Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Os escolhidos de Deus

Lição 02 - O Amor de Deus Para Com Israel

Texto Básico: Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de secura, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha do seixal; Deut. 8:15.

1 – Como demonstrava Deus seu cuidado para com Israel? Sal. 78: 13 - 16

Conduziu-os através daquele "grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de secura". Fez sair água para eles "da rocha do seixal" e alimentou-os com "trigo do Céu". "Porque", disse Moisés, "a porção do Senhor é o Seu povo; Jacó é a parte da Sua herança. Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do Seu olho. Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas, assim, só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho." Deste modo atraiu-os a Si para que habitassem sob a sombra do Altíssimo. Cristo era o guia dos filhos de Israel em suas peregrinações no deserto. Envolto na coluna de nuvem durante o dia e na de fogo durante a noite, os conduziu e guiou. Preservou-os dos perigos do deserto; levou-os à terra da promessa, e diante de todas as nações que não conheciam a Deus, estabeleceu Israel como Sua possessão peculiar, a vinha do Senhor. (Parábolas de Jesus pág. 287).

Ermo: Lugar desabitado.

Seixal: Lugar, onde há muitos seixos.

>Seixo: Pedra tosca de pequenas dimensões, (Dicionário de Português).

2 – Como Deus considerava este povo? Jer. 2:21.

"Israel é uma vide frondosa; dá fruto para si mesmo." (Parábolas de Jesus pág. 290).

3 – Qual era a expectativa do Senhor quanto a sua vinha? Isa. 5:4

"Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para Mim uma planta degenerada, de vide estranha?" "Israel é uma vide frondosa; dá fruto para si mesmo." "Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre Mim e a Minha vinha. Que mais se podia fazer à Minha vinha, que Eu lhe não tenha feito? E como, esperando Eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? (Parábolas de Jesus pág. 290, 291).

4 – Qual era o propósito de Deus? Gên. 12:2.

Era propósito de Deus, porém, que pela revelação de Seu caráter por meio de Israel, os homens fossem atraídos a Ele. O convite do evangelho deveria ser transmitido a todo mundo. Pela lição do sacrifício simbólico, Cristo deveria ser exaltado perante as nações, e todos os que O olhassem viveriam. Todos os que, como Raabe, a cananéia, e Rute, a moabita, se volvessem da idolatria ao culto do verdadeiro Deus, deveriam unir-se ao povo escolhido. Quando o número de Israel aumentasse, deveriam ampliar os limites até que seu reino abarcasse o mundo. (Parábolas de Jesus pág. 290).

5 – Qual foi a reação de Deus ao ver que Sua vinha estava produzindo uvas bravas? Isa.1:13, 14.

6 – Mesmo nesta tristeza pelo declínio espiritual de Seu povo, como Deus os? II Reis 13:23.

Deus suportou Seu povo com coração de pai. Pleiteou com eles por bênçãos dadas e retiradas. Pacientemente lhe expôs seus pecados, e com longanimidade esperava seu reconhecimento. (Parábolas de Jesus pág. 293).

Longanimidade: Que tem grandeza de ânimo; corajoso, generoso; bondoso. (Dicionário de Português).

7 – Que fez Deus para ajudá-los? II Reis 17:13.

Profetas e mensageiros foram enviados para reclamar os direitos de Deus sobre os lavradores; (Parábolas de Jesus pág. 293).

8 – Quem eram os principais culpados pelo declínio espiritual do povo? Mat. 23:16.

A culpa destes guias de Israel não era a mesma que a do pecador vulgar. Estes homens estavam sob a mais solene obrigação para com Deus. Haviam-se comprometido a ensinar um "Assim diz o Senhor", e a prestar estrita obediência na vida prática. Em vez de assim proceder, estavam pervertendo as Escrituras. Sobrecarregavam os homens com pesados fardos, obrigando-os à prática de cerimônias que se relacionavam com cada passo da vida. O povo vivia em contínuo desassossego; porque não podiam cumprir todas as exigências impostas pelos rabinos. Ao verem a impossibilidade de guardar os mandamentos dos homens, tornaram-se negligentes em guardar os de Deus. (Parábolas de Jesus pág.292).

Vulgar: Comum (Dicionário de Português).

9 – Que faziam estes guias Judeus? Mar.7:7

Os sacerdotes e fariseus pensavam realizar grandes feitos como professores, sobrepondo à Palavra de Deus as suas interpretações; porém Cristo, deles disse: "Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" Culpava-os de ensinar "doutrinas que são mandamentos de homens".Embora fossem os instrutores dos oráculos divinos, embora se supusesse que compreendiam Sua Palavra, não eram praticantes da mesma. Satanás cegara-lhes os olhos, para não verem sua verdadeira significação. Essa é a obra de muitos em nosso tempo. Muitas igrejas são culpadas deste pecado. Há perigo, e grande, de os conceituados sábios de hoje repetirem a experiência dos mestres judeus. Interpretam falsamente os oráculos divinos, e mentes são confundidas e envoltas em trevas, em conseqüência de sua concepção errônea da verdade divina. (Parábolas de Jesus pág. 110, 111).

Oráculos: Vontade de Deus anunciada pelos profetas. (Dicionário de Português).

10 - Por que não viam seu declínio espiritual? Como se consideravam?  Mat. 13:15.

O povo judeu acariciava a idéia de que eram os favoritos do Céu, e seriam sempre exaltados como igreja de Deus. Eram filhos de Abraão, declaravam, e o fundamento de sua prosperidade parecia-lhes tão firme, que desafiavam Terra e Céu para desapossá-los de seus direitos. Por sua conduta infiel, porém, estavam-se preparando para a condenação do Céu e separação de Deus. (Parábolas de Jesus pág. 294).

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento