Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Mensagem que determina o destino dos Homens

LIÇÃO 10 - A FORMAÇÃO DO CARÁTER

Texto básico: Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à  minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai. Mateus 20:23.

01 – Qual era o propósito de Cristo em vir a terra? I Pedro 2:21.

Satanás rejubilava por haver conseguido rebaixar a imagem de Deus na humanidade. Então veio Cristo, a fim de restaurar no homem a imagem de seu Criador. Ninguém, senão Cristo, pode remodelar o caráter arruinado pelo pecado. Veio para expelir os demônios que haviam dominado a vontade. Veio para nos erguer do pó, reformar o caráter manchado, segundo o modelo de Seu divino caráter, embelezando-o com Sua própria glória. (O Desejado de Todas as Nações págs. 37-38).

02 – De que maneira é formado o nosso caráter? O que deve ser eliminado? João 3:3.

As ações, muitas vezes repetidas, formam hábitos, e os hábitos formam o caráter. (Mensagens aos Jovens pág. 148). Cristo, porém, não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter. É formado por combates árduos e relutantes com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto. (Parábolas de Jesus pág. 331).

03 – A fim de eliminar as tendências, o que toda alma deve estar disposta a aceitar? João 3:21.

O verdadeiro caráter não se molda exteriormente; irradia do interior. Se desejamos dirigir outros na vereda da justiça, os princípios da eqüidade devem ser entronizados na própria alma. Nossa profissão de fé pode proclamar a teoria da religião, mas é a piedade que revela a palavra da verdade. A vida coerente, a santa conversação, a inabalável integridade, o espírito ativo e beneficente, o piedoso exemplo - eis os condutos pelos quais a luz é comunicada ao mundo. (O Desejado de Todas as Nações pág. 307). "De sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso." Mateus 6:22. Pureza e firmeza de propósito são condições para receber luz de Deus. Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo que ela mostra. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Estar vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e o engano de Satanás. (O Desejado de Todas as Nações págs. 312-313).

04 – De que maneira é desenvolvido o caráter? Na formação do caráter, qual a importância de dominar os pensamentos? Provérbios 23:7; 4:23.

Tudo quanto os seus olhos contemplam ou as mãos manuseiam lhes sirva de ensino na formação do caráter. Desta maneira as faculdades mentais são fortalecidas, desenvolvido o caráter e toda a vida enobrecida. (Parábolas de Jesus pág. 25). Muitos pensamentos fazem a história não escrita de um só dia; e esses pensamentos têm muito que ver com a formação do caráter. Nossos pensamentos devem ser estritamente guardados; pois um pensamento impuro causa uma profunda impressão na alma. Um mau pensamento deixa uma impressão má no espírito. Se os pensamentos são puros e santos, o homem se torna melhor por havê-los nutrido... A mais longa jornada é feita, dando-se um passo de cada vez. Uma sucessão de passos leva-nos ao fim da viagem. A mais longa cadeia é composta de elos separados. Se um deles é defeituoso, a cadeia não tem valor. O mesmo se dá quanto ao caráter. (Mensagens aos Jovens pág. 144).

05 – De onde vem as dificuldades para vencer os defeitos de caráter?

Ninguém diga: Não posso corrigir meus defeitos de caráter. Se chegardes a essa decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e da involuntariedade de se submeter à direção de Deus. Muitos a quem Deus capacitou para fazer trabalho excelente, pouco conseguem, porque pouco empreendem. Milhares passam esta vida como se não tivessem alvo definido pelo qual viver, nem norma para alcançar. Os tais receberão recompensa proporcional às suas obras. (Parábolas de Jesus pág. 331).

06 – Que espécie de caráter devemos formar? Pela morte de Cristo o que nos ficou garantido? Isaias 55:6.

A paz, a experiência interior tornarão a vida cheia de piedade, fé, mansidão, paciência. Esta deve ser nossa experiência diária. Devemos formar um caráter isento de pecados - caráter tornado justo na graça de Cristo e por ela. ... Nosso coração deve ser purificado de toda a impureza, no sangue vertido para tirar o pecado. (Conselho Sobre Saúde págs. 633-634). Corpo e alma pertencem a Deus. Ele deu Seu Filho para redenção do mundo e, por causa disso, foi-nos garantido novo prazo de vida, um tempo de graça para desenvolvermos caráter de perfeita lealdade. Deus nos redimiu da escravidão do pecado e nos tornou possível viver regenerada, transformada vida de serviço. (Mensagens aos Jovens págs. 68-69).

07 – Qual é o único tesouro que podemos levar deste mundo?  Gênesis 17:1.

O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro... E no Céu deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, nesta vida o desenvolvimento do caráter! (Parábolas de Jesus pág. 332). O que seremos no Céu, é o reflexo do que somos agora no caráter e no serviço sagrado. (Parábolas de Jesus pág. 361).     

08 – O que pode impedir a entrada do homem no céu? Salmos 66:18.

Um defeito cultivado em lugar de ser vencido, torna o homem imperfeito, cerrando-lhe a porta da Santa Cidade. O que entra no Céu deve possuir um caráter sem mancha nem ruga ou coisa semelhante. Coisa alguma que contamine poderá jamais ali penetrar. Em toda a multidão dos remidos, não se verá defeito algum. (Mensagens aos Jovens pág. 144).

09 – Em que acha-se envolvida a honra de Deus e de Cristo? Quando Ele virá para reclamá-lo como Seus? Mateus 5:48.

É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja... A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo. (O Desejado de Todas as Nações pág. 671). Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus. (Parábolas de Jesus pág. 69).

10 – O que nos dará entrada no reino de Deus? Salmos 119:11.

No reino de Deus, não se obtêm posições por favoritismo. Não são alcançadas nem recebidas por uma concessão arbitrária. São o resultado do caráter. O trono e a coroa são os penhores de uma condição atingida; são os testemunhos da vitória sobre o próprio eu, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (O Desejado de Todas as Nações pág. 549). Nossa vida pode parecer um emaranhado; mas ao confiarmos ao sábio Obreiro-Mestre, Ele tirará dali o padrão de vida e caráter que O glorifique. E esse caráter que exprime a glória - o caráter - de Cristo, será aceito no Paraíso de Deus. Uma renovada raça andará com Ele de vestidos brancos, pois disso são dignos. (O Desejado de Todas as Nações pág. 331).

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento