Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Mordomia e Prosperidade

Lição 02 - O VOTO DE JACÓ

Texto básico: E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; Gênesis 28:20.

1 - Que importante voto vez Jacó?

E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:22.

De acordo com o costume de comemorar acontecimentos importantes, Jacó construiu um memorial da misericórdia de Deus, para que quando quer que passasse por aquele caminho pudesse demorar-se naquele local sagrado para adorar ao Senhor. ... Com profunda gratidão repetiu a promessa de que a presença de Deus seria com ele; e então fez este voto solene: "Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestidos para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente Te darei o dízimo." Gên. 28:20-22. Patriarcas e Profetas, pág. 187.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Que levou Jacó a fazer este voto?

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; Gênesis 28:20,21.

As circunstâncias que moveram Jacó a fazer este voto ao Senhor eram idênticas às que levam homens e mulheres a fazerem votos a Deus em nossos dias. Por meio de uma ação pecaminosa, obtivera a bênção que, ele sabia, lhe fora prometida pela firme palavra de Deus. Assim fazendo, manifestara grande falta de fé no poder de Deus para realizar Seus desígnios, por mais desanimadoras que fossem as aparências no momento. Em vez de colocar-se na posição que ambicionara, viu-se obrigado a fugir para salvar a vida da ira de Esaú. Levando consigo apenas um cajado, devia atravessar centenas de quilômetros por uma região deserta. Desfaleceu-lhe o ânimo, e sentiu-se tomado de remorsos.Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 543.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Como retribuiu Jacó as bênçãos de Deus?

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5.

Jacó não estava aqui a fazer um contrato com Deus. O Senhor já lhe havia prometido prosperidade, e este voto era o transbordar de um coração cheio de gratidão pela certeza do amor e misericórdia de Deus. Jacó entendia que Deus tinha direitos sobre ele, os quais ele devia reconhecer, e que os sinais especiais do favor divino a ele concedidos exigiam retribuição. Assim, toda a bênção que nos é concedida reclama uma resposta ao Autor de todas as nossas vantagens. O cristão deve muitas vezes rever sua vida passada, e relembrar com gratidão os preciosos livramentos que Deus operou em favor dele, amparando-o na provação, abrindo caminho diante dele quando tudo parecia escuro e vedado, refrigerando-o quando pronto a desfalecer. Deve reconhecê-los todos como provas do cuidado vigilante dos anjos celestiais. Em vista destas bênçãos inumeráveis, deve muitas vezes perguntar, com coração submisso e grato, "Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" Sal. 116:12. Patriarcas e Profetas, pág. 187.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Qual tem sido a experiência de muitos?

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11:24-25.

Muitos falham hoje no ponto em que Jacó teve êxito. Aqueles a quem Deus tem dado mais, têm mais forte inclinação de reter o que possuem, visto deverem dar importância proporcional a seus bens. Jacó deu o dízimo de tudo quanto possuía, e depois calculou o dízimo que usara, e deu ao Senhor o lucro daquilo que estivera usando para o próprio proveito durante o tempo em que estivera em terra pagã, e não pudera pagar seu voto. Isto representava uma grande soma; no entanto ele não hesitou; o que votara ao Senhor, não considerava como seu, mas do Senhor.Segundo a importância concedida, será a soma requerida. Quanto maior o capital confiado, tanto maior a dádiva que Deus requer Lhe seja devolvida. Caso um cristão possua dez ou vinte mil dólares, os direitos de Deus sobre ele são imperativos no sentido de dar, não somente a proporção relativa ao sistema do dízimo, mas de apresentar-Lhe as ofertas pelo pecado e as ofertas de gratidão. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 545 e 546.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Que detalhe importante sempre devemos lembrar?

Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:8.

Nosso tempo, nossos talentos, nossa propriedade devem ser, de maneira santa, dedicados Àquele que nos confiou estas bênçãos. Quando quer que um livramento especial seja operado em nosso favor, ou novas e inesperadas bênçãos nos são concedidas, devemos reconhecer a bondade de Deus não simplesmente exprimindo nossa gratidão com palavras, mas, como Jacó, por meio de dádiva e ofertas à Sua causa. Assim como estamos continuamente a receber as bênçãos de Deus, assim devemos estar continuamente a dar. Patriarcas e Profetas, págs. 187 e 188.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Quais os motivos que temos para demonstrar nossa gratidão com Deus?

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" Sal. 116:12.

Pela vida, a saúde, o alimento, o vestuário, não menos que pela esperança da vida eterna, somos devedores ao Doador de todas as bênçãos; devemos a Deus o reconhecimento de Seus dons e apresentar nossas ofertas de gratidão a nosso maior Benfeitor. Essas ofertas natalícias são reconhecidas no Céu. Review and Herald, 9 de dezembro de 1890.Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 143.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Como Jacó erigiu um altar para que todos que por ali passassem, reconhecesse a bondade de Deus para com ele e adorasse, que devemos também fazer?

Louvai ao Senhor. Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do SENHOR. Salmos 113:1.

Não temos razão de falar da bondade de Deus e proclamar o Seu poder? Quando os amigos são bondosos para conosco nós apreciamos o prazer de lhes sermos gratos por sua bondade. Quanto mais devemos contar como alegria e agradecer ao Amigo que nos tem dado todo o bem e todo dom perfeito! Cultivemos, então, em cada igreja, o espírito de gratidão a Deus. Eduquemos os lábios para louvarem a Deus no círculo da família. ... Declarem nossas dádivas e ofertas a nossa gratidão pelos favores recebidos cada dia. Em tudo devemos mostrar a alegria do Senhor e tornar conhecida a mensagem da divina graça salvadora. Review and Herald, 7 de maio de 1908.

Que a paz de Deus reine em vossa alma. Então haverá força para dividir com todos os sofredores, e vos regozijareis em ter a graça para resistir. Louvai ao Senhor; falai de Sua bondade; dizei de Seu poder. Adoçai a atmosfera que vos circunda a alma. ... Louvai, de coração, alma e voz, Aquele que é a saúde para a vossa enfermidade, vosso Salvador, e vosso Deus. The Youth's Instructor, 27 de dezembro de 1900. O Cuidado de Deus - MM de 1995, pág. 254.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________

OFERTA ESPECIAL
Para Moçambique - África

Pequeno grupo em Nhamatanda - Moçambique

Prezados irmãos em Cristo!

Deus não espera de todos a mesma espécie de serviço. A uns, podem ser chamados a ministrar em terra estrangeiras, a outros, dar seus meios para o sustento do evangelho.

Deus aceita a oferta de cada um (Mat. 19:23,24). Em Moçambique, temos recebidos muitos convites para a apresentação da mensagem de restauração em novos campos como: Muxungue, Chimoio! A mensagem está sendo levada de maneira diferente em vários lugares, com muitas dificuldades e impedimentos assim como a majestade divina levou Seu traço de concepção.

Nossa mensagem tem se espalhado para vários lugares, muitas pessoas estão aderindo à mensagem e já temos um foco de luz em Nhamatanda, Dondo e Beira onde já temos pequenos grupos, entretanto, nesses lugares ainda não temos uma capela para concentrarmos a adoração ao nosso Deus.

Para atendermos a estes campos que já se abriram e a estes que estão a se abrir, pedimos a colaboração de todos os irmãos para que quando a Oferta Especial for recolhida no sábado dia 15 de julho, nos ajudem com vossas generosas ofertas e com vossas sinceras orações.

Seus irmãos Africanos - Beira - Moçambique

Publicado em 17/02/2019

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento