Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 13 - A SOCIEDADE COM O MUNDO NÃO COMBINA

Texto básico: Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do Senhor teu Deus. Deuteronômio 12:28.

1-Que sábias instruções tem dado o Senhor ao seu povo no passado e também dá a nós hoje? Por quê?

Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1.

Em Sua palavra, o Senhor deu claras instruções ao seu povo para que não se unisse com os que não têm perante si o amor e o temor de Deus. Essas companhias raramente se sentirão satisfeitas com o amor e o respeito que são qualidades do povo de Deus. Procurarão constantemente obter do marido ou da esposa temente a Deus algum favor que envolverá desrespeito para com as normas Divinas. Para um homem piedoso e para a igreja à qual ele está ligado, uma esposa mundana ou um amigo mundano é como um espião no acampamento, que procurará toda oportunidade de trair o servo de Cristo e expô-lo aos ataques do inimigo. St, 06/10/1881.

2- Caso queiramos erguer-nos à máxima excelência moral, e atingir à perfeição do caráter religioso, que cuidado deve ser empregada na formação de amizades e na escolha de um companheiro de vida?

Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. Salmos 119:63.

Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Salmos 37: 27.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21.

Devemos sentir sempre profundo interesse na salvação dos impenitentes, e manifestar para com eles um espírito de bondade e cortesia; mas só podemos escolher com segurança para nossos amigos, os que são amigos de Deus. Companheiros frívolos, destituídos de princípios profundos, desviam o coração dos que antes eram nobres e fiéis, para a vaidade, os prazeres corruptores e vício declarado. Filhos e filhas de Deus, pág. 165.

3-O fato de vivermos no mundo, precisamos estar associados com ele?

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Provérbios 1: 33.

Não é seguro os cristãos estabelecerem convivência com os que não têm nenhuma ligação com Deus e cuja maneira de viver Lhe desagrada. No entanto, quantosprofessos cristão se aventuram entrar no terreno proibido! Muitos convidam para sua casa parentes vãos, frívolos e ímpios; e muitas vezes o exemplo e a influencia dessas incrédulas visitas produzem perduráveis impressões na mente das crianças da casa. A influência assim exercida é semelhante à que resultou do convívio dos israelitas com os ímpios cananeus. Deus considera os pais responsáveis pela desobediência à Sua ordem de se afastarem eles mesmos e sua família dessas influencias profanas. Conquanto precisemos viver no mundo, não devemos ser do mundo. Somos proibidos de nos harmonizarmos com suas práticas e sua moda. A amizade dos ímpios é mais perigosa que sua inimizade. Ela desencaminha e destrói milhares que poderiam, por um exemplo adequado e santo, ser levados a se tornarem filhos de Deus. St 02/06/1881.
Devemos sentir sempre profundo interesse na salvação dos impenitentes, e manifestar para com eles um espírito de bondade e cortesia; mas só podemos escolher com segurança para nossos amigos, os que são amigos de Deus. Signsofthe Times, 19 de maio de 1881.

4- Como podemos representar Cristo, neste mundo em que vivemos?

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. II Coríntios 3:18.

Sigamos a revelada vontade de Deus. Então conheceremos que a luz que recebemos vem da divina Fonte de toda a luz verdadeira. Os que cooperam com Cristo encontram-se em terreno seguro. Deus os abençoa ricamente à proporção que eles consagram suas energias à obra de salvar da corrupção o mundo. Cristo é nosso exemplo. Contemplando-O somos transformados à Sua imagem, de glória em glória, de caráter em caráter. Esta é nossa obra. Que Deus nos ajude a representar devidamente o Salvador do mundo. Review and Herald, 13 de agosto de 1901.
Atende à ordem: "Como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo." ... I Ped. 1:15 e 16. Mantendo-se próximo do seu Mestre, dEle recebe palavras para falar às pessoas. Elevando como Cristo eleva, amando como Cristo ama, trabalhando como Cristo trabalha, anda fazendo bem. Luta com todas as forças para o aprimoramento próprio, a fim de que, por preceito e exemplo, leve outros a uma vida mais pura, mais elevada e mais nobre. Review and Herald, 21 de janeiro de 1902.

5- O que deve moldar o caráter cristão?

Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. Provérbios 16: 17.

O verdadeiro caráter cristão é marcado por sinceridade de propósito, indomável determinação que recuse render-se a influências mundanas e que tenha como alvo nada menos que a norma bíblica. ... A consagração dos seguidores de Cristo precisa ser completa. ... Ele deve estar disposto a suportar com paciência, com alegria e prazer, qualquer coisa que na providência de Deus ele seja chamado a sofrer. Sua final recompensa será assentar-se com Cristo no imortal trono de glória. SDA BibleCommentary, vol. 2, pág. 1107, 1108.
No entanto, representa para os homens uma dura lição aprender que Deus toma a sério o que diz. Via de regra, os que escolhem para amigos e companheiros, pessoas que rejeitam a Cristo e pisam na lei de Deus, finalmente mostram o mesmo pensamento e espírito. Filhos e Filhas de Deus, pág. 165.

6-Qual o perigo do desânimo espiritual e das honras mundanas?

Se os indivíduos consentirem em ficar desanimados no serviço de Deus, o grande adversário apresentará abundantes razões para que se desviem da clara senda do dever e passem a trilhar um caminho de comodidade e irresponsabilidade. Aqueles que podem ser subornados ou seduzidos, desencorajados ou aterrorizados, não serão úteis na batalha cristã. Os que colocar suas afeições nos tesouros ou nas honras mundanas, não participarão ativamente da batalha contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.St 30/06/1881.

7-O que tem eclipsado o amor humano com o divino na vida do cristão?

Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. Deuteronômio 7:6.

O Senhor não mudou. ... É fiel, misericordioso, compassivo, leal no cumprimento de Sua Palavra, tanto em promessas como em advertências. Um dos maiores perigos que rodeia o povo de Deus hoje é o da associação com os ímpios; especialmente em se unirem em casamento com incrédulos. Para muitos, o amor para com o humano eclipsa o amor para com o divino. Dão o primeiro passo para a apostasia com ousarem desconsiderar o mandamento expresso do Senhor; e a apostasia completa é muitas vezes o resultado. Tem-se demonstrado coisa perigosa para os homens, o fazerem a própria vontade em oposição às reivindicações de Deus. É todavia dura lição para os homens aprenderem que Deus quer dizer aquilo que diz. Em regra, os que escolhem para amigos e companheiros pessoas que rejeitam a Cristo e pisam a lei de Deus, vêm afinal a pensar da mesma maneira e a ter o mesmo espírito. Signsofthe Times, 19 de maio de 1881.

Publicado em 19/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento