Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Mensagem que determina o destino dos Homens

LIÇÃO 13 - VENCENDO AS TENDÊNCIAS PECAMINOSAS

Texto básico: Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que está no mundo. I João 4:4.

01 – Que luta se processa em cada coração?

Ninguém diga: Não posso corrigir meus defeitos de caráter. Se chegardes a essa decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e da involuntariedade de se submeter à direção de Deus. Muitos a quem Deus capacitou para fazer trabalho excelente, pouco conseguem, porque pouco empreendem. Milhares passam esta vida como se não tivessem alvo definido pelo qual viver, nem norma para alcançar. Os tais receberão recompensa proporcional às suas obras. (Parábolas de Jesus pág. 331).

02 – O que deve ser ensinado a cada cristão no início da sua experiência? Que obra se faz necessária? Filipenses 1:29.

Logo no início da vida cristã, deve ensinar-se aos crentes seus princípios fundamentais. Deve-se-lhes ensinar que não serão salvos somente pelo sacrifício de Cristo, mas que também devem tornar a vida de Cristo a sua vida e o caráter de Cristo o seu caráter. Ensine-se a todos, que precisam levar fardos e renunciar às inclinações naturais. (Parábolas de Jesus pág. 58). O jardim do coração precisa ser cultivado. Precisa o solo ser sulcado por profundo arrependimento. As plantas venenosas e diabólicas devem ser arrancadas. O terreno, uma vez coberto de espinhos, só pode ser reconquistado por diligente trabalho. Assim, as más tendências do coração natural só podem ser vencidas por sincero esforço em nome de Jesus e por Sua virtude. (Parábolas de Jesus pág. 56). As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto. (Parábolas de Jesus pág. 331).

03 – O que nunca devemos permitir? Tiago 2:12.

Deus somente aceitará os que estão decididos a ter um alvo elevado. Coloca cada agente humano sob a obrigação de fazer o melhor. De todos é requerido perfeição moral. Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas. Precisamos compreender que imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todo aquele que aceita a Cristo como Salvador pessoal, tem o privilégio de possuir estes atributos. (Parábolas de Jesus pág. 330).

04 – Qual é a obra dos que reprovam o erro? E se houver um único ponto fraco? Mateus 5:29,30.

Seu poder aguarda que o peçam aqueles que querem vencer. O reprovador deve animar seus ouvintes, de modo que lutem pelo domínio. Deve ele animá-los a lutar pelo libertamento de toda prática pecaminosa, para ser livres de todo hábito corrupto, mesmo que sua negação de si mesmo seja como arrancar a vista direita, ou separar do corpo o braço direito. Nenhuma concessão ou compromisso devem ser feitos em relação a maus hábitos ou práticas pecaminosas. (Manuscrito 26a, 1892.) (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 380). Talvez nos lisonjeemos de estar isentos de muitas coisas de que outros são culpados; mas se temos alguns pontos fortes no caráter, e apenas um ponto fraco, existe ainda comunhão entre o pecado e a alma. (Mensagens aos Jovens pág. 91).

05 – Do que Deus nos adverte? I João 5:3.

Bom será que cada um de nós erga o espelho, a real lei de Deus, e nela veja o reflexo do próprio caráter. Sejamos cuidadosos em não negligenciar os sinais de perigo, e as advertências dadas em Sua Palavra. A menos que essas advertências sejam atendidas, e vencidos os defeitos de caráter, esses defeitos vencerão aqueles que os possuem, e eles cairão em erro e apostasia, e em pecado aberto. A mente que se não eleva ao mais alto padrão, perderá com o tempo o poder de conservar aquilo que antes havia alcançado. "Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia." I Coríntios 10:12. (Testemunhos Seletos Mundial vol. 2 pág. 209).

06 – Qual será a condição de muitos no tempo de angústia? Jeremias 8:20.

Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo do "refrigério" e da "chuva serôdia" os habilitasse para estar em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Oh! quantos vi eu no tempo de angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação, e portanto não podiam receber o refrigério que todos precisam ter para os habilitar a viver à vista de um Deus santo. (Vida e Ensinos pág. 112).

Foi-me mostrado que, se o povo de Deus não fizer esforços, de sua parte, mas esperar apenas que sobre eles venha o refrigério, para deles remover os defeitos e corrigir os erros; se nisso confiarem para serem purificados da imundícia da carne e do espírito, e preparados para tomar parte no alto clamor do terceiro anjo, serão achados em falta. O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houverem para ele preparado, fazendo o trabalho que Deus ordena, isto é, purificando-se de toda a impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando-se em santidade, no temor de Deus. (Testimonies, vol. 1, pág. 619, 1867.) (Testemunhos Seletos Mundial vol. 3 pág. 214).

07 – Pelo fato do amor de Deus ser tão grande significa que Ele desculpará os nossos pecados? Como será no dia de ajuste final? Eclesiastes 8:11.

Mas o amor de Deus não O leva a desculpar o pecado. Não o desculpou em Satanás; não o escusou em Adão ou em Caim; nem o desculpará em qualquer outro homem. Não tolerará nossos pecados, e não passará por sobre nossos defeitos de caráter. Espera que vençamos em Seu nome. (Parábolas de Jesus pág. 316). Na parábola, ao perguntar o rei: "Como entraste aqui, não tendo veste nupcial?" Mateus 22:12 o homem emudeceu. Assim será no grande dia de Juízo. Os homens agora podem justificar seus defeitos de caráter, mas naquele dia não apresentarão desculpas. (Parábolas de Jesus pág. 317).

08 – Qual será o fim dessas almas? Salmos 1:4,5.

Os defeitos acariciados no trato dos pormenores da vida, passam aos afazeres mais importantes. Procede segundo os princípios a que se acostumou. Assim as ações repetidas formam hábitos, os hábitos formam o caráter, e pelo caráter é decidido nosso destino para este tempo e para a eternidade. (Parábolas de Jesus pág. 356). A mão de todo homem será contra o seu semelhante. O irmão se levantará contra o irmão, a irmã contra a irmã, os pais contra os filhos, e os filhos contra os pais. Tudo estará em confusão. Parentes trair-se-ão uns aos outros. Haverá conspirações secretas para destruir vidas. Destruição, sofrimento e morte serão vistos em toda a parte. Os homens seguirão a desenfreada propensão de sua hereditária e cultivada tendência para o mal. ... (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 418).

09 – Onde está nossa única segurança? Isaias 27:5.

Homem algum herda a santidade como direito de primogenitura, nem pode, por quaisquer métodos que planeje, tornar-Se leal a Deus. "Sem Mim", diz Cristo, "nada podeis fazer." João 15:5. A justiça humana é qual "trapos de imundícia". Mas com Deus todas as coisas são possíveis. Na força do Redentor, o fraco e erradio homem pode tornar-se mais que vencedor do mal que o rodeia. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 310).

10 – Por meio de Cristo o que foi providenciado? II Coríntios 3:18.

Talvez acheis que não podeis receber a aprovação do céu. Pode ser que digais: “nasci com a tendência natural para este mal, e não posso vencer.” Mas foram tomadas todas as providencias por nosso Pai celestial para poderdes vencer toda tendência pecaminosa. (Meditações Matinais 99 pág. 350). Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar. (Temperança pág. 112). Por meio da fé em Cristo, toda deficiência de caráter pode ser suprida, toda contaminação removida, corrigida toda falta, e toda boa qualidade desenvolvida. "Estais perfeitos nEle." Colossenses 2:10. (Mensagens aos Jovens pág. 252).

11 – O que o espírito de profecia nos relata daqueles que estão se preparando para o céu? II Coríntios 2:14.

Aqueles que estão batalhando contra tentações diárias, vencendo as próprias tendências pecaminosas e buscando santidade do coração e da vida, não fazem nenhuma orgulhosa proclamação de santidade. (Santificação pág.11). O cristão sentirá as tendências do pecado, porque a carne cobiça contra o Espírito, mas o Espírito combate contra a carne, mantendo uma batalha constante. É aqui que o auxílio de Cristo se faz preciso.  A fraqueza humana se une à força divina, e a fé exclama: "Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 15:57. (Santificação pág. 103). Haverá ardente esforço para vencer tudo quanto se oponha à perfeição de caráter. Desaparecerá a dissensão. O que outrora encontrava defeitos nos que o rodeiam, verá que muito maiores falhas existem em seu próprio caráter. (Mensagens aos Jovens pág. 73).

12 – Se porventura cometermos algum erro é motivo de desistirmos ou desanimarmos? I João 1:7.

Deus não Se desanima conosco por causa de nossos pecados. Podemos cometer erros e ofender o Seu Espírito; mas quando nos arrependemos e vamos ter com Ele com o coração contrito, Ele não nos faz voltar. Há empecilhos a serem removidos. Têm-se acariciado sentimentos errados, e tem havido orgulho, presunção, impaciência e murmurações. Tudo isso nos separa de Deus. Os pecados devem ser confessados; tem de haver mais profunda obra de graça no coração. Os que se sentem fracos e desanimados podem tornar-se fortes varões de Deus e fazer nobre trabalho pelo Mestre. Devem, porém, trabalhar de um ponto de vista elevado; não devem ser influenciados por quaisquer motivos egoístas. (Mensagens Escolhidas vol. 1 págs. 350-351).(ver Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 337).

 

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento