Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 07 - UM CONVITE DE AMOR

Texto básico:Ah! Todos que tendes sede, vinde às águas cristalinas. E vós, os que não tendes dinheiro nem recursos, vinde agora, comprai e comei! Vinde, adquire vinho e leite sem pagamento e sem custo! Isaias 55:1(bíblia king Jaime)

1-Que convite é feito para todos nós?

Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver. Farei convosco uma Aliança eterna, assegurando-vos as graças prometidas a Davi. Isaias 55:3.

Como um povo, devemos colocar-nos sob o estandarte de Jesus Cristo. Devemos consagrar-nos a Deus como um povo distinto, separado e peculiar. Ele fala a nós, dizendo: "Inclinai os ouvidos e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi." Isa. 55:3. "Com justiça serás confirmada e estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do espanto, porque não chegará a ti. Eis que poderão vir a juntar-se, mas não será por Mim; quem se ajuntar contra ti, cairá por amor de ti. ... Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de Mim, diz o Senhor." Isa. 54:14,15 e 17. Fundamentos da Educação Cristã, pág.478.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Qual é a condição para os que recebem este convite?

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:7-8.

Poderemos jamais encontrar guia mais seguro do que o Senhor Jesus? A verdadeira religião é incorporada na Palavra de Deus, e consiste em estar sob a guia do Santo, em pensamento, palavra e ação. Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, toma o humilde, fervoroso e sincero indagador e diz: Segue-Me! Ele o guia pelo estreito caminho, para a santidade e o Céu. Cristo nos abriu este caminho, a altas expensas Suas. Não somos deixados a cambalear ao longo de nosso caminho, nas trevas. Jesus está a nossa mão direita, proclamando: Eu sou o caminho. E todos os que decidem seguir plenamente ao Senhor,serão guiados no caminho real, sim, no divino caminho feito para nele andarem os remidos do Senhor. Manuscrito, págs. 130, 189.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Quem receberá este convite?

 E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Isaías 35:8.

A Bíblia explica a verdade com tal simplicidade e adaptação às necessidades e anelos do coração humano, que tem admirado e encantado os espíritos mais altamente cultos, ao mesmo tempo em que ao humilde e sem cultura também esclarece o caminho da vida. "Os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão." Isa. 35:8. Nem a criança errará o caminho. Nem o pesquisador escrupuloso deixará de andar na pura e santa luz. Contudo, as verdades relatadas da mais simples maneira abrangem temas elevados, de grande alcance, infinitamente além do poder da compreensão humana - mistérios estes que são o esconderijo de Sua glória - mistérios que sobrepujam a mente em suas indagações, enquanto inspiram o sincero pesquisador da verdade que age com reverência e fé. Quanto mais pesquisamos a Bíblia, mais profunda se torna a nossa convicção de que é Palavra do Deus vivo, e a razão humana curva-se perante a majestade da revelação divina. Deus tem o intuito de que ao pesquisador fervoroso as verdades de Sua Palavra sempre estejam a desdobrar-se.Enquanto "as coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus. Exaltai-O,pág. 253.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Qual o objetivo desse convite de amor de Deus ao homem?

 1 Pedro 1:15.

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação; sabendo que não foi com coisas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” I Pedro. 1:13-19.II Mensagens Escolhidas, pág. 139.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Para atentarmos ao convite divino que precisamos fazer?

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24.

Os caminhos sinuosos, os atos perversos dos que nos rodeiam, não devem obscurecer o lustre de nossa piedade, nem levar-nos a conformar nossos hábitos, com os do mundo, nem a eles assemelhar nossos costumes e práticas. Suba, dos lábios dos que afirmam ser filhos e filhas de Deus, a oração: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." Sal. 139:23 e 24. Youth'sInstructor, 7 de junho de 1894.
Podemos aprender uma lição do lírio, e embora rodeados de influências que tendam a corromper a moral e trazer ruína à alma, podemos recusar-nos a ser corrompidos e colocar-nos de maneira que as más companhias não nos contaminem o coração. Os jovens, individualmente, devem buscar relações com os que se estão esforçando por fazer decidida ascensão. The Youth'sInstructor, 5 de janeiro de 1893.
Examinai o próprio coração, julgai os vossos caminhos. Considerai as companhias que estais preferindo. Buscais acaso o convívio dos prudentes, ou estais dispostos a escolher os companheiros mundanos, os que não temem a Deus e não obedecem ao evangelho? Signsofthe Times, 7 de dezembro de 1882.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-Qual a única saída que temos?

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmos 1:1-2.

A única salvaguarda para as crianças e os jovens, é o amor e o temor de Deus. Escolham eles como companheiros os que dão provas de estimular os bons propósitos, os bons hábitos e a retidão de caráter. Prefiram a companhia dos que praticam a verdade bíblica, e andam segundo a luz que lhes incide no caminho. The Youth'sInstructor, 18 de janeiro de 1894.
Se quiserdes ter ampla visão, pensamentos e aspirações nobres, escolhei o convívio que vos robusteça os retos princípios. Tenda todo pensamento e o desígnio de toda ação a assegurar a vida futura, com felicidade eterna. The Youth'sInstructor, 8 de outubro de 1896.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Qual deve ser então nossa atitude?

Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Provérbios 1: 10.

Não é seguro para o professo seguidor de Cristo associar-se aos descuidosos e negligentes; pois fácil é vir a considerar as coisas como eles, e perder todo o senso do que significa ser seguidor de Jesus. Guardai-vos particularmente nesse ponto - não ser influenciados e desviados por aqueles que, tendes razões de conhecer por suas palavras e obras, não estão em ligação com Deus. The Youth'sInstructor, 5 de julho de 1894.

Publicado em 19/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento