Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Saúde e Vida - Educação Alimentar

Lição 15 - Alimentação Imprópria - Causa de Doenças (Parte II)

Texto Básico: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.I Cor. 10:31.

1 – Como são observadas as leis da vida e da saúde hoje em dia?

A estranha ausência de princípios que caracterizam esta geração, e que pode ser observada em seu desrespeito às leis da vida e da saúde, é de causar pasmo. Prevalece a ignorância sobre este assunto, enquanto a luz está brilhando em torno deles. No que respeita à maioria, sua principal preocupação é: Que comerei? Que beberei e com que me vestirei? Não obstante tudo que é dito e escrito sobre como devemos tratar nosso corpo, o apetite é a grande lei que governa homens e mulheres em geral. CRA 119.

2 – Que separação deve ser feita em cada refeição?

Não é bom comer verduras e frutas na mesma refeição. Se a digestão é deficiente, o uso de ambas ocasionará, com freqüência, perturbação incapacitando para o esforço mental. Melhor é usar as frutas numa refeição, e as verduras em outra. CRA 112.

3 – Quando são feitas essas misturas que acontece?

“Frutas e verduras consumidas juntas na mesma refeição produzem acidez estomacal; daí resulta sangue impuro, e a mente não é clara porque a digestão é imperfeita.” Deveis compreender que cada órgão do corpo deve ser tratado com respeito. Em questão de regime alimentar, deveis raciocinar da causa para o efeito. CRA 113.

4 – A mistura de vários doces com outros alimentos traz algum transtorno ao organismo?

Pudins, cremes, bolos, doces e verduras, tudo servido numa mesma refeição, trará transtornos ao estômago. CRA 112.

5 – Como deve ser o cardápio do dia a dia?

O cardápio deve ser variado. Os mesmos pratos, preparados da mesma maneira, não devem aparecer à mesa refeição após refeição, dia após dia. O alimento é tomado com mais prazer, e o organismo mais bem nutrido quando é variado. CBV 299, 300.

6 – É o excesso de açúcar prejudicial à saúde?

Em geral, usa-se demasiado açúcar no alimento. Bolos, pudins, massas, geléias, doces, são a causa ativa de má digestão. Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que o leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos. CBV. 301, 302.

7 – Que dizer dos frutos oleaginosos?

Foi-me instruído que o alimento composto de frutos oleaginosos é muitas vezes usado sem critério, que é usado em quantidade demasiada, e que alguns deles não são tão saudáveis quanto outros. A amêndoa é preferível ao amendoim; mas este, em pequena quantidade, pode ser usado juntamente com cereais para formar um alimento nutritivo e digesto. CRA 364.

8 – É possível comer sem moderação, mesmo os alimentos saudáveis?

Não se deve pensar que, pelo fato de haver alguém deixado o uso de artigos prejudiciais do regime alimentar, deva comer tanto quanto lhe aprouver. O alimentar-se em excesso, não importa qual a qualidade do alimento, atrapalha o organismo vivo e a estorva assim em seu trabalho. CRA 131.

9 – Que acontece quando colocamos alimento excesso no organismo?

Alimento em excesso pesa no organismo, produzindo um estado, febril. Chama uma indevida quantidade de sangue para o estômago, causando resfriamento nos membros e extremidades. Impõe pesada carga aos órgãos digestivos, e quando os mesmos têm executado sua tarefa, resta uma sensação de desfalecimento e debilidade. CRA 134.

10 – Que deseja Cristo fazer por cada um de Seu povo? Êxo. 15:26.

Cristo fora o guia e mestre do antigo Israel, e ensinara-lhe que a saúde é o prêmio da obediência às leis divinas. O grande Médico que curava os doentes da Palestina, falara a Seu povo da coluna de nuvem, dizendo-lhe o que devia fazer, e o que Deus faria por ele. "Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus", disse, "e fizeres o que é reto diante de Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque Eu sou o Senhor, que te sara." CRA 121.

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento