Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Uma Obra de Preparação Entre o Povo de Deus

Lição 13 - O JULGAMENTO PELA CASA DE DEUS

Texto Básico:Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17.

1-Que deve acontecer antes de qualquer pessoa entrar nas mansões dos bem-aventurados?

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12.

Antes de qualquer pessoa poder entrar nas mansões dos bem-aventurados, seu caso deverá ser investigado, e seu caráter e ações deverão passar em revista perante Deus. Todos serão julgados de acordo com as coisas escritas nos livros, e recompensados conforme tiverem sido as suas obras. Este juízo não ocorre por ocasião da morte. Notai as palavras de Paulo: "Tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do Varão que destinou: e disto deu certeza a todos, ressuscitando-O dos mortos." Atos 17:31. Aqui o apóstolo terminantemente declara que um tempo específico, então no futuro, fora fixado para o juízo do mundo. O Grande Conflito, pág. 548.

2-Por que é necessário que todos os homens guardem a lei de Deus?

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13.

A fim de se prepararem para o juízo, é necessário que os homens guardem a lei de Deus. Esta lei será a norma de caráter no juízo. Declara o apóstolo Paulo: "Todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados." "No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo." Rom. 2:12 e 16. E ele diz que "os que praticam a lei hão de ser justificados". Rom. 12: 13. A fé é essencial a fim de guardar-se a lei de Deus; pois "sem fé é impossível agradar-Lhe". "E tudo o que não é de fé é pecado." Heb. 11:6; Rom. 14: 23. O Grande Conflito, pág. 435.

3-Que benefício tem o homem ao guardar a lei de Deus?

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. São João, 14:21.

Isso é uma ilustração do modo por que devemos trabalhar. Temos de oferecer aos homens alguma coisa melhor do que eles possuem, a própria paz de Cristo, que excede todo o entendimento. Cumpre-nos falar-lhes da santa Lei de Deus, a transcrição de Seu caráter, e uma expressão daquilo que Ele quer que se tornem. Mostrai-lhes quão infinitamente superior às fugazes alegrias e prazeres do mundo é a imperecível glória celeste. Falai-lhes da liberdade e do repouso que se encontram no Salvador. "Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede", declarou Ele. João 4:14.Exaltai a Jesus, clamando: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. Unicamente Ele pode satisfazer o anseio do coração, e dar paz à alma.A Ciência do Bom Viver, 157.

4-Que deverá ser exaltado no juízo?

Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Provérbios 6: 23.

No juízo. A norma tem de ser exaltada, purificada a imaginação; a paixão, acumulada em volta de práticas aviltantes tem de ser renunciada, e a alma erguer-se a pensamentos puros, práticas santas. Todos os que subsistirem ante as provas e tribulações iminentes, serão participante da natureza divina, tendo escapado - não participado - da corrupção das paixões que há no mundo. (II Ped. 1: 41.) Review and Herald, 24 de maio de 1887.

5-Como vai acontecer o Julgamento?

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 1 Coríntios 3:13.

Todos serão examinados e julgados de acordo com a luz que tiveram. Os que se desviam da verdade para as fábulas não podem esperar uma segunda oportunidade. Não haverá um milênio temporal. Se, depois que o Espírito Santo trouxe convicção aos seus corações, resistirem à verdade e usarem sua influência para impedir que outros O recebam, eles nunca se convencerão. Não buscaram a transformação do caráter no tempo de graça que lhes foi concedido, e Cristo não lhes dará a oportunidade de passarem outra vez pela mesma situação. A decisão é definitiva. Quando se assentar o tribunal, e se abrirem os livros; quando for proferido o "bem está" do grande Juiz, e colocada a coroa da glória imortal sobre a fronte do vencedor, muitos erguerão suas coroas diante do Universo reunido e, apontando para a mãe, dirão: "Ela me fez tudo o que sou pela graça de Deus. Suas instruções e orações contribuíram para minha salvação eterna." Signsofthe Times, 3 de novembro de 1881.

6- Na presença de quem será realizado o juízo?

Que será revelado naquele dia? A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Salmos 111:3.

Em Seus ensinos, Cristo procurava impressionar os homens com a certeza do juízo vindouro, e com a sua proclamação. Não é esse um juízo de alguns poucos indivíduos, nem mesmo de uma nação, mas de um mundo inteiro de seres humanos, de criaturas responsáveis. Será realizado na presença de outros mundos, para que o amor, a integridade, o serviço do homem para Deus, sejam honrados ao grau máximo. Não haverá falta de glória e honra. ... A lei de Deus será revelada em sua majestade; e os que se puseram em desafiadora rebelião contra os seus santos preceitos hão de compreender que a lei que rejeitaram e desprezaram e pisaram a pés, é a norma pela qual Deus julga o caráter. ...Neste pedacinho de mundo o universo celestial manifestará o maior interesse, pois Jesus pagou preço infinito pela salvação de seus habitantes. Reviewand Herald, 22 de novembro de 1898.

7- No juízo final, o que a humanidade irá reconhecer?

Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Salmos 148: 11. Portanto, irmãos procurem fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:10.

Naquele dia de punição e recompensa finais, tanto os santos como os pecadores reconhecerão Naquele que foi crucificado, o Juiz de todos os vivos. ...É-nos concedido tempo de graça, oportunidades e privilégios nos são dados, para fazermos firmes nossa vocação e eleição. Como devemos estimar este tempo precioso, e aproveitar cada um dos talentos que Deus nos deu, para podermos ser nós mesmos mordomos fiéis, conservando nosso coração no amor de Deus! Solene será o dia da decisão final! Review and Herald, 22 de novembro de 1898.

 

 

 

Publicado em 17/03/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento