Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Chegou a Hora

Lição 07 - O Ensinador de Justiça Para a Chuva Temporã - Ano 27 D

Texto Básico: E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça, e fará descer a chuva, a temporã e a serádia, no primeiro mês. Joel 2:23.

1 – Que relação tinha a mensagem de reforma pregada por João Batista com o “Pentecostes”? Mateus 3:11.

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11.

Minha atenção foi chamada para a proclamação do primeiro advento de Cristo. João foi enviado no espírito e poder de Elias a fim de preparar o caminho para Jesus. Os que rejeitaram o testemunho de João não foram beneficiados pelos ensinos de Jesus. A oposição, da parte deles, à mensagem que predizia a Sua vinda, colocou-os onde eles não podiam prontamente receber a melhor evidência de que Ele era o Messias. Satanás levou os que rejeitaram a mensagem de João a ir ainda mais longe, a ponto de rejeitar a Cristo e crucificá-Lo. Com este procedimento, colocaram-se onde não podiam receber as bênçãos do dia do Pentecoste, o que lhes teria ensinado o caminho para o santuário celestial. (Primeiros Escritos, pág. 259).

2 – Por que o ministério da Igreja Judaica não recebeu a chuva temporã? João 1:11

Houvesse os guias de Israel recebido a Cristo, e Ele os teria honrado como mensageiros Seus para levar o evangelho ao mundo. Foi-lhes dada, primeiramente a eles, a oportunidade de se tornarem arautos do reino e da graça de Deus. Mas Israel não conheceu o tempo de sua visitação. Os ciúmes e desconfianças dos chefes judaicos maturaram em ódio aberto, e o coração do povo se desviou de Jesus. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 231, 232).

3 – Quem, disse Jesus, representava João Batista? Mateus 11:14.

Jesus disse posteriormente, referindo-Se a João: "Se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir". João veio no espírito e poder de Elias, para fazer uma obra idêntica à daquele profeta. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 135).

4 – Quando veio a tão esperada reforma (Elias) para o povo da profecia? Luc. 1:16,17; Mal. 4:5,6. Eles a reconheceram? João 1:19.

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias  venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias  já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista. Mateus 17:10-13.

5 – Era o batismo de João (obra e mensagem) um recrutamento aos que, a partir deste compunham o povo de Deus? Mat. 3:9-10; 11:12.

E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João,  justificaram a Deus.  Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele. Lucas 7:29-30.

6 – Que requisito foi necessário no currículo daquele que devia preencher o lugar do décimo segundo apóstolo (Judas)? Atos 1:21-2.

É necessário pois que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressrreição. Atos 1:21-22.

7 – Onde estavam os discípulos quando receberam a chuva temporã? Atos 2:1-2. Quantas pessoas estavam reunidas com eles para receberem a tão esperada chuva? Atos 1:15.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2:1-2.

E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos, ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas. Atos 1:15.

8 – O que foi necessário à obra de João, a fim de habilitar os discípulos para o pentecostes? Mateus 3:2

Os que rejeitaram o testemunho de João não foram beneficiados pelos ensinos de Jesus. (Primeiros Escritos, pág. 259).

9 – Por que João dissera que o Mestre tinha em Sua mão uma pá? Mateus 3:12.

Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 392).

Quando Jesus apresentou a probante verdade que deu lugar a tantos discípulos Seus voltarem atrás, sabia qual o resultado de Suas palavras; tinha, porém, um desígnio misericordioso a cumprir. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 394).

10 – No pensamento dos judeus, como ficaria a igreja após a morte de Jesus? João 18:19.

Depois da ascensão do Senhor, quando os discípulos foram dispersos pela perseguição, Nicodemos tomou ousadamente a dianteira. Empregou sua fortuna na manutenção da igreja infante, que os judeus haviam esperado fosse extirpada com a morte de Cristo. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 177).

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento