Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 05 - AS DUAS NATUREZAS DE JESUS

Texto básico: Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.João 10:33.

1 - Quem era Jesus antes de Sua encarnação?

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.

Quão amplo é o contraste entre a divindade de Cristo e o indefeso bebê na manjedoura de Belém! Como podemos transpor a distância entre o poderoso Deus e uma criança indefesa? E, no entanto, o Criador dos mundos, Aquele em quem habitava corporalmente a plenitude da Divindade, Se manifestou no indefeso bebê na manjedoura. Muito mais elevado do que qualquer dos anjos, igual ao Pai em dignidade e glória, e, contudo, revestido da humanidade! A divindade e a humanidade combinaram-se misteriosamente, e o homem e Deus tornaram-se um. Exaltai-O MM 92, pág. 76.


2 - Embora as três pessoas da Divindade trabalhem em conjunto pela salvação do homem, de que maneira a segunda pessoa (Jesus) da Divindade viveu como homem sobre a terra?

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8.

Cristo não fingiu assumir a natureza humana; Ele de fato a tomou sobre Si. Em realidade possuiu a natureza humana. "Visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas. I Mensagens Escolhidas, pág.247.
Cristo era essencialmente Deus, e no mais elevado sentido. Fé pela Qual eu Vivo MM 59, pág. 46.

Nascido de mulher - Gálatas 4:4; Hebreus 2: 14-17.
Teve fome - Mateus 4:2.
Teve sede - João 19:28.
Se sentia cansado - João 4:6.
Chorou - João 11:35.
Sofreu tentação - Hebreus 4:15.


3 - Como a misteriosa união da divindade de Cristo com a humanidade é chamada pela Bíblia?

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16.

A doutrina da encarnação de Cristo na carne humana é um mistério, "o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações". Col. 1:26. É o grande e profundo mistério da piedade. I Mensagens Escolhidas, pág. 246.


4 - Assumindo Cristo a posição de ser humano, deixou Ele de ser Deus?

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. João 8:58,59.

Cristo não deixara de ser Deus ao tornar-Se homem.Conquanto Se houvesse humilhado até à humanidade, pertencia-Lhe ainda a divindade. O Desejado de Todas as Nações, pág. 664.
Cristo foi um homem real; deu prova de Sua humildade, tornando-Se homem. Entretanto, era Ele Deus na carne. I Mensagens Escolhidas, pág. 244.


5 - Ao assumir a humanidade, Cristo se tornou menor que os anjos?

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9.

Procurarei responder a essa importante pergunta: Como Deus, Ele não podia ser tentado; mas, como homem, podia sê-lo, e isso fortemente, e podia ceder às tentações. Sua natureza humana teria de passar pela mesma prova e provação que Adão e Eva. Sua natureza humana foi criada; ela nem sequer possuía os poderes angélicos. Era humana, idêntica à nossa. Ele estava transpondo o terreno em que Adão caiu. II Mensagens Escolhidas, pág. 129.


6 - A Bíblia ensina com clareza que Jesus possuiu duas naturezas. Sendo assim, quando consideramos qualquer texto referente a Jesus Cristo é importante perguntar: O texto se refere a Sua divindade ou Sua humanidade encarnada?

DE CRISTO PODE-SE FALAR DE DOS DIFERENTES ÂNGULOS:

1º - COMO DEUS
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:28,29.
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; Tito 2:13.

2º - COMO HOMEM
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 1 Coríntios 15:21.
Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. João 1:30.


7 - Como a Bíblia nos informa que a natureza humana e divina de Cristo estão unidas, mas não confundidas?

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20.

Abraão teve conhecimento de Cristo; pois o Senhor o esclarecera quanto ao Redentor do mundo. E ele fez saber a sua casa e a seus filhos que as ofertas sacrificais prefiguravam a Cristo, o Cordeiro de Deus, que seria morto pelos pecados do mundo. Assim, ele reuniu conversos para crerem no único Deus vivo e verdadeiro. E Recebereis Poder, pág. 255.
Foi a natureza humana do filho de Maria mudada na natureza divina do Filho de Deus? Não, as duas naturezas estavam misteriosamente fundidas numa pessoa - o Homem Cristo Jesus. NEle habitava corporalmente toda a plenitude da divindade. Quando Cristo foi crucificado, foi Sua natureza humana que morreu. A Divindade não sucumbiu e morreu; isso teria sido impossível. Olhando para o Alto MM 83, pág. 254.

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento