Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Uma Obra de Preparação Entre o Povo de Deus

Lição 03 - UMA OBRA DE PROVAÇÃO

Texto Básico:Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1: 12.

1-Qual a finalidade da provação?

Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir. Isaías 13:12.

O processo de refinar e purificar está sendo realizado no meio do povo de Deus, e o Senhor dos exércitos pôs Sua mão nesta obra. Esse processo é o mais difícil para o ser humano, mas é necessário, a fim de que toda impureza seja removida. As provações são essenciais para que sejamos aproximados do nosso Pai celestial, em submissão à Sua vontade, a fim de que possamos oferecer ao Senhor uma oferta em justiça. Meditação Matinal 53 Pag. 92.

2-Qual o desejo de Deus para com cada um de seus filhos?

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5.


É na misericórdia que o Senhor revela aos homens suas faltas ocultas. Ele gostaria que examinassem detidamente as complicadas emoções e os motivos de seu coração, e descobrissem o mal, e modificassem suas disposições, aprimorando suas maneiras. Deus gostaria que Seus servos se familiarizassem com seu próprio coração. A fim de levá-los ao verdadeiro conhecimento de sua condição, Ele permite que o fogo da aflição os atinja, para que sejam purificados. As provações da vida são obreiras de Deus. ... O fogo não nos consumirá, mas somente removerá a escória, e sairemos sete vezes purificados, tendo a semelhança do Divino. Review and Herald, 10 de abril de 1894.

3- Até que ponto precisa ir esta obra de purificação?

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29: 23.

A divina obra de refinar e purificar precisa ir avante até que Seus servos estejam tão humilhados, tão mortos para o próprio eu que, ao serem chamados para serviço ativo, tenham em vista unicamente a glória de Deus. Então Ele lhes aceitará os esforços; eles não agirão imprudentemente, por impulso; não se precipitarão, pondo em risco a causa do Senhor, sendo escravos de tentações e paixões, seguindo a própria mente carnal incendiada por Satanás. Oh! quão terrível é ser a causa de Deus manchada pela vontade perversa do homem e seu temperamento não subjugado! Quanto sofrimento traz ele sobre si por seguir as obstinadas paixões que o dominam! Deus traz repetidamente o homem ao campo de batalha, aumentando a pressão até que a perfeita humildade e a transformação do caráter o ponham em harmonia com Cristo e o espírito do Céu, e tenha a vitória sobre si mesmo. I Testemunhos Seletos, pág. 445.

4-Se não queremos ser provados, que pode estar havendo?

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus. Zacarias 13:9.
Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Salmos 25: 18.

O Senhor conduz Seus filhos sobre o mesmo terreno sempre e sempre, aumentando a pressão até que perfeita humildade preencha o coração e o caráter seja transformado; então são vitoriosos sobre o eu, ficam em harmonia com Cristo e com o Espírito do Céu. A purificação do povo de Deus não pode ser efetuada sem sofrimento. ... Ele nos conduz de um fogo para outro, provando nosso verdadeiro valor. A genuína virtude está pronta para ser provada. Se somos relutantes em ser esquadrinhados pelo Senhor, nossa condição é perigosa. Meditação Matinal, 53 Pág. 92.

5-Que sentimento podemos ter ao sermos provados? Porém, qual é o propósito do Senhor?

Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro. Jó 23: 10.

A mesma provação que tão severamente abala a nossa fé, e faz parecer que Deus nos tenha abandonado, é a que mais nos aproxima dEle, para que lancemos as nossas cargas aos pés de Cristo e experimentemos a paz que, em troca, Ele nos concede. ... Deus ama a mais humilde de Suas criaturas e cuida dela, e nós não podemos desonrá-Lo mais do que pondo em dúvida Seu amor para conosco. Cultivemos, pois, aquela fé viva, que confia nEle na hora de sofrimento e provação. Review and Herald, 10 de abril de 1894.

6-Somente como passaremos e sairemos vitoriosos nas provações?

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11: 28-29.

Cristo convida todos a tomarem sobre si o Seu jugo e aprenderem de Sua mansidão e humildade. Ele sabe que lhes é positivamente necessário isso fazer. Mas nenhum ser humano pode suportar o jugo da submissão e obediência, se não aprende diariamente na escola de Cristo. ... As habilitações para o verdadeiro serviço nunca poderão ser adquiridas à parte de Cristo. Ninguém, sejam quais forem suas supostas aptidões, suporta o teste da provação, se não é aluno na escola de Cristo. ...O cristão verdadeiro mantém os olhos fitos Naquele que esquadrinha o coração e usa os freios, que requer a verdade no íntimo. Sua constante oração será: "Sonda-me, ó Deus,... e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." Sal. 139:23 e 24. Review and Herald, 23 de outubro de 190.

7- Nessa luta espiritual, o que nos torna vitoriosos?

No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14: 26

A fim de obter a vitória sobre qualquer assalto do inimigo, precisamos lançar mão de um poder que se acha fora e acima de nós. Importa mantermos constante e viva ligação com Cristo, que tem poder para dar a vitória a toda alma que mantiver uma atitude de fé e humildade. Se somos presunçosos e pensamos que podemos continuar fazendo o que bem entendemos, esperando, contudo, aparecer finalmente do lado certo, verificaremos que cometemos um terrível erro. Como os que esperam receber a recompensa do vencedor, cumpre-nos avançar na luta cristã, embora encontremos oposição a cada passo em frente. Review and Herald, 9 de julho de 1908.

Publicado em 16/03/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento