo aquele que nEle cresse não perecesse mas tivesse vida eterna. A fé genuína apropria-se da justiça de Cristo, e o pecador é feito vencedor com Cristo; pois ele se faz participante da natureza divina, e assim se combinam divindade e humanidade. (Mensagens Escolhidas vol. 1 págs. 363-364).

02 – Por que é necessário tornar-nos participantes dessa natureza? João 15:5.

O Redentor do mundo revestiu Sua divindade de humanidade, para que pudesse alcançar a humanidade; pois era preciso o divino e o humano para trazer ao mundo a salvação necessária ao homem caído. A divindade precisava da humanidade para que esta oferecesse um conduto de comunicação entre Deus e o homem. O homem precisa de um poder fora e acima de si, para restaurá-lo à semelhança de Deus; mas o precisar ele do auxílio divino não quer dizer que seja desnecessária a atividade humana. A fé por parte do homem é necessária; pois a fé opera por amor e purifica a alma. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 375).

03 – O que pode ser alcançado pelo homem ao receber este poder? Tiago 1:27.

Cristo, por Seu exemplo, tornou evidente que o homem pode permanecer íntegro. É possível aos homens ter poder para resistir ao mal - poder que nem a Terra nem a morte nem o inferno conseguem dominar; poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 409). Sendo participantes da natureza divina podemos permanecer puros, e santos e incontaminados. (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 131).

04 – O que Jesus nos provou ao revestir-Se da humanidade? I João 3:9.

Satanás declarara que era impossível ao homem obedecer aos mandamentos de Deus; e é verdade que por nossa própria força não lhes podemos obedecer. Cristo, porém, veio na forma humana, e por Sua perfeita obediência provou que a humanidade e a divindade combinadas podem obedecer a todos os preceitos de Deus. (Parábolas de Jesus pág. 314). O Salvador tomou sobre Si as enfermidades humanas, e viveu uma vida sem pecado, a fim de os homens não terem nenhum temor de que, devido à fraqueza da natureza humana, eles não pudessem vencer. Cristo veio para nos tornar "participantes da natureza divina", e Sua vida declara que a humanidade, unida à divindade, não comete pecado. (Temperança pág. 107).

05 – Sem esta união com a divindade, como se torna a vida do homem? Efésios 2:1.

Cristo tomou sobre Si a humanidade, por nós. Cobriu Sua divindade, e a divindade e a humanidade foram combinadas. Ele mostrou que era possível observar aquela lei que Satanás declarou não se poder observar. Cristo assumiu a forma humana para estar aqui em nosso mundo e mostrar que Satanás havia mentido. Tomou sobre Si a natureza humana para demonstrar que, com a divindade e a humanidade combinadas, o homem podia guardar a lei de Jeová. Separai a humanidade da divindade, e podereis procurar desenvolver vossa própria justiça desde agora até que Cristo venha, e isso não passará de um fracasso. (Fé e Obras pág. 62). Temos que fazer nossa parte, porém o poder da divindade precisa unir-se ao nosso, pois de outro modo nossos esforços serão inúteis. (Parábolas de Jesus pág. 82).

06 – Sabendo que devemos depender inteiramente de Cristo havemos de cruzar os braços? Por quê? Romanos 12:11.

Quando passamos a sentir nossa completa dependência de Cristo para a salvação, devemos cruzar os braços e dizer: "Não tenho que fazer coisa alguma; estou salvo; Jesus realizou tudo"? - Não; devemos empregar toda a energia para que possamos tornar-nos participantes da natureza divina. Continuamente devemos estar vigiando, esperando, orando e trabalhando. (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 198). Unindo a humanidade com a divindade, podeis realizar uma obra tão duradoura como a eternidade. (Fé e Obras pág. 24).

07 – Ao estarmos assim unidos com Cristo, haverá algum perigo de fracasso? Por quê? Mateus 7:24,25.

Os que são participantes da natureza divina não cederão à tentação. O inimigo está trabalhando com todo o poder para vencer os que se empenham em viver a vida cristã. Aproxima-se deles com tentações, na esperança de que hão de ceder a elas. Assim espera poder desanimá-los. Mas os que firmaram os pés na Rocha dos séculos não hão de ceder às suas sutilezas. Lembrar-se-ão de que Deus é seu Pai e Cristo seu Auxiliador. O Salvador veio ao mundo para trazer a toda alma provada e tentada, força para vencer assim como Ele venceu. Eu conheço o poder da tentação; sei dos perigos que se acham no caminho; mas sei, também, que para os que estão lutando contra a tentação, acha-se provido poder bastante para qualquer emergência. (Mensagens aos Jovens pág. 81).

08 – Com esta providência de Deus, o que está ao alcance do homem? Mateus 5:48.

Todo o Céu se interessa no caráter que estais formando. Toda providência foi tomada em vosso favor, a fim de serdes participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. O homem não é deixado só para vencer os poderes do mal, por meio de seus fracos esforços. O auxílio acha-se ao seu alcance, e será concedido a toda pessoa que realmente o desejar. (Mensagens aos Jovens pág. 39).

09 – Ao termos esse conhecimento poderá haver alguma desculpa para pecarmos conscientemente? Por quê?  I João 5:18.

A tentação mais forte não pode desculpar o pecado. Por maior que seja a pressão exercida sobre a alma, a transgressão é o nosso próprio ato. Não está no poder da Terra nem do inferno compelir alguém a fazer o mal. Satanás ataca-nos em nossos pontos fracos, mas não é o caso de sermos vencidos. Por mais severo ou inesperado que seja o ataque, Deus nos proveu auxílio e em Sua força podemos vencer. (Patriarcas e Profetas, pág. 421). (Mensagens aos Jovens pág. 62).

10 – Ao nos dar este poder, qual é o objetivo de Deus? I Coríntios 10:13.

Ao participarmos da natureza divina, são eliminadas do caráter as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e tornamo-nos um vivo poder para o bem. Sempre aprendendo do Mestre divino, participando diariamente de Sua natureza, cooperamos com Deus para vencer as tentações de Satanás. Deus atua, e o homem atua, para que este possa ser um com Cristo assim como Cristo é um com Deus. Então nos assentamos com Cristo nos lugares celestiais. A mente descansa com paz e segurança em Jesus. (SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 943). (Meditações Matinais77 pág. 223).

 

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento