Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 15 - BATISMO - INÍCIO DE UMA OBRA

Texto básico: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16.

1-Que foi estabelecido por Cristo como sinal de entrada para o seu reino?

Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:6.

Fazendo do batismo o sinal de entrada para o Seu reino espiritual, Cristo o estabeleceu como condição positiva à qual têm de atender os que desejam ser reconhecidos como estando sob a jurisdição do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Antes que o homem possa obter abrigo na igreja, antes de transpor mesmo o limiar do reino espiritual de Deus, deve receber a impressão do nome divino: "O Senhor, Justiça Nossa." Jer. 23:6. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 389.


2-O que simboliza o batismo? Ao recebê-lo, que declara o crente?

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 2 Coríntios 6:17.
 
Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei. Obedeceram ao preceito que diz: "Saí do meio deles, e apartai-vos... e não toqueis nada imundo." II Cor. 6:17. Cumpriu-se em relação a eles a promessa divina: "E Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso." II Cor. 6:17 e 18. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 389.


3- Após o batismo, que deve o crente lembrar?

E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. João 17:26.

Nossa vida está vinculada à de Cristo, e o crente deve lembrar-se de que daí por diante está consagrado a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo. Todos os negócios deste mundo entram para segundo plano nesta sua nova posição. ...São recíprocos os compromissos assumidos pela aliança espiritual que celebramos mediante o batismo. O homem, cumprindo sua parte numa obediência tributada de coração, tem o direito de orar: "Ó Senhor, ... manifeste-se hoje que Tu és Deus em Israel." O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma garantia de que essas potências nos assistirão em todos os nossos apertos, quando quer que os invoquemos. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 396.


4-Ao submetermos ao batismo o que testificamos?

Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 1 João 2:12.

Quando nos submetemos ao solene rito do batismo, testificamos aos anjos e aos homens que somos purificados de nossos antigos pecados, e que daí em diante, havendo morrido para o mundo, buscaremos "as coisas que são de cima". Col. 3:1. Não esqueçamos nossos votos batismais. Em presença das três mais altas potências celestes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - comprometemo-nos a fazer a vontade Daquele que... Declarou: "Eu sou a ressurreição e a vida". João 11:25. Cristo perdoa todo pecador arrependido e quando o perdoado, por ocasião do batismo, se ergue da sepultura líquida, é declarado nova criatura, cuja vida está escondida com Cristo em Deus. Lembremo-nos sempre de que é nosso alto privilégio ser purificados de nossos pecados antigos. Review and Herald, 26 de maio de 1904.


5-Que foi provido a fim de que sejamos vitoriosos?

 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10.

Quando o cristão faz seus votos batismais, é-lhe prometido auxílio divino. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão prontos a trabalhar em seu favor. Deus põe à sua disposição os recursos celestes, para que ele seja vitorioso. Sua própria força é pequena; Deus, porém, é onipotente, e Deus é seu ajudador. Diariamente deve ele levar suas necessidades ao trono da graça. Por fé e confiança, por se aproveitar dos recursos providos, ele pode ser mais que vencedor. Review and Herald, 18 de fevereiro de 1904.


6- Que se dá no ato do batismo?

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome; São João 1:12.

Os que receberam a marca de Deus pelo batismo, acatem estas palavras, lembrando-se de que sobre eles o Senhor colocou a Sua assinatura, declarando-os filhos e filhas.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus. Estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a Cristo no templo da alma. Esses candidatos entraram para a família de Deus, e os seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro. SDA Bible Commentary, vol. 6, pág. 1.075.


7 - Que deve suceder ao batismo?

Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 1 Coríntios 16:13.

Quando Cristo ordena, Seus soldados devem obedecer sem hesitação. Precisam ser soldados fiéis, do contrário Ele os não pode aceitar. A toda alma é concedida liberdade de escolha, mas depois que o homem se alistou, requer-se que seja tão verdadeiro como o aço, quer para a vida, quer para a morte. Manuscrito 71/2, 1900.

 

 

 

 

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento