Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 09 - JESUS-NOSSO EXEMPLO EM TUDO

Texto básico: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7.

1-Ao meditar na vida do nosso Salvador, que lições podemos tirar?

E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. Marcos 6:46.
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7.

Jesus mesmo, enquanto andava entre os homens, muitas vezes Se entregava à oração. Nosso Salvador identificou-Se com nossas necessidades e fraquezas, tornando-Se um suplicante, um solicitador junto de Seu Pai, para buscar dEle novos suprimentos de força, a fim de que pudesse sair revigorado para os deveres e provações. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. É um irmão em nossas fraquezas, pois "como nós, em tudo foi tentado" (Heb. 4:15); mas, sem pecado como era, Sua natureza recuava do mal; suportou lutas e agonias de alma num mundo de pecado. Sua humanidade tornou-Lhe a oração uma necessidade, e privilégio. Encontrava conforto e alegria na comunhão com o Pai.Caminho a Cristo, pág. 94.
Jesus Se esvaziou a Si mesmo e, em tudo quanto fez, o próprio eu não aparecia. Subordinava todas as coisas à vontade de Seu Pai. Quando Sua missão na Terra estava prestes a terminar, foi-Lhe possível dizer: "Eu glorifiquei-Te na Terra, tendo consumado a obra que Me deste a fazer." João 17:4. ...É o amor do próprio eu que destrói a nossa paz. Enquanto o eu está bem vivo, estamos continuamente prontos a preservá-lo de mortificação e insulto; mas, se estamos mortos, e nossa vida escondida com Cristo em Deus, não levaremos a sério as desatenções e indiferenças.O Maior Discurso de Cristo, pág. 30.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Que precisa acontecer conosco se quisermos viajar rumo ao céu?

Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Tia. 4:6.

Mas se quisermos viajar rumo ao Céu, temos de tomar a Palavra de Deus como nosso guia. Nas palavras da Inspiração devemos ler nossas lições dia a dia. Diz o apóstolo Paulo: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz. Filhos e Filhas e Deus, pág. 81.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Se quisermos seguir o exemplo de Cristo, que precisamos fazer?

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8: 12.

Na vida do cristão verdadeiro não existe coisa alguma do próprio eu. Está morto o próprio eu. Não havia egoísmo na vida que Cristo viveu quando na Terra. Possuindo nossa natureza, viveu vida inteiramente dedicada ao serviço dos outros. "Sede vós, pois, perfeitos" (Mat. 5:48), é a palavra de Deus a nós. E para que pudéssemos obedecer a essa palavra, enviou Ele Seu Filho unigênito à Terra, para viver em nosso favor uma vida perfeita. Temos ante nós o Seu exemplo; e a força pela qual Ele viveu esta vida está ao nosso dispor. Em pensamento, palavra e ato foi Jesus sem pecado. A perfeição assinalou tudo que fez. Aponta-nos Ele o caminho que palmilhou, dizendo: "Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24. Review and Herald, 23 de novembro de 1905.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual a razão da necessidade de olharmos sempre para Jesus como nosso exemplo ?

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3.

Vanglória e ambição egoísta constituem o rochedo no qual afundaram muitas pessoas e muitas igrejas se tornaram ineficazes. Aqueles que menos entendem de devoção, que menos estão ligados a Deus, são os que mais ansiosamente buscam o lugar mais elevado. Eles não têm noção de suas fraquezas e deficiências de caráter. ... A pessoa que olha continuamente para Jesus verá o Seu abnegado amor e profunda humildade, e seguirá o Seu exemplo. O coração precisa ser purificado de todo orgulho, ambição, falsidade, ódio e egoísmo. Em muitas pessoas, esses maus traços são parcialmente subjugados, mas não completamente desarraigados do coração. Testimonies, vol. 5,pág. 173.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Nesse processo de crescimento espiritual que poderá acontecer? Devemos desanimar por isso?

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Provérbios 24:16.

Devemos crescer diariamente em amabilidade espiritual. Havemos de falhar muitas vezes em nossos esforços por copiar o Modelo divino. Muitas vezes havemos de prostrar-nos em pranto aos pés de Jesus, por motivo de nossas faltas e erros; mas não nos devemos desanimar; cumpre orar mais fervorosamente, crer mais plenamente, e de novo tentar, com mais constância, crescer na semelhança de nosso Senhor. À medida que desconfiarmos de nossa capacidade, confiaremos na capacidade de nosso Redentor, e renderemos louvor a Deus, que é a salvação de nossa face, e nosso Deus. ...Contemplando, havemos de ser transformados; e ao meditarmos na perfeição do Modelo divino, desejaremos tornar-nos inteiramente transformados, e renovados na imagem de Sua pureza. É pela fé no Filho de Deus que se efetua a transformação do caráter, e o filho da ira torna-se filho de Deus. I Mensagens Escolhidas, pág. 336.

6-Que faz a mensagem na vida daqueles que aceitam Jesus como seu guia e exemplo?

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.João 17:17.

A religião de Cristo jamais degrada o que a aceita. Não o torna absolutamente vulgar nem rústico, descortês ou cheio de suficiência própria, apaixonado ou duro de coração. Ao contrário, refina o gosto, santifica o discernimento e purifica e enobrece os pensamentos, sujeitando-os a Jesus Cristo. O ideal de Deus para com Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o mais elevado pensamento humano. O Deus vivo deu em Sua santa lei um transcrito de Seu caráter. Conselho aos Pais Professores e Estudantes, pág. 365.

7-Então, qual a regra básica para alcançarmos a perfeição cristã?

Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam. João 5:39.

Nenhum homem, mulher, ou jovem, pode alcançar a perfeição cristã negligenciando o estudo da Palavra de Deus. Mediante profundo e cuidadoso exame de Sua Palavra obedeceremos à exigência de Cristo: ... Esse exame habilita o estudante a observar intimamente o divino Modelo, pois as Escrituras testificam de Cristo. O padrão deve ser examinado muitas vezes e cuidadosamente, a fim de ser imitado. Ao tornar-se alguém relacionado com a história do Redentor, descobre em si mesmo defeitos de caráter; sua dessemelhança com Cristo é tão grande que ele sente não poder ser um seguidor sem que se opere grande mudança em sua vida. Estuda ainda assim, com o desejo de ser semelhante ao seu grande modelo. Conselho para Escola Sabatina,pág. 17.

Publicado em 21/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento