Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Mensagem que determina o destino dos Homens

LIÇÃO 11 - JULGADOS DE ACORDO COM A LUZ

Texto básico: Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. Tiago 2:12-13.

01 – De que maneira seremos julgados por Deus? Romanos 2:12.

Todos terão de esperar pelo tempo designado, até que as advertências tenham ido a todas as partes do mundo, até que suficiente luz e evidências tenham sido dadas a cada pessoa. Alguns terão menos luz do que outros, mas cada um será julgado de acordo com a luz recebida. (Manuscrito 77, 1899). (Eventos Finais pág. 186).

02 – Porque não seremos condenados pela luz que não tivemos?

Não seremos considerados responsáveis pela luz que não atingiu nossa percepção, mas pela luz a que resistimos e que rejeitamos. Um homem não poderia compreender a verdade que nunca lhe foi apresentada, e não pode, portanto, ser condenado pela luz que nunca teve. (SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.145). (Eventos Finais pág. 187). Os homens serão julgados segundo a medida de luz a eles concedida. Ninguém será responsável pelas trevas e erros em que anda, se não lhes foi levada a luz. Eles não pecaram em não aceitar aquilo que não lhes foi apresentado. (Testemunhos Seletos Mundial vol. 1 pág. 285).

03 – O que o anjo revelou à profetisa a respeito da guarda do sábado que eles não compreendiam? Neemias 13:19.

Disse o anjo: “Tomem a palavra de Deus, leiam-na, compreendam-na e vocês não errarão. Estudem-na cuidadosamente e ali descobrirão o que é tarde e quando começa.” Perguntei-lhe se o desagrado de Deus esteve sobre seu povo por iniciarem o sábado como haviam feito. Fui dirigida ao primeiro sábado observado pelos adventistas e acompanhei o povo de Deus até nossos dias, mas nada constatei que pudesse trazer sobre eles o desagrado divino. Indaguei porque as coisas haviam ocorrido dessa maneira e porque precisávamos mudar o tempo de início do sábado. Disse o anjo: “Vocês entenderão, mas não ainda”. E disse mais: “Se houvesse luz a respeito e essa luz fosse rejeitada, então haveria condenação e o desagrado divino, mas, antes que a luz venha não há pecado, pois não existe luz rejeitada”. Vi que alguns achavam que o Senhor havia mostrado iniciar-se o sábado pontualmente as seis horas da tarde, quando, na verdade eu apenas vira que eles começavam “tarde” e eles deduziram que “tarde” significava seis hora. Vi que os servos de Deus precisavam unir-se e consolidar-se. (TESTEMUNHO PARA IGREJA Vol 1 Pág 116).

04 – O que podemos aprender da experiência de Jacó?  Qual será a nossa recompensa se não andarmos de acordo com a luz que possuímos? Gênesis 32:30.

Para o pecado, onde quer que se encontre, "nosso Deus é um fogo consumidor". Hebreus 12:29. O Espírito de Deus consumirá pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los. Depois de sua noite de luta com o anjo, Jacó exclamou: "Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva". Gênesis 32:30. Jacó fora culpado de um grande pecado em sua conduta para com Esaú; mas arrependera-se. Sua transgressão fora perdoada, e seu pecado purificado; podia, portanto, suportar a revelação da presença de Deus. Mas sempre que os homens chegaram à presença dEle, enquanto voluntariamente nutrindo o mal, foram destruídos. Por ocasião do segundo advento de Cristo, os ímpios hão de ser consumidos "pelo assopro da Sua boca", e aniquilados "pelo resplendor da Sua vinda".  II Tessalonissenses 2:8. A luz da glória de Deus, que comunica vida aos justos, matará os ímpios. (O Desejado de Todas as Nações págs. 107-108).

05 - Como será o julgamento dos que tiveram oportunidade de ouvir a verdade, mas negligenciaram?  Pelo que Jesus fez expiação? Lucas 12:47-48.

Os que têm oportunidade de ouvir a verdade, mas não se esforçam para ouvi-la ou compreendê-la, pensando que, se não a ouvirem não serão responsáveis, serão considerados culpados perante Deus, como se a tivessem ouvido e rejeitado. Não haverá desculpa para os que preferem continuar no erro, quando poderiam compreender o que é verdade. Em Seus sofrimentos e morte, Jesus fez expiação por todos os pecados de ignorância, mas não foi tomada nenhuma providência para a cegueira voluntária. (Eventos Finais pág. 187).

06 – O que Jesus quis nos ensinar em João 9:41?

Jesus respondeu: "Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece." João 9:40 e 41. Se Deus vos tivesse tornado impossível ver a verdade, vossa ignorância não envolveria nenhuma culpa. "Mas... agora dizeis: Vemos." Julgai-vos capazes de ver, e rejeitais os meios mediante os quais, unicamente, poderíeis receber a vista. A todos quantos compreendiam sua necessidade, Cristo viera com ilimitado auxílio. Mas os fariseus não confessavam necessidade alguma; recusavam-se a ir a Cristo, e por isso foram deixados em cegueira - uma cegueira de que eles próprios eram culpados. Jesus disse: "Vosso pecado permanece." (O Desejado de Todas as Nações pág. 475).

07 – O que Jesus fará com aqueles que como o ladrão da cruz, aceitarem a Cristo nas últimas horas da vida? Lucas 23:43.

Alguns dentre os remidos terão aceito a Cristo nas derradeiras horas da vida, e no Céu será ministrada instrução aos que, ao morrer, não compreendiam perfeitamente o plano da salvação. Cristo guiará os remidos para junto do rio da vida, e revelar-lhes-á aquilo que, quando na Terra, não puderam compreender. Manuscrito 150. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 262).

08 – Como Jesus nos trata mesmo cometendo muitos erros em ignorância?

Assim, serei vosso representante no Céu. O pai não vê vosso caráter defeituoso, mas vos olha revestidos de Minha perfeição. Sou o meio pelo qual as bênçãos do Céu descerão a vós. E todo aquele que Me confessa, partilhando Meu sacrifício pelos perdidos, será confessado como participante na glória e alegria dos salvos. (O Desejado de Todas as Nações pág. 357).

09 – O que acontecerá no tempo da sacudidura com os que não viveram de acordocom a luz que receberam? Mateus 8:11,12.

À medida que aumentam as provações ao nosso redor, ver-se-á em nossas fileiras tanto separação como unidade. Muitos que agora estão dispostos a empunhar as armas da peleja, em tempos de real perigo tornarão manifesto que não edificaram sobre a sólida rocha; eles cederão à tentação. Os que tiveram grande luz e preciosos privilégios, mas não os aproveitaram, sairão de nós, sob um pretexto ou outro. Não tendo recebido o amor da verdade, serão apanhados nos embustes do inimigo; darão ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, e apostatarão da fé. Mas, por outro lado, quando romper realmente sobre nós a tempestade da perseguição, as ovelhas verdadeiras ouvirão a voz do Pastor verdadeiro. (Meditações Matinais77 pág. 200). Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. (O Grande Conflito pág. 608).

 

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento