Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 02 - AS PERSONALIDADES DIVINAS

Texto Básico: Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. João 14:8.

1-Que revelação é feita a respeito do Pai?

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1: 18.
Fui instruída a dizer: Os sentimentos dos que andam em busca de avançadas idéias científicas, não são para confiar. Fazem-se definições como essas: "O Pai é como a luz invisível; o Filho é como a luz corporificada; o Espírito é a luz derramada." "O Pai é como o orvalho, vapor invisível; o Filho é como o orvalho condensado em uma bela forma; o Espírito é como o orvalho caído sobre a sede da vida." Outra apresentação: "O Pai é como o vapor invisível; o Filho como a nuvem plúmbea; o Espírito é chuva caída e operando em poder refrigerante." Todas essas definições espiritualistas são simplesmente nada. São imperfeitas, inverídicas. Enfraquecem e diminui a Majestade a que não pode ser comparada nenhuma semelhança terrena. Deus não pode ser comparado a coisas feitas por Suas mãos. Estas são meras coisas terrenas, sofrendo sob a maldição de Deus por causa dos pecados do homem. O Pai não pode ser definido por coisas da Terra. O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisível aos olhos mortais. Evangelismo, pág. 614.


2- Que é apresentado em Sua palavra?


O Senhor reina; está vestido de majestade; o Senhor Se revestiu e cingiu de fortaleza; o mundo também está firmado e não poderá vacilar. O Teu trono está firme desde então; Tu és desde a eternidade. Salmos 93:1, 2.

Em Sua Palavra, Deus é apresentado como “o Deus eterno”. Esse nome abrange o passado, o presente e o futuro. Deus existe de eternidade a eternidade. Ele é o Eterno. Testemunho da Igreja, pág. 270.


3- É possível aos seres humanos interpretar a Deus?

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29: 29.

Considerem os seres humanos que mesmo com toda a sua procura, jamais conseguirão interpretar Deus. Quando os redimidos forem puros e limpos para entrar em Sua presença, compreenderão que tudo quanto se refere ao Deus eterno, o inacessível, não pode ser representado por figuras. É seguro contemplar a Deus, o grande e maravilhoso Deus, e Jesus Cristo, a imagem expressa Seu Filho Unigênito ao nosso Mundo, para que pudéssemos sempre, pelo caráter do Filho, Contemplar o caráter do Pai.  Manuscript Releases nº18.           


4- Se atingíssemos a completa compreensão de Deus o que ocorreria?

Se nos fosse possível atingir uma completa compreensão de Deus e Sua Palavra, não mais haveria para nós descobertas de verdades, conhecimentos maiores ou maiores desenvolvimentos. Deus deixaria de ser supremo, e o homem deixaria de adiantar-se. Graças a Deus por assim não ser. Desde que Deus é infinito, e Nele estão todos os tesouros da sabedoria, podemos durante toda a eternidade estar sempre a pesquisar, sempre a aprender, e contudo nunca esgotar as riquezas de Sua sabedoria, Sua bondade, ou Seu poder. Educação, pág. 172.
 A grande condescendência da parte de Deus é um Mistério além de nossa Compreensão. A grandeza do plano não pode ser inteiramente compreendida. Nem a sabedoria infinita pode conceder um plano que sobrepuja. Review ande Herald 22/10/1895.


5- A união de ambos, interfere em sua personalidade?

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
João 17:1.

Deus é um com o Pai, mas Deus e Cristo são dois Personagens distintos. Lede a oração de Cristo no décimo sétimo capítulo de João e encontrareis este ponto claramente delineado. Quão ardentemente o Salvador orou para que Seus discípulos pudessem ser um com Ele, como Ele foi um com o Pai. Mas a unidade que deve existir entre Cristo e Seus seguidores não destrói a personalidade de nenhum deles. Manuscrito 58, 1905.

Sexta-feira: 08/01______________________ Ano bíblico: Gênesis 26 e 27

6- Que revelação é feita a respeito de Cristo?

Eu, Eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Isaías 43:11. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14.

Cristo é o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo. ... Falando de Sua preexistência, Cristo conduz a mente através de séculos incontáveis. Afirma-nos que nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus. Aquele cuja voz os judeus estavam então ouvindo estivera com Deus como Alguém que vivera sempre com Ele. Signs of the Times, 29 de agosto de 1900.
Ele era igual a Deus, infinito e onipotente. ... É o Filho eterno, existente por Si mesmo. Manuscrito 101, 1897.


7- Que nos foi revelado a respeito do Espírito Santo?

 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 1 Coríntios 2:11.

O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11. Manuscrito 20, 1906.
Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. Manuscrito 66, 1899.
O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus. Manuscrito 20, 1906.
O Espírito Santo é o Consolador, enviado em Nome de Cristo embora tenha uma personalidade distinta.  Manuscript Releases, 324.

 

Publicado em 11/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento