Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Mordomia e Prosperidade

Lição 05 - O AMOR AO DINHEIRO

Texto Básico: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10.

1 - Quem era Neemias?

E os que selaram foram: Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias, Neemias 10:1.

Neemias, um dos exilados hebreus, ocupava uma posição de influência e honra na corte persa. Como copeiro do rei, era ele admitido livremente à presença real. Em virtude de sua posição, e graças a suas habilidades e fidelidade, ele se tornara amigo e conselheiro do rei. Embora objeto do favor real, conquanto rodeado pela pompa e esplendor, ele não esqueceu o seu Deus e o seu povo. Com o mais profundo interesse o seu coração se voltava para Jerusalém; suas esperanças e alegrias estavam vinculadas com a prosperidade dela. Por intermédio deste homem, preparado por sua residência na corte persa para a obra a que fora chamado, Deus propôs levar bênçãos a Seu povo na terra de seus pais. Profetas e Reis, pág. 628.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Que triste acontecimento se deu em seus dias, e qual foi sua atitude?

Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto. Neemias 13:11.

Não somente havia o templo sido profanado, mas as ofertas tinham sido mal empregadas. Isto estava desencorajando a liberalidade do povo. Haviam perdido seu zelo e fervor, e relutavam em pagar o dízimo. A tesouraria da casa do Senhor estava pobremente suprida; muitos dos cantores e outros empregados nos serviços do templo, não recebendo sustento suficiente, haviam deixado a obra de Deus para trabalharem em outras partes. Neemias pôs mãos à obra para corrigir esses abusos. Reuniu todos os que tinham deixado a obra da casa do Senhor, e os restaurou "no seu posto". Isto inspirou confiança ao povo, e todo o Judá "trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite aos celeiros". Profetas e Reis, pág. 670.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - A que ponto chegou a usura no coração de alguns homens?

Neemias e outros haviam redimido alguns dos judeus que tinham sido vendidos aos pagãos, e ele agora colocava sua conduta em contraste com a dos que por amor de lucros mundanos estavam escravizando a seus irmãos. "Não é bom o que fazeis", disse ele; "porventura não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos gentios, os nossos inimigos?" Nee. 5:9. Neemias mostrou-lhes que ele próprio, estando investido da autoridade do rei da Pérsia, podia ter requerido grandes contribuições para o seu benefício pessoal. Mas em vez disto, não havia tomado nem mesmo o que de justiça lhe pertencia, mas havia dado liberalmente para socorrer os pobres em suas necessidades. Ele instou com aqueles entre os juízes judaicos que haviam sido culpados de extorsão, para que pusessem fim a esta obra iníqua, restituíssem as terras dos pobres, bem como o dinheiro que lhes haviam arrancado na excessiva taxa de juros; e que lhes emprestassem sem hipoteca ou usura. Profetas e Reis, pág. 651.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - O que pode se tornar o dinheiro nas mãos dos homens?

Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade. Eclesiastes 5:10.

O dinheiro não é necessariamente uma maldição; ele é de grande valor porque se corretamente usado, pode fazer bem na salvação de almas, em bênçãos a outros que são mais pobres do que nós mesmos. Mediante uso inadequado ou desavisado, ... o dinheiro se tornará um laço para o seu possuidor. Aquele que emprega o dinheiro na satisfação do orgulho e ambição o torna uma maldição em vez de uma bênção. O dinheiro é uma prova constante das afeições. Quem quer que adquira mais do que o suficiente para suas necessidades reais deve buscar sabedoria e graça para conhecer o próprio coração e guardá-lo diligentemente, para que não tenha necessidade imaginárias e se torne mordomos infiel, usando com prodigalidade o capital que o Senhor lhe confiou. O Lar Adventista, pág.372.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Para aumentar as posses, que fazem muitos?

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5.

Há precipitação e excitamento. Os homens investem febrilmente seu capital em apólices e ações, tornam-se ricos num dia, e no entanto não estão satisfeitos. Continuam a investir com insana expectativa. As ações do banco caem, o milionário pela manhã é um mendigo à noite, e a maneira que julgam mais apropriada para encerrar a questão é com uma pistola, com uma corda ou com as águas da baía. O dinheiro é uma bênção quando os que o usam consideram que são mordomos do Senhor, que estão lidando com o capital do Senhor e que um dia terão de prestar contas de sua mordomia. É o amor do dinheiro que a Bíblia condena por ser a raiz de todos os males - amor de tal natureza que quando um homem perde dinheiro, a preciosa vida que Deus lhe deu não é levada em conta por causa do dinheiro que se foi. Este Dia Com Deus - MM de 1980, pág. 278.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Que ordem deu Satanás aos seus anjos a fim de trabalharem nos corações dos homens avarentos que só pensam em suas posses?

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Gálatas 5:17.

"Ide, fazei com que os donos de terras e de dinheiro se embriaguem com os cuidados desta vida. Apresentai o mundo diante deles em sua mais atraente luz, que acumulem o seu tesouro aqui, e fixem sua atenção sobre as coisas terrenas. Devemos fazer o máximo para evitar que os que trabalham na causa de Deus obtenham meios para usar contra nós.

Conservai o dinheiro em nossas próprias fileiras. Quanto mais dinheiro obtiverem, tanto mais prejudicarão nosso reino tirando de nós os nossos súditos. Fazei com que se preocupem mais com o dinheiro do que com a edificação do reino de Cristo e a disseminação das verdades que odiamos, e não precisamos temer-lhes a influência, pois sabemos que toda a pessoa egoísta e cobiçosa cairá em nosso poder, e finalmente se separará do povo de Deus." Testemunhos Para Ministros, págs. 473 e 474.

Satanás é o arquienganador. Os resultados, para nós, de aceitar suas tentações são piores que qualquer perda terrena que possa ocorrer, até mesmo piores que a própria morte. Os que alcançam êxito ao terrível preço da submissão à vontade e aos planos de Satanás, descobrirão que fizeram dura barganha. Tudo, no negócio de Satanás, se consegue a alto preço. As vantagens que apresenta são uma miragem. As grandes esperanças que oferece são alcançadas com perda das coisas boas, santas e puras. Confunda-se sempre Satanás com as palavras: "Está escrito." "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem." Sal. 128:1 e 2. ...O caminho traçado para os remidos do Senhor está muito além de todos os esquemas e práticas mundanos. Os que por ele andam, devem revelar por suas obras a pureza de seus princípios. Signs of the Times, 24 de fevereiro de 1909.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Que acontecerá quando amarmos realmente a Deus e sua obra?

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

Quando amamos a Deus acima de tudo, as coisas temporais ocuparão seu lugar certo em nossas afeições. Se humilde e ferventemente buscarmos conhecimento e habilidade para fazermos reto uso dos bens do Senhor, receberemos sabedoria do alto. Quando o coração se inclina para suas próprias tendências e preferências, quando é acariciado o pensamento de que o dinheiro pode conferir felicidade sem o favor de Deus, então o dinheiro torna-se um tirano, governando o homem; recebe sua confiança e estima e é adorado como um deus. Honra, verdade, retidão e justiça são sacrificados sobre seu altar. Os mandamentos da Palavra de Deus são postos de lado e os costumes e usos do mundo, ordenados pelo rei Mamom, tornam-se um poder controlador. O Lar Adventista, pág.372.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado em 17/02/2019

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento