Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Fazei Prova de mim

LIÇÃO 05 - O EMPREGO DOS DÍZIMOS

Texto básico: E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dí­zimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saí­do dos lombos de Abraão. Hebreus 7:5.

1ª – Que clara direção Deus deu quanto ao uso dos dízimos?  

E que o sacerdote, filho de Aarão, estaria com os levitas quando os levitas recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. Neemias 10:38.

Deus deu orientação especial quanto ao emprego do dízimo. Ele não quer que Sua obra seja entravada por falta de meios. Para que não haja uma obra acidental, nem engano, Ele tornou bem claro o nosso dever sobre esses pontos. A porção que Deus reservou para Si, não deve ser desviada para nenhum outro desígnio que não aquele por Ele especificado. (Conselho Sobre Mordomia pág. 101).

2ª – Como deve ser usado o dinheiro pelo povo de Deus?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?Isaías 58:7.

Dinheiro não pode ser introduzido na vida futura; ele não é necessário lá; mas as boas obras feitas para conquistar almas para Cristo, são levadas às mansões celestes. Mas os que desperdiçam de forma egoísta as dádivas do Senhor, que deixam seus semelhantes sem auxílio, e nada fazem para a promoção da obra de Deus neste mundo, desonram seu Criador. Roubo a Deus está escrito junto a seus nomes nos livros do Céu. (Serviço Cristão pág. 220).

3ª – Pode as pessoas usar os dízimos de qualquer maneira?

Devem os mensageiros do Senhor cuidar de que os membros da igreja Lhe cumpram fielmente as ordens. Deus diz que deve haver mantimento em Sua casa, e se se lidar indevidamente com o dinheiro do tesouro, se se considerar direito as pessoas usarem o dízimo como quiserem o Senhor não poderá abençoar. Ele não pode suster os que pensam poder fazer o que querem com o que Lhe pertence. (Review and Herald, 1º de dezembro de 1896).

4ª – Qual a especificação exclusiva do uso dos dízimos?  

E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário.Não andeis de casa em casa. Lucas 10:7.

Comete-se grande erro quando se retira o dízimo do fim em que deve ser empregado - o sustento dos pastores. ... Deus não mudou; o dízimo tem de ser ainda empregado para a manutenção do ministério. (Conselho Sobre Mordomia págs. 102, 103).

5ª – Que será revelado no juízo?

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. II Coríntios 9:6.

Naquele dia, os que pensam que Deus aceitará magras ofertas e serviço contra a vontade serão desapontados. Deus não subscreverá a obra de qualquer homem, grande ou pequeno, rico ou pobre, que não seja feita de coração, com fidelidade e visando à Sua glória. Mas os que pertencem à família de Deus, aqui embaixo, que se têm esforçado por Lhe honrar o nome, têm alcançado uma experiência que os tornará reis e sacerdotes para Deus; e serão aceitos como servos fiéis. Ser-lhes-ão pronunciadas as palavras: "Bem está, bom e fiel servo... entra no gozo do teu Senhor." Mateus 25:23. (Review and Herald, 5 de janeiro de 1897) (Conselho Sobre Mordomia pág.  128).

6ª – De que maneira podemos ofender a Cristo?

Cristo têm sido ofendido e ferido pelo nosso acentuado amor egoísta e indiferença para com os ais e necessidades alheios. Review and Herald, 13 de julho de 1886.

7ª – Que faz o sábio segundo o mundo?  

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19; Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Lucas 12:33.

Homens... Pode interessar-se em minas que proporcionem grandes lucros em prata e ouro. Pode dedicar a vida inteira à aquisição de tesouros terrestres, mas morrem e deixam tudo para trás. Não podem levar um dólar consigo, para enriquecê-lo no grande além. São sábios esses homens? Não serão loucos em deixarem passar as preciosas horas da graça sem fazer o devido preparo para a vida futura? Os sábios guardarão um "tesouro nos Céus que nunca acabe" (Conselho Sobre Mordomia pág. 125).

8ª – Que faz os sábios seguidores de Jesus?

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?Lucas 12:20; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:20.

Os sábios guardarão um "tesouro nos Céus que nunca acabe" (Lucas 12:33) - "um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna". I Timóteo 6:19. Se quisermos alcançar riquezas permanentes, comecemos agora a transferir nosso tesouro para o outro lado, e nosso coração estará onde o nosso tesouro estiver. (Review and Herald, 7 de outubro de 1884).

Se quisermos alcançar riquezas permanentes, comecemos agora a transferir nosso tesouro para o outro lado, e nosso coração estará onde o nosso tesouro estiver. Review and Herald, 7 de outubro de 1884. (Conselho Sobre Mordomia pág. 125).

9ª – Como fazem muitos hoje pelas suas obras?

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. Lucas 18:23.

Muitos, porém, mostram pelas suas obras que não ousam confiar no banco do Céu. Preferem depositar seus recursos na Terra, a enviá-los, antes deles, para o Céu. Têm eles um grande trabalho a fazer para vencer a cobiça e o amor do mundo. Ricos pobres, que professam servir a Deus, são alvo de compaixão. Embora professem conhecer a Deus, pelas suas obras O negam. Quão grandes são as trevas de tais pessoas! Professam crer na verdade, mas suas obras não correspondem à profissão que fazem. O amor às riquezas torna os homens egoístas, exigentes e altivos. (Review and Herald, 15 de janeiro de 1880).

Publicado em 12/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento