Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Fazei Prova de mim

LIÇÃO 12 - UMA IGREJA LIBERAL

Texto básico: E, chamando os seus discí­pulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro. Marcos 12:43.

1ª – Até mesmo quem pode oferecer sua oferta a Deus? Como são comparadas suas dadivas ao subirem ao céu?

Mesmo o mais pobre deve levar a Deus a sua oferta. Devem eles ser repartidores da graça de Cristo, mediante o negarem-se a si mesmos para ajudar aqueles cujas necessidades são mais prementes que a deles próprios. A dádiva do pobre, fruto da abnegação, sobe perante Deus como suave incenso. E cada ato de abnegado sacrifício fortalece o espírito de beneficência no coração do doador, aliando-o mais intimamente Àquele que era rico, e por amor a nós Se fez pobre, para que por Sua pobreza enriquecêssemos. (Atos dos Apóstolos pág. 342).

2ª - Qual foi o ato da viúva que Jesus louvou?

Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando oos seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro. Marcos12:42,43.

E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento. O ato da viúva que deitou na arca duas pequenas moedas - tudo quanto possuía - é posto em realce para encorajamento dos que, lutando com a pobreza, ainda desejam com suas dádivas ajudar a causa de Deus. Cristo chamou a atenção dos discípulos para esta mulher, que dera "todo o seu sustento". Marcos 12:44. Ele considerou sua dádiva de maior valor que as grandes ofertas daqueles cujos óbolos não representavam abnegação. Deram de sua abundância uma pequena porção. Para dar a sua oferta a viúva se havia privado mesmo dos gêneros de primeira necessidade, confiando em Deus para o suprimento de suas necessidades para o dia de amanhã. A respeito dela, declarou o Salvador: "Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro." (Atos dos Apóstolos pág. 342).

3ª – Como Jesus avalia nossa oferta?

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. II Coríntios 9:7.

Assim ensinou Ele que o valor da oferta é estimado, não pela quantidade, mas pela proporção em que é dada e pelos motivos que animaram o doador. (Atos dos Apóstolos pág. 342).

4ª – O que o apóstolo entusiasmava os novos conversos a fazer?

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35.  

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. O apóstolo Paulo, em seu ministério entre as igrejas, foi incansável em seus esforços para inspirar no coração dos novos conversos o desejo de fazer grandes coisas pela causa de Deus. Muitas vezes ele os exortava à liberalidade. Falando aos anciãos de Éfeso sobre suas anteriores atividades entre eles, disse: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." (Atos dos Apóstolos pág. 343).

5ª - Como era considerado os crentes da macedônia? E como eles procederam com as ofertas?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25:40.  

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Quase todos os crentes da Macedônia, eram pobres em bens deste mundo, mas seu coração estava transbordando com o amor a Deus e Sua verdade, e alegremente deram para o sustento do evangelho. Quando as coletas gerais foram tiradas entre as igrejas gentílicas para socorro aos crentes judeus, a liberalidade dos conversos da Macedônia foi exaltada como um exemplo para as outras igrejas. (Atos dos Apóstolos pág. 343).

6ª - Que fez o apóstolo ao escrever aos crentes de Coríntios?

Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. II Coríntios 8:1-3.

Escrevendo aos crentes coríntios, o apóstolo chamou-lhes a atenção para "a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder... e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente, pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos". (Atos dos Apóstolos pág. 343).

7ª - Como foram consideradas pelo apostolo as ofertas que eles deram? 

E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. II Coríntios 8:5.

E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. A voluntariedade em sacrificar da parte dos crentes macedônios era consequência de sua inteira consagração. Movidos pelo Espírito de Deus, "se deram primeiramente ao Senhor", daí estarem dispostos a dar voluntariamente de seus meios para o sustento do evangelho. Não era necessário constrangê-los para que dessem; antes se rejubilavam pelo privilégio de negarem a si mesmos até coisas necessárias a fim de suprir as necessidades de outros. Quando o apóstolo quis restringi-los, insistiram com ele para que aceitasse suas ofertas. Em sua simplicidade e integridade, e em seu amor pelos irmãos, renunciaram alegremente, e assim abundaram no fruto da beneficência. (Atos dos Apóstolos pág. 343).

8ª – Que certeza têm os colaboradores de Deus?

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46.

Abnegada liberalidade levou a primeira igreja a um sentimento de alegria; pois os crentes sabiam que seus esforços estavam ajudando a levar o evangelho aos que jaziam em trevas. Sua beneficência testificava que não haviam recebido a graça de Deus em vão. Que teria produzido tal liberalidade senão a santificação do Espírito? Aos olhos de crentes e incrédulos foi um milagre de graça. (Atos dos Apóstolos pág. 345).

9ª – Quando damos ao Senhor, que certeza podemos ter?

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3.

A prosperidade espiritual está intimamente ligada à liberalidade cristã. Os seguidores de Cristo devem regozijar-se pelo privilégio de revelar em sua vida a beneficência do seu Redentor. Dando ao Senhor, eles têm a certeza de que seu tesouro está indo em sua frente para as cortes celestiais. Querem os homens ter seus bens seguros? Coloquem-nos nas mãos que levam as marcas da crucifixão. (Atos dos Apóstolos pág. 345).

10ª – Como melhor aproveitar nossos rendimentos?

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Provérbios 3:9 e 10.

Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; E se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares. Querem aproveitar seus rendimentos? Usem-nos para abençoar os necessitados e sofredores. Querem aumentar suas posses? Acatem a injunção divina: "Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares." Procurem eles reter suas posses com propósitos egoístas, sê-lo-á para sua eterna perda. Deem, porém seu tesouro a Deus, e desse momento em diante ele levará Sua inscrição. Fica selado com a Sua imutabilidade. (Atos dos Apóstolos pág. 345).

11ª - Que louvores encontramos nos textos abaixo?

Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento. Isaías 32:20.

Deus declara: "Bem-aventurados vós os que semeais sobre todas as águas." Isaías 32:20. Um contínuo repartir dos dons de Deus onde quer que a causa do Senhor ou as necessidades da humanidade requeiram nosso auxílio, não leva à pobreza. "Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda." Provérbios 11:24. O semeador multiplica a semente por deitá-la fora. Assim é com os que são fiéis em distribuir os dons de Deus. Repartindo, aumentam suas bênçãos. “Dai, e ser-vos-á dado, prometeu Deus; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço.” Lucas 6:38. (Atos dos Apóstolos pág. 345).

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento