Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Fazei Prova de mim

LIÇÃO 16 - IDE PELOS CAMINHOS

Texto básico: E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Lucas 14:23.

1ª – O que significa ir primeiramente pelos caminhos?

Quando o convite do evangelho é dirigido aos gentios, continua o mesmo plano de trabalho. A mensagem deve ser proclamada primeiramente "pelos caminhos" - aos homens que têm parte ativa no trabalho do mundo, aos mestres e guias do povo. Deve atingir os pastores do rebanho, os mestres divinamente ordenados, como uma advertência a ser atendida. Aqueles que pertencem às camadas sociais mais elevadas devem ser procurados com terna afeição e respeito fraternal. Homens de negócios, em altas posições de confiança, homens de faculdades inventivas e intuição científica, intelectuais, mestres do evangelho, cuja atenção não foi dirigida para as verdades especiais deste tempo - esses devem ser os primeiros a ouvir o convite. A eles deve ser feito o convite. Há uma obra que deve ser feita em prol dos ricos. (Parábolas de Jesus pág. 229,230).

Alcancem primeiro as classes elevadas, se possível, mas sem que haja negligência das mais humildes. (Evangelismo 553).

2ª – Sobre quem mais recai a responsabilidade?

O chamado a ser feito nos "caminhos", tem de ser proclamado a todos quantos têm parte ativa nas obras do mundo, aos mestres e dirigentes do povo. Aos que têm sobre si pesadas responsabilidades na vida pública, médicos e professores, advogados e juízes, funcionários públicos e comerciantes, deve ser dada uma mensagem clara, distinta. (Evangelismo pág. 554,555).

3ª – O que é necessário para atingir as classes mais elevadas?

Têm de aguçar-se, e estar aparelhados e preparados a fim de apresentar inteligentemente a verdade às classes mais elevadas, e alcançá-las. Seu espírito precisa erguer-se mais alto, e manifestar maior vigor e clareza. ... Uma razão por que não se têm feito até aqui esforços em benefício das classes mais altas como vos tenho apresentado, é a falta de fé e verdadeiro ânimo em Deus. (Manuscrito 14, 1887).

Os inteligentes, os cultos, são por demais passados por alto. O anzol não está iscado para apanhar esta classe, e não são ideados, com oração, meios e métodos para alcançá-los com a verdade capaz de torná-los sábios para a salvação. Homens que ocupam altas posições de confiança no mundo ficarão encantados com uma clara, direta declaração da verdade escriturística. (Evangelismo págs. 556,557).

4ª – O que impede a mensagem de chegar às classes elevadas?

Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. Marcos 7:13; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. II Pedro 3:16.

Muito se tem perdido por falta de métodos sábios de trabalho. Todo esforço tem de ser feito para comunicar dignidade e boa reputação à obra. Esforços especiais devem ser feitos para conseguirmos a boa vontade de homens que ocupam cargos de responsabilidade, sem sacrificarmos nenhum princípio da verdade ou da justiça, mas sacrificando apenas nossos próprios costumes e maneiras de tratar com o povo. Muito mais seria realizado mediante o uso de mais tato e discrição na apresentação da verdade. (Evangelismo 68).

5ª – Porque os jovens não devem ser enviados a evangelizar nos lugares mais aviltados das cidades?

Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. Salmos 101:3.

Grande cuidado deve tomar-se no trabalho pelos excluídos. Nem rapazes nem moças devem ser enviados aos lugares mais perigosos de nossas cidades. Os olhos e os ouvidos dos jovens devem ser guardados do mal. (Medicina e Salvação pág. 312).

6ª – De acordo à inspiração, quando Deus tocará o coração de homens abastados?

Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Provérbios 30:5; Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. I Pedro 4:11.

Deus tocará ao coração de homens ricos quando a Bíblia, e somente a Bíblia, for apresentada como a luz do mundo. (Evangelismo pág. 87).

7ª – O que é começar a obra no lugar errado?

A obra pelas classes mais pobres não tem limites. Ela nunca pode ser concluída, e tem de ser tratada como uma parte do grande todo. Dar nossa primeira atenção a este trabalho, quando há vastas porções da vinha do Senhor abertas ao cultivo, e, todavia ainda não tocadas, é começar no lugar errado. (Medicina e Salvação pág. 312).

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento