Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 05 - VIAJANDO HOJE PELOCAMINHO ESTREITO

Texto Básico: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Lucas 13: 24

1-Na viagem pelo caminho que conduz a vida eterna, que os viajantes devem deixar para trás?

 Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Romanos 1: 29.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. 
I João 2:16.

Foram-me mostrados os perigos dos jovens. O coração deles está cheio de elevadas expectativas, e vêem o caminho descendente repleto de prazeres tentadores que parecem muito convidativos; mas a morte ali está. O caminho estreito para a vida pode parecer-lhes destituído de atrações, um caminho de espinhos e cardos; contudo, não é assim. É o caminho que requer renúncia de prazeres pecaminosos; é um caminho estreito, preparado para os redimidos do Senhor nele caminhar. Ninguém pode andar por esse caminho, e levar consigo suas cargas de orgulho, desejo próprio, engano, falsidade, desonestidade, ira e prazeres carnais. Medicina e Salvação, ´pag. 62.

2-Que está acontecendo com o povo de Deus nesta jornada?Que conselho nos dá Jesus?

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus. Zacarias 13:9.

O caminho é tão estreito que essas coisas terão que ser deixadas para trás por aqueles que nele trilham; mas o caminho é suficientemente amplo para os pecadores. Nosso povo está agora sendo provado quanto a se obterá sua sabedoria do maior Mestre que o mundo já conheceu, ou se busca o deus de Ecrom. Determinemos não ser atados por um fio sequer aos métodos educativos dos que não discernem a voz de Deus e que não atentam para os Seus mandamentos. Devemos atentar para a advertência: "Entrai pela porta estreita". Mat. 7:13. Os que andam no caminho estreito estão seguindo os passos de Jesus. A luz do Céu lhes ilumina o caminho. Medicina e Salvação,pág. 62.

3- Que cuidado devem ter os que servem a Deus?

Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. Provérbios 16: 17.

Os que servem a Deus devem velar para que seu gosto de ostentação não arraste outros para os prazeres fáceis e a vaidade. Deus não quer que servo algum Seu realize empreendimentos custosos e inúteis, que o façam endividar-se e privar-se dos recursos com que poderia contribuir para auxiliar a obra do Senhor. Enquanto os que professam crer na verdade presente andarem nas sendas do Senhor para agir segundo as normas da justiça, poderão contar com que o Senhor os fará prosperar. Mas se preferem vagar longe do caminho estreito, atrairão ruína sobre si mesmos e sobre quem os tomar por modelo. Conselho Sobre Saúde, pág. 274.
Faz-se a pergunta: "Como purificará o jovem o seu caminho?" e é dada a resposta: "Observando-o conforme a Tua Palavra." Sal. 119:9. O jovem que fizer da Bíblia o seu guia, não precisa errar o caminho do dever e da segurança. Esse Livro bendito o ensinará a preservar sua integridade de caráter, a ser verdadeiro e não praticar nenhum engano. Fundamentos da Educação Cristã,pág.103.

4- Podemos ser verdadeiramente cristãos satisfazendo os nossos gostos?

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo,vivereis. Romanos 8:13.

Não podemos ser cristãos enquanto vivermos para agradar a nós mesmos. Precisamos entrar pela porta estreita da abnegação, se seguimos o Mestre. Esse caminho estreito que envolve renúncia pessoal é demasiado apertado para que andem nele muitos que professam piedade. EsteDiaCom Deus, pág.153.

5- Que fazem muitos que dizem andar por esse caminho?

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7.

Eles querem um caminho mais fácil e estão percorrendo algum outro caminho. Recusam-se a andar nas pegadas de nosso Redentor. Cristo chama a todos eles de ladrões e salteadores. Adotam o nome de cristão, o qual não lhes pertence, porque não representam em sua vida a vida de Cristo.   Reivindicam os privilégios que pertencem aos filhos de Deus, embora não sejam Dele. Levam uma vida egoísta sobre a Terra e não fizeram nada pela verdade e pela salvação de almas, como deveriam ter feito. É realmente lamentável a condição dessas pessoas que enganaram a si mesmas. Jamais verão o Céu, pois não estão dispostas a participar da ignomínia e do vitupério que Jesus sofreu por elas.Queridos filhos, entesourai a Cristo em vosso coração, e amareis a todos aqueles pelos quais Cristo morreu, fazendo tudo que puderdes para salvá-los. Este Dia Com Deus, pág. 153.


6-Que conselho nos dá a palavra de Deus?

Não entres pela vereda dos ímpios, nem ande no caminho dos maus. Provérbios 4:14.
Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14: 12.

Aquele que faz da Bíblia o guia de sua juventude, a luz do seu caminho, obedecerá em todas as coisas aos seus ensinos. Não transgredirá nem um jota ou um til da lei para conseguir qualquer objetivo, mesmo quando tenha que fazer grandes sacrifícios em conseqüência disso. Se crê na Bíblia, sabe que as bênçãos divinas não repousarão sobre ele, se se desviar do estreito caminho da retidão. Embora pareça por algum tempo que está prosperando, há de, por certo, colher o fruto de suas ações. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 103.

7- Que providência foi tomada para resgatar a todos da perdição?

E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.Isaías 35:8.

Quando Satanás triunfava como príncipe deste mundo, quando exigia o mundo como seu reino, quando todos nos achávamos manchados e corrompidos pelo pecado, Deus enviou do Céu Seu mensageiro, Seu Filho unigênito, para proclamar a todos os habitantes do mundo: "Encontrei um resgate. Fiz um caminho de escape para todos os que se estão a perder. Tenho os documentos de vossa emancipação já providos para vós, selados pelo Senhor do Céu e da Terra."Manuscrito 32a, 1894.

Publicado em 18/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento