Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Uma Obra de Preparação Entre o Povo de Deus

Lição 09 - DESPERTA TÚ QUE DORMES

Texto Básico: Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. Isaías 60:1, 2.

1-Baseado na parábola das dez virgens de Mateus 25, que tempo estamos vivendo?

E, tardandoo esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mat. 25:5
Já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Rom. 13:11.

Todos os que esperam o Noivo celestial são representados na parábola como se tivessem adormecidos porque o Senhor retardou Sua vinda.St28/06/1910.
O fim está perto, aproximando-se imperceptivelmente, como o silencioso aproximar de um ladrão de noite. Conceda o Senhor que não fiquemos por mais tempo a dormir como fazem os outros, mas que vigiemos e sejamos sóbrios. A verdade há de em breve triunfar gloriosamente, e todos quantos agora escolhem ser cooperadores de Deus, com ela triunfarão. O tempo é curto; vem logo a noite, em que homem algum pode trabalhar. Testimonies, vol. 9, pág. 135.

2-Que será visto neste tempo da tardança?

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. Mateus 25:9.

"Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro!" (Mat. 25:6), e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um estava preparado para a emergência, e o outro não. Assim agora uma calamidade repentina e imprevista, alguma coisa que põe a pessoa face a face com a morte, mostrará se há fé real nas promessas de Deus. Mostrará se está sustida na graça. A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprirem as necessidades do espírito. Parábola de Jesus, pág.412.

3-Haverá tempo para se preparar quando ouvirmos o brado?

Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Marcos 13:35.

Todavia o caráter não é transferível. Ninguém pode crer por outro. Ninguém pode receber por outro o Espírito. Ninguém pode dar a outrem o caráter que é o fruto da operação do Espírito. ...Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o brado: "Aí vem o Esposo!" (Mat. 25:6) e então tomar nossas lâmpadas vazias para enchê-las. ... Na parábola, as virgens prudentes tinham óleo em seus vasos com as lâmpadas. Suas lâmpadas arderam com chama contínua pela noite de vigília. ... Assim, devem os seguidores de Cristo irradiar luz nas trevas do mundo. Pela atuação do Espírito Santo, a Palavra de Deus é uma luz quando se torna um poder transformador na vida de quem a recebe. Implantando-lhes no coração os princípios de Sua Palavra, o Espírito Santo desenvolve nos homens os predicados de Deus. A luz de Sua glória - Seu caráter - deve refletir-se em Seus seguidores. Parábolas de Jesus, págs. 406-414.

4-Qual deve ser o tempo do preparo?

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:15.

Agora é o tempo de preparo para a vinda de nosso Senhor. A prontidão para encontrar-se com Ele não pode ser obtida num momento. Como preparação para essa cena solene deve haver atenta espera e vigilância, combinadas com trabalho diligente. Assim os filhos de Deus O glorificam. Entre as ativas cenas da vida suas vozes serão ouvidas proferindo palavras de animação, esperança e fé. Tudo o que eles têm e são é consagrado ao serviço do Mestre. Preparam-se deste modo para encontrar-se com seu Senhor; e quando Ele vier, dirão, com alegria: "Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará". Isa. 25:9. Review and Herald, 3 de fevereiro de 1903.

5-Que representa o brado que desperta as virgens? Por que foi possível a uma classe seguir o noivo?

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mateus 25:6.

Mais as prudentes despertaram diante da mensagem da Sua aproximação, atenderam à mensagem, e como não haviam perdido inteiramente sua experiência espiritual, puseram-se rapidamente em linha. Ao apoderarem-se da graça de Cristo, sua experiência religiosa se tornou abundante e vigorosa e puseram suas afeições nas coisas de cima. 5º Comentário bíblico, 1099.

6- Qual será o resultado dos que deixarem para se preparar na última hora?

Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Jeremias 8:20.

Não siga ninguém o exemplo das virgens imprudentes, pensando que será seguro esperar até que venha a crise, antes de obter um preparo do caráter suficiente para subsistir naquele tempo. Será demasiado tarde buscar a justiça de Cristo quando os hóspedes forem chamados e examinados. Agora é que é o tempo de nos revestirmos da justiça de Cristo - as vestes de bodas que vos habilitarão a participar da ceia das bodas do Cordeiro. Na parábola, as virgens imprudentes são representadas como suplicando azeite, sem que seu pedido seja atendido. Isto é simbólico dos que não se prepararam mediante o desenvolvimento do caráter, de modo a subsistir em tempo de crise. É como se fossem a seus vizinhos e dissessem: Dêem-nos do seu caráter, ou nos perderemos! As virgens prudentes não puderam ceder seu azeite às lâmpadas bruxuleantes das virgens imprudentes. O caráter não é transferível. Não pode ser comprado nem vendido; tem de ser adquirido. O Senhor concedeu a todo indivíduo a oportunidade de obter um caráter justo, através das horas de graça; não proveu, porém, um meio pelo qual um instrumento humano pudesse comunicar a outro o caráter que ele desenvolveu. ...Youth'sInstructor, 16 de janeiro de 1896.

7- Como podemos representar as virgens insensatas?

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Mateus 5:15.

Os amantes da comodidade, do mundo e da moda, embora professem o cristianismo, não participarão da ceia das bodas do Cordeiro, com os que são representados pelas cinco virgens prudentes. Quando solicitam entrada, é-lhes dito que a porta se fechou. Agora é a ocasião de comunicar luz... Não ceda ninguém à inclinação de esconder sua luz. Os que escondem a luz, de modo que o mundo não distinga entre eles e os que andam em trevas, bem cedo perderão todo o poder de difundir luz. São eles os que se acham representados pelas cinco virgens insensatas, e ao chegarà crise, ouvindo-se a exclamação: "Aí vem o esposo! Saí-Lhe ao encontro" (Mat. 25:6). Meditação Matinal -Para Conhecê-lo 1965, pag.265.

 

 

 

 

Publicado em 17/03/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento