Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Saúde e Vida - Educação Alimentar

Lição 03 - A Carne e o Plano de Deus

Texto Básico: E ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar as suas almas. Salmo 106:15.

1 – Qual era o plano de Deus na criação? Prov. 12:28.

Deus deu aos nossos primeiros pais o alimento que pretendia que a humanidade comesse. Era contrário ao Seu plano que se tirasse a vida a qualquer criatura. Não devia haver morte no Éden. CRA 373.

2 – Como já vimos em lição anterior, qual era o alimento do homem no princípio? Gên. 1:29.

No princípio, o homem comia dos frutos da terra, mas o pecado introduziu o uso da carne de animais mortos como alimento. TEMP 161.

3 – Por que permitiu Deus que o povo comesse carne após o dilúvio? Salmos 106:15.

Depois do dilúvio o povo comeu à vontade do alimento animal. Deus viu que os caminhos do homem eram corruptos, e que o mesmo estava disposto a exaltar-se orgulhosamente contra seu Criador, seguindo as inclinações de seu coração. E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos. CRA 373.

4 – Quando o Senhor tirou seu povo do Egito com que os alimentava? Êxodo 16:32,33. Que fez Satanás? Êxodo 16:2,3.

Continuou Deus a alimentar o povo hebreu com o pão que chovia do céu; não se satisfazia, porém. Seu apetite depravado ansiava por carne, da qual Deus em Sua sabedoria em grande parte o impedira de comer. ... Satanás, autor da doença e miséria, aproximar-se-á do povo de Deus no ponto onde pode alcançar o maior êxito. Ele tem controlado o apetite em grande parte, desde o tempo de sua bem-sucedida experiência com Eva, levando-a a comer do fruto proibido. CRA 375.

5 – Como reagiram os Hebreus? Números 11:4.

Mas embora tivessem eles um claro "Assim diz o Senhor", lamentaram e choraram, murmuraram e se queixaram, até que o Senhor Se encheu de ira contra eles. Visto que estavam tão determinados a ter carne para comer, deu-lhes esse mesmo regime que lhes havia proibido. MS 277.

6 – Qual era o plano de Deus ao reter a carne aos hebreus? III João 2. O que faz o uso desse alimento?

Deus não reteve carne dos hebreus no deserto simplesmente para mostrar Sua autoridade, mas para benefício deles, para que conservassem a resistência física e moral. Sabia que o uso de alimento animal fortalece as paixões animais e enfraquece o intelecto. Ele sabia que a satisfação do apetite dos hebreus para os alimentos cárneos, enfraquecer-lhes-ia as faculdades morais, e induziria a tão irritável disposição, que o grande exército ficaria insubordinado, que perderiam o elevado senso de suas obrigações morais, e se recusariam a ser controlados pelas sábias leis de Jeová. TEMP. 160.

7 – E qual foi à conseqüência de sua escolha? Sal. 106:15.

Afastando-se do plano divinamente indicado para seu regime, sofreram os israelitas grande prejuízo. Desejaram um regime cárneo, e colheram-lhe os resultados. Não atingiram ao divino ideal quanto ao seu caráter, nem cumpriram os desígnios de Deus. O Senhor "satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma". Estimaram o terreno acima do espiritual, e a sagrada preeminência que Deus tinha o propósito de lhes dar não conseguiram eles obter. CRA 375.

8 – Muitos argumentam a necessidade da carne, é ela realmente essencial a saúde? Gênesis 1:29.

A carne não é essencial para a saúde e a resistência, do contrário o Senhor haveria cometido um erro ao prover o alimento para Adão e Eva antes de sua queda. Todos os elementos de nutrição se acham contidos nas frutas, verduras e cereais. É erro supor que a força muscular dependa do uso de alimento animal. As necessidades do organismo podem ser melhor supridas, e mais vigorosa saúde se pode desfrutar, deixando de usá-lo. CRA 395, 396.

9 – O que acontece quando o homem se alimenta de carne?

Os que se alimentam de carne, não estão senão comendo cereais e verduras em segunda mão; pois o animal recebe destas coisas a nutrição que dá o crescimento. A vida que se achava no cereal e na verdura passa ao que os ingere. CRA 395.

10 – Qual tem sido o trabalho de Satanás para destruir os planos de Deus? I Coríntios 10:6.

Satanás tentou-os a considerar isto injusto e cruel. Fez com que eles cobiçassem as coisas proibidas, pois viu que mediante a condescendência com os apetites pervertidos, tornar-se-iam de espírito carnal e seriam facilmente levados a fazer a vontade dele; fortalecer-se-iam os órgãos inferiores, ao passo que o intelecto e as faculdades morais se enfraqueceriam. TEMP 160.

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento