Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Os escolhidos de Deus

Lição 04 - Israel Não Reconhece as Advertências

Texto Básico: "Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este." Jeremias 7:4.

1 – Que advertência Moisés deu ao Povo? Deut. 8:11, 14.

2 – Atenderam eles esta advertência? Juízes 3:7.

A advertência não foi atendida pelo povo judeu. Esqueceram-se de Deus, e perderam de vista o alto privilégio de representantes Seus. As bênçãos que receberam não reverteram em bênçãos para o mundo. Todas as prerrogativas foram usadas para a glorificação própria. (Parábolas de Jesus pág. 291).

Prerrogativas: Privilégio, regalia, (Dicionário de Português).

3 – Que mal fizeram? Rom. 3:13.

Roubaram a Deus do serviço que deles requeria, e roubaram a seus semelhantes a direção religiosa e o santo exemplo. (Parábolas de Jesus pág. 291, 292).

4 – Como representavam o caráter de Deus? Jer. 7:4.

Como os habitantes do mundo antediluviano, seguiam toda imaginação de seu coração mau. Assim faziam as coisas sagradas parecerem uma farsa, dizendo: "Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este", ao passo que representavam falsamente o caráter de Deus, desonrando-Lhe o nome, e poluindo o Seu santuário. (Parábolas de Jesus pág. 292).

5 – Como agiam os sacerdotes que Deus havia confiado para instruir o povo? Isa. 43:27.

Os lavradores a quem Deus colocara como guardas de Sua vinha, foram infiéis à missão a eles confiada. Os sacerdotes e mestres não eram fiéis instrutores do povo. Não lhes expunham a bondade e misericórdia de Deus, e Seu direito a Seu amor e serviço. Esses lavradores procuravam a própria glória. Desejavam apropriar-se dos frutos da vinha. Era seu intento atrair para si a atenção e homenagem. (Parábolas de Jesus pág. 292).

6 – Que compromisso tinham feito eles com Deus? Êx. 19:8.

Haviam-se comprometido a ensinar um "Assim diz o Senhor", e a prestar estrita obediência na vida prática. (Parábolas de Jesus pág. 292).

7 – Por que o povo não conseguia guardar os mandamentos de Deus? Mat. 23:4.

O povo vivia em contínuo desassossego; porque não podiam cumprir todas as exigências impostas pelos rabinos. Ao verem a impossibilidade de guardar os mandamentos dos homens, tornaram-se negligentes em guardar os de Deus.(Parábolas de Jesus pág. 292).

Desassossego: Falta de sossego; inquietação, perturbação, agitação: (Dicionário de Português).

8 – Mesmo em contínua desobediência, como Deus os tratava? II Reis 13:23.

Deus suportou Seu povo com coração de pai. Pleiteou com eles por bênçãos dadas e retiradas. Pacientemente lhe expôs seus pecados, e com longanimidade esperava seu reconhecimento. (Parábolas de Jesus pág. 293).

Longanimidade: Que tem grandeza de ânimo; corajoso, generoso; bondoso. (Dicionário de Português).

9 – A fim de salvá-los de seus maus caminhos que fez o Senhor? Mar. 12: 2-4.

Profetas e mensageiros foram enviados para reclamar os direitos de Deus sobre os lavradores; mas em vez de serem bem-vindos, eram tratados como inimigos. (Parábolas de Jesus pág. 293).

10 – Qual o último recurso que Deus proveu para Israel? Mat. 21:37.

Como último recurso, Deus enviou Seu Filho, dizendo: "Terão respeito a Meu filho." Mas a sua resistência tornara-os vingativos, e disseram entre si: "Este é o herdeiro; vinde, matemo-Lo e apoderemo-nos da Sua herança." Então ser-nos-á permitido possuir a vinha, e faremos o que nos aprouver com o fruto. Os maiorais judeus não amavam a Deus. Por isso romperam com Ele e rejeitaram todas as propostas para uma reconciliação justa. (Parábolas de Jesus 293).

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento