Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 08 - O BATISMO DE JESUS

Texto básico: E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és meu filho amado, em ti me tenho comprazido. São Lucas,3: 21,22.

1- Que importante exemplo nos deu Jesus?

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:15

Jesus não recebeu o batismo como confissão de pecado de Sua própria parte. Identificou-Se com os pecadores, dando os passos que nos cumpre dar. A vida de sofrimento e paciente perseverança que viveu depois do batismo, foi também um exemplo para nós. Ao sair da água, Jesus Se inclinou em oração à margem do rio. Nova e importante fase abria-se diante dEle. Entrava agora, em mais amplo círculo, no conflito de Sua vida. Conquanto fosse o Príncipe da Paz, Sua vida devia ser como o desembainhar de uma espada. O reino que viera estabelecer, era oposto daquilo que os judeus desejavam. O Desejado de Todas as Nações, pág.111.


2 - Ao ser Jesus batizado por João no rio Jordão, que acontecimento se deu como prova da aceitação da Divindade?

 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16,17.

Ao curvar-Se Cristo às margens do Jordão após o Seu batismo, uma luz brilhante desceu na forma de uma pomba de ouro polido e O iluminou, ouvindo-se do céu uma voz que dizia: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Relemos essas palavras, mas não lhes assimilamos o significado. Parece que não lhes entendemos o valor. Declaram elas que você é aceito no Amado. Cristo, com Seu longo braço humano, circunda a raça caída, enquanto com Seu braço divino segura o trono do Todo-poderoso, unindo assim a Terra e o Céu, e os seres caídos, finitos, ao Deus infinito. E a Terra, que se divorciou do Céu, é novamente unida ao Céu. A comunicação com o Céu está aberta mediante Jesus Cristo, de modo que a raça humana, que caiu, é restaurada novamente ao favor de Deus. Manuscrito 16, 1886 (Sermons and Talks, vol. 2, págs. 32-34).


3- Que ocorreu entre a assembléia quando a Divindade irradiou ali?

A solenidade da divina presença repousou sobre a assembléia. O povo ficou silencioso, a contemplar a Cristo. Seu vulto achava-se banhado pela luz que circunda sem cessar o trono de Deus. Seu rosto erguido estava glorificado como nunca antes tinham visto um rosto de homem. Dos céus abertos, ouviu-se uma voz, dizendo: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17. ...E as palavras dirigidas a Jesus no Jordão... abrangem a humanidade. Deus falou a Jesus como nosso representante. Com todos os nossos pecados e fraquezas, não somos rejeitados como indignos. O Desejado de Todas as Nações, pág. 112.


4-Que estava se dando ali naquele momento?

E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; Gênesis 28:12.

Mas Deus não abandonou Jacó. Sua misericórdia ainda se estendia a Seu servo, e errante e destituído de confiança. O Senhor, com compaixão, revelou precisamente o que Jacó necessitava - um Salvador. Ele tinha pecado; seu coração, porém, se enchera de gratidão, ao ver ele revelado um caminho pelo qual podia ser restabelecido ao favor de Deus. Cansado da jornada, o viajante deitou-se no chão, tendo uma pedra como travesseiro. Dormindo, viu uma escada, brilhante e resplendente, cuja base repousava na terra, enquanto o cimo alcançava o Céu. Por esta escada, anjos estavam a subir e a descer; por sobre ela estava o Senhor da glória, e dos Céus foi ouvida a Sua voz: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque.

Nesta visão o plano da redenção foi apresentado a Jacó, não completamente, mas nas partes que para ele eram essenciais naquela ocasião. A escada mística que lhe fora revelada no sonho era a mesma a que Cristo Se referiu em Sua conversa com Natanael. Disse Ele: Vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem. Patriarcas e Profetas, págs. 183-184.


5-Que benefício a oração de Jesus trouxe a humanidade?

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16.

A oração de Jesus em favor da humanidade perdida abriu caminho por entre toda sombra que Satanás lançara entre o homem e Deus, deixando aberto um caminho de comunicação para o próprio trono da glória... A voz de Deus foi ouvida em resposta à petição de Cristo, e isso diz ao pecador que sua súplica encontrará acolhida no trono do Pai. O Espírito Santo será dado aos que Lhe buscam o poder e a graça, e ajudará a nossas fraquezas quando tivermos audiência com Deus. O Céu está aberto a nossas petições, e somos convidados a chegar "com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno". Heb. 4:16. Signs of the Times, 18 de abril de 1892.


6- Qual era o propósito de satanás quando levou o ser humano a pecar?

Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:6.

Quando Satanás levou o ser humano a pecar, esperava que o ódio de Deus ao pecador O separasse para sempre da raça e quebrasse o elo que unia o Céu e a terra. Quando, do céu aberto, ele ouviu a voz de Deus se dirigindo a Seu Filho, isso foi um som de um dobre fúnebre. Revelou ele que Deus estava prestes a unir se o ser humano mais intimamente a Si e a lhe dar poder moral para vencer a tentação e escapar dos embaraços da armadilha satânicas. ST 04/08/1887.    


7- A quem abrange a oração de Cristo no Jordão?

Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Efésios 1:6.

A oração de Cristo nas margens do Jordão abrange todos os que crerem Nele. A promessa de que somos aceitos no Amado aplica-se a vós. Apegai-vos a ela com inabalável fé. Deus disse: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17. Isto significa que em meio à escura sombra que Satanás lançou sobre a vossa vida, Cristo abriu caminho para terdes acesso ao trono do Deus infinito. Ele apegou-Se ao poder onipotente, e sois aceitos no Amado. Manuscrito 144, 1901.

 

 

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento