Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 04 - O CAMINHO DA RENÚNCIA

Texto Básico:Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Jeremias 6:16.

1- Que tipo de homens requer para caminhar pelo caminho estreito?

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.

A vida cristã é mais importante do que muitos crêem. Não consiste somente em delicadeza, paciência, doçura e bondade. São essenciais estas graças; mas há também necessidade de coragem, força, energia e perseverança. O caminho que Cristo nos traça é um caminho Estreito e exige abnegação. Para entrar nesse Caminho, e passar pelas dificuldades e desânimos, requerem-se homens fortes. A Ciência do Bom Viver, pág. 223.

2-Como tem sido o andar pelo caminho estreito de muitos hoje?

 Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Isaías 59:8.

Quantos estão fazendo do ato de andar no caminho estreito da santidade um árduo esforço. Para muitos, a paz e o descanso desse bendito caminho não parecem estar mais perto hoje do que anos atrás. Eles olham ao longe para aquilo que está perto; tornam complicado o que Jesus tornou bem simples. Ele é “o caminho, e a Verdade, e a Vida”. O plano da salvação é claramente revelado na Palavra de Deus; mas a sabedoria do mundo tem sido buscada em demasia, e a sabedoria da justiça de Cristo, muito pouco. E as almas que poderiam ter descansado no amor de Jesus, têm duvidado, e se preocupam com muitas coisas. III Mensagens Escolhidas, pág.151.

3- Qual a diferença dos que andam no caminho estreito, para os que andam no caminho largo?

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.Malaquias 3:18.

Os que viajam pelo caminho estreito, conversam a respeito da alegria e felicidade que terão no fim da viagem. Seus rostos muitas vezes estão tristes, e, todavia, brilham freqüentemente com piedosa e santa alegria. Não se vestem como a multidão do caminho largo, nem falam como eles, nem agem como eles. Um Modelo lhes foi dado. Um Homem de dores, e experimentado nos trabalhos, abriu-lhes aquele caminho, e por ele viajou. Seus seguidores vêem Seus rastos, e ficam consolados e animados. Ele o percorreu em segurança; assim também poderão fazer os da multidão, se acompanharem as Suas pegadas. Mensagens aos Jovens,pág. 126.
Através de Sua Palavra, Deus está constantemente chamando nossa atenção para o caminho reto, elevado e glorioso do justo. Os usuários desse caminho não andam em escuridão, pois ele é iluminado pelo Sol da Justiça, mas vocês o têm rejeitado porque ele é muito separado do mundo. Amor-próprio e ambição egoísta não podem passar pela porta estreita e andar no caminho e ascendente. 5 Testemunho Para a Igreja, pág. 535.

4-Que é encontrado ao longo de todo o caminho e qual o objetivo?

Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.Salmos 26:2.

Provas encontram-se ao longo de todo o caminho, da Terra ao Céu. É por causa disso que a estrada para o Céu é chamada o caminho estreito. O caráter tem de ser provado, do contrário haveria muito cristão falso, que conservaria certa semelhança de religião, até que suas inclinações, seu desejo de fazer prevalecer a vontade própria, seu orgulho e ambição, fossem contrariados. Quando, pela permissão do Senhor, lhes sobrevêm provas agudas, sua falta de religião genuína, da mansidão e humildade de Cristo, lhes mostra estarem em necessidade da atuação do Espírito Santo. Nos Lugares Celestiais, pág.263.

5- Como é chamado este caminho? Quando pensarmos quão duro é este caminho, que devemos fazer?

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6:6.


Cristo exige tudo. Caso Ele exigisse menos, Seu sacrifício teria sido demasiado precioso, demasiado grande para nos levar a tal nível. Nossa santa fé clama por separação. Não nos devemos conformar com o mundo, nem com professos crentes mortos, sem coração. “Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” Romanos 12:2. Este é o caminho da renúncia. E quando pensarem que ele é demasiado estreito, que há demasiada abnegação neste caminho estreito; quando disserem: Quão duro é renunciar a tudo, dirijam a si mesmos a pergunta: Que renunciou Cristo por mim? Isto ofusca tudo quanto possamos chamar de abnegação. Contemplem-nO no jardim, suando grandes gotas de sangue. Um solitário anjo é enviado do Céu para fortalecer o Filho de Deus. Sigam-nO à sala do julgamento, enquanto é ridicularizado, escarnecido e insultado por aquela turba enfurecida. I Testemunho da Igreja,pág.240.

O caminho é tão estreito, tão santo, que o pecado aí não pode ser tolerado; todavia o acesso a esse caminho está ao alcance de todos, e nenhuma pessoa desalentada, duvidosa e temente precisa dizer: "Deus não cuida de mim." Toda pessoa é preciosa aos Seus olhos..."Encontrei um resgate. Fiz um caminho de escape para todos os que se estão a perder. Tenho os documentos de vossa emancipação já providos para vós, selados pelo Senhor do Céu e da Terra."Manuscrito 32a, 1894.

6- Que pode tirar os caminhantes da vereda da verdade? Quem somente pode discernir isso?


Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. João 14:26.

   Vivemos em época de muita luz; mas muita coisa a que se chama luz está abrindo o caminho para a sabedoria e as artimanhas de Satanás. Muitas coisas serão apresentadas que parecerão verdadeiras, e contudo terão que ser ponderadas cuidadosamente, com muita oração; pois podem ser sutis artifícios do inimigo. A senda do erro parece muitas vezes estar bem vizinha da vereda da verdade. Ela quase não é distinguível da verdade que leva à santidade e ao Céu. Mas a mente iluminada pelo Espírito Santo sabe discernir que essa senda diverge do caminho reto. Depois de algum tempo se vê que os dois se acham vastamente separados. III Testemunhos Seletos, pág. 268.

7-Prometeu Cristo que seria fácil caminhar por este caminho? Que faz Ele afim de não desistirmos da caminhada?

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.

Como Aquele que tem autoridade Cristo fala a esses, convidando-os a seguirem-No. Ele se oferece para conduzi-los às riquezas tão duradouras quanto a eternidade. Aponta-lhes o caminho estreitoda abnegação e do sacrifício. Aqueles que prosseguirem firmes nesse caminho, superando todo obstáculo, alcançarão a terra de glória. Ao elevarem a cruz descobrem que ela os eleva, e finalmente conquistam o tesouro imperecível.Muitos julgam encontrar segurança nas riquezas terrestres. Mas Cristo tenta remover de seus olhos a trave que obscurece a visão, e os capacita assim a contemplar o mais excelente e eterno peso de glória. Estão confundindo miragens com realidade, perdendo de vista as glórias do mundo eterno. Cristo os insta a ampliarem seu horizonte para além do presente e acrescentar a eternidade à sua visão. Olhando Para o Alto, pág.236.

Publicado em 18/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento