Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 10 - A VITÓRIA DE CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO

Texto básico: E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19: 30.

1-Na sena do calvário, quem estava sendo crucificado com Cristo?

 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19.

Nas cenas que transpiraram na sala de julgamento e no calvário, vemos do que o coração humano é capaz quando a influência de Satanás, Cristo Se submeteu à crucifixão, embora hoste celestial pudesse tê-lo livrado. Os anjos sofreram com Cristo. O próprio Deus foi crucificado com Cristo, pois o Próprio Cristo era um com o Pai. Aqueles que rejeitaram a Cristo e que não querem que este Homem reine sobre eles escolhem colocar- se Sob o governo de Satanás para fazer o trabalho dele como seus escravos. Cristo entregou a vida por eles no calvário. Bible echo 6/08/1894.


2- Na hora em que Cristo morreu, o véu do templo se rasgou; qual o significado deste acontecimento?

E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. Marcos 15:38.

Cristo foi pregado na cruz entre a hora terceira e a hora sexta, isto é, entre nove e doze horas. À tarde, morreu. Aquela era a hora do sacrifício da tarde. Então o véu do templo, aquele que velava a glória de Deus à vista da congregação de Israel, foi rasgado de alto a baixo. Por Cristo, a glória oculta do santo dos santos devia ser revelada. Ele sofrera a morte por todo homem, e por esta oferta, os filhos dos homens se deviam tornar filhos de Deus. Com cara descoberta, contemplando como por um espelho a glória do Senhor, os crentes em Cristo deviam ser transformados na mesma imagem, de glória em glória. O propiciatório, sobre o qual repousava a glória de Deus no santíssimo, é franqueado a todo o que aceitar a Cristo como propiciação pelo pecado, e por seu intermédio eles são postos em companheirismo com Deus. O véu está rasgado, a parede de separação derrubada, as ordenanças foram canceladas. Pela virtude de Seu sangue a inimizade está abolida. Pela fé em Cristo, judeus e gentios podem partilhar do pão vivo. Meditação Matinal 2005. Filhos e Filhas de Deus, pág. 228.

3- O que Deus estava querendo dizer naquele momento?

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
Hebreus 10:19,20.

Ao rasgar o véu do templo, Deus estava dizendo não mais posso revelar minha presença no lugar santíssimo. É oferecido a todos um novo e vivo Caminho diante do qual não há nenhum véu. A pecaminosa e sofredora humanidade não mais precisa aguardar a vinda do Sumo sacerdote. O tipo encontrou com o antítipo na morte do Filho de Deus. O Cordeiro de Deus havia sido oferecido como sacrifício. Foi como se uma voz tivesse dito para os adorares; Chegaram agora ao fim de todos os sacrifícios. YT21/06/1900.


4-Com qual natureza Cristo venceu a Satanás?

Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Gálatas 4:5.

Quando Cristo inclinou a cabeça e morreu trouxe consigo ao chão as colunas do reino e Satanás. Venceu Satanás na mesma natureza sobre a qual no Éden, Satanás obteve vitória. O inimigo vencido por Cristo em Sua Natureza humana. O poder da Divindade do Salvador estava oculto. Ele venceu na natureza humana confiando em Deus, que lhe supria poder. YI,25/04/1901.  


5- Que trabalho a morte de Cristo deve fazer na vida do ser humano?

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham
a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18.

Deseja Cristo que reconheçamos que nossos interesses são os mesmos. Um divino Salvador morreu por todos, a fim de que todos pudessem Nele encontrar sua origem divina. Em Cristo Jesus somos um. Pelo pronunciamento de um só nome, "Nosso Pai", somos erguidos à mesma categoria. Tornamo-nos membros da família real, filhos do celeste Rei. Seus princípios de verdade ligam coração a coração, sejam ricos ou pobres, altos ou baixos. Review and Herald, 24 de outubro de 1899.


6-Que viu Satanás por ocasião da morte de Cristo?

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15.

Mas Satanás alcançou apenas o calcanhar; não pôde tocar a cabeça. Por ocasião da morte de Cristo, Satanás viu que estava derrotado. Viu que seu verdadeiro caráter foi claramente revelado diante de todo o Céu, e que os seres celestiais e os mundos que Deus criara estariam inteiramente do lado de Deus. ... A humanidade de Cristo demonstraria através dos séculos eternos a questão que liquidou o litígio. Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 254 e 255.


7- Que fez Maria ao encontrar Jesus pela primeira vez após sua ressurreição? 

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17.

E Maria pôs-se a caminho para ir ter com os discípulos, com a jubilosa mensagem. Jesus recusou receber a homenagem de Seu povo até haver obtido a certeza de estar Seu sacrifício aceito pelo Pai. Subiu às cortes celestiais, e ouviu do próprio Deus a afirmação de que Sua expiação pelos pecados dos homens fora ampla, de que por meio de Seu sangue todos poderiam obter a vida eterna. O Pai ratificou o concerto feito com Cristo, de que receberia os homens arrependidos e obedientes, e os amaria mesmo como ama a Seu Filho. Cristo devia completar Sua obra, e cumprir Sua promessa de que "o varão será mais precioso que o ouro, e o homem sê-lo-á mais que o ouro acrisolado". O Desejado de Todas as Nações, pág. 790.

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento