Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Mensagem que determina o destino dos Homens

LIÇÃO 07 - SANTIFICAÇÃO - JUSTIÇA COMUNICADA

Texto básico: E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espí­rito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensí­veis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. I Tessalonissenses 5:23.

01 – Sendo revestidos da imputada justiça de Cristo, qual é a próxima obra a ser realizada? Qual a duração dela? I Tessalonissenses 4:3.

Então há ainda outra obra a ser realizada, e esta é de natureza progressiva. A alma deve ser santificada pela verdade. E isto também é realizado pela fé. Pois é somente pela graça de Cristo, a qual recebemos pela fé, que o caráter pode ser transformado. (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 191). A obra da santificação é obra de uma vida inteira; tem de prosseguir constantemente; essa obra, entretanto, não pode prosseguir no coração enquanto for rejeitada ou negligenciada a luz sobre qualquer parte da verdade. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 317).

02 – O que é santificação? Por quem é realizada? Gálatas 2:20.

A santificação da alma pela operação do Espírito Santo é a implantação da natureza de Cristo na humanidade. A religião do evangelho é Cristo na vida - um princípio vivo e atuante. É a graça de Cristo revelada no caráter e expressa em boas obras. Os princípios do evangelho não podem estar desligados de setor algum da vida diária. Todo ramo de trabalho e experiência cristãos deve ser uma representação da vida de Cristo. (Parábolas de Jesus pág. 384). Esta é a verdadeira santificação; porque a santificação consiste na realização alegre de nossos deveres cotidianos em obediência perfeita à vontade de Deus. (Parábolas de Jesus pág. 360).

03 – Qual o objetivo da obra de santificação? II Coríntios 7:1.

Mas Cristo, vindo à Terra como homem, viveu vida santa, e desenvolveu caráter perfeito. Estes oferece Ele como dom gratuito a todos quantos o queiram receber. Sua vida substitui a dos homens. Assim obtêm remissão de pecados passados, mediante a paciência de Deus. Mais que isso, Cristo lhes comunica os atributos divinos. Forma o caráter humano segundo a semelhança do caráter de Deus, uma esplêndida estrutura de força e beleza espirituais. Assim, a própria justiça da lei se cumpre no crente em Cristo. Deus pode ser "justo e justificador daquele que tem fé em Jesus". Romanos 3:26. (O Desejado de Todas as Nações pág. 762). Em todos quantos querem submeter-se ao Espírito Santo deve ser implantado um princípio novo de vida: a perdida imagem de Deus deve ser restaurada na humanidade. (Parábolas de Jesus pág. 96). A santificação não é uma obra exterior. Não consiste em orar e exortar nas reuniões, mas se apodera da própria vida e modela as palavras e ações, transformando o caráter. ... (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 146).

04 – Quanto a que não devemos ficar enganados? Pelo fato de Deus exigir obediência, o que devemos compreender? Naum 1:3.

A santificação é uma obra diária. Ninguém se engane com a crença de que Deus lhe perdoará e o abençoará enquanto está pisando a pés um de Seus mandamentos. A prática voluntária de um pecado conhecido faz silenciar a voz testemunhadora do Espírito e separa de Deus a alma. (Mensagens aos Jovens pág. 114). "Cremos que precisamos guardar a lei, pois do contrário não seremos salvos no reino dos Céus. O transgressor não pode ser salvo no reino da glória. Não é a lei que santifica as pessoas; ela não nos salva; essa lei se levanta e exclama: "Arrependei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados!" E então o pecador vai a Jesus, e quando o pecador promete que obedecerá aos preceitos da lei, Ele apaga suas manchas de culpa, põe-no em liberdade e lhe dá autoridade com Deus." (Manuscrito 5, 1885.) (Mensagens Escolhidas vol. 3 pág. 153).

05 – O que nunca devemos dizer? Por quê? I João 1:10.

Jamais devemos repousar num estado de satisfação, e deixar de fazer progresso, dizendo: "Estou salvo." Se é entretida esta idéia, deixam de existir os motivos para a vigilância, a oração, o esforço sincero em seguir para a frente, rumo de realizações mais elevadas. Nenhuma língua santificada será encontrada pronunciando essas palavras antes que venha Cristo, e entremos pelas portas da cidade de Deus. Então, com a maior propriedade, poderemos dar glória a Deus e ao Cordeiro, pelo livramento eterno. Enquanto o homem estiver carregado de fraquezas - pois por si mesmo não pode salvar a alma - não deve nunca atrever-se a dizer: "Estou salvo." (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 314).

06 – Qual o significado da religião de Cristo? Efésios 4:20-25.

A religião de Cristo significa mais que o perdão dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vácuo com as graças do Espírito Santo. Significa iluminação divina e regozijo em Deus. Significa um coração despojado do próprio eu e abençoado pela presença de Cristo. Quando Cristo reina na alma há pureza e libertação do pecado. (Parábolas de Jesus págs. 419-420).

07 – Qual é sempre o objetivo daqueles que estão na obra de santificação? João 5:39.

Aqueles que dizem estar santificados, ao passo que não têm nenhum desejo de examinar as Escrituras ou lutar com Deus em oração por uma compreensão mais clara da verdade bíblica, não sabem o que é a verdadeira santificação. (Santificação pág. 55).

08 – O que não devemos confundir com a obra de santificação?

     A santificação bíblica não consiste em forte emoção. Eis onde muitos são levados ao erro. Fazem dos sentimentos o seu critério. Quando se sentem elevados ou felizes, julgam-se santificados. Sentimentos de felicidade ou a ausência de alegria não é evidência de que a pessoa esteja ou não santificada. Não existe tal coisa como seja santificação instantânea. A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto dure a vida. Aqueles que estão batalhando contra tentações diárias, vencendo as próprias tendências pecaminosas e buscando santidade do coração e da vida, não fazem nenhuma orgulhosa proclamação de santidade. Eles são famintos e sedentos de justiça. O pecado parece-lhes excessivamente pecaminoso. (Santificação págs. 10-11).

09 – Qual é o único meio de sermos santificados? O que Jesus nos ensinou no sermão do monte? João 17:17.

 Muitos interpretam mal as reivindicações de Deus, fazendo-as significar qualquer coisa que não lhes perturbe a consciência ou lhes traga inconvenientes em suas relações comercias; a verdade, porém, é o único meio de santificação. (Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 311).

10 – Qual é a importância de compreendermos este assunto? Hebreus 12:14.

A verdadeira santificação é doutrina bíblica. O apóstolo Paulo, em carta à igreja de Tessalônica, declara: "Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." E roga: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo." I Tessalonissenses 4:3; 5:23. A Bíblia ensina claramente o que é a santificação, e como deve ser alcançada. O Salvador orou pelos discípulos: "Santifica-os na verdade: A Tua Palavra é a verdade." João 17:17. E Paulo ensina que os crentes devem ser santificados pelo Espírito Santo. Romanos 15:16. Qual é a obra do Espírito Santo? Disse Jesus aos discípulos: "Quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade." João 16:13. E o salmista declara: "Tua lei é a verdade." (O Grande Conflito pág. 469).

 

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento