Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

A Viagem Pelo Caminho Estreito

Lição 01 - UMA VISÃO PROFÉTICA

E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.Isaías 35:8

1-Que importante visão teve a profetiza e o que foi lhe mostrado?

Não são do mundo, como eu do mundo não sou. 
João 17:16.

Enquanto eu estava orando junto ao altar da família, o Espírito Santo me sobreveio, e pareceu-me estar subindo mais e mais alto da escura Terra. Voltei-me para ver o povo do advento no mundo, mas não o pude achar, quando uma voz me disse: “Olha novamente, e olha um pouco mais para cima.” Com isto olhei mais para o alto e vi um caminho reto e estreito, levantado em lugar elevado do mundo. Primeiros Escritos, pág. 14.

2-Para onde estavam caminhando o povo do advento e quem estava dirigindo este povo?

E os levou por caminho direito, para irem a uma cidade de habitação. Salmos 107:7.

O povo do advento estava nesse caminho, a viajar para a cidade que se achava na sua extremidade mais afastada. Tinham uma luz brilhante colocada por trás deles no começo do caminho, a qual um anjo me disse ser o “clamor da meia-noite”. Essa luz brilhava em toda extensão do caminho, e proporcionava claridade para seus pés, para que assim não tropeçassem. Se conservavam o olhar fixo em Jesus, que Se achava precisamente diante deles, guiando-os para a cidade, estavam seguros.Primeiros Escritos,pág.14.


3-Que faziam alguns caminhantes?

 Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme. Miquéias 2:10.

Mas logo alguns ficaram cansados, e disseram que a cidade estava muito longe e esperavam nela ter entrado antes. Então Jesus os animava, levantando Seu glorioso braço direito, e de Seu braço saía uma luz que incidia sobre o povo do advento, e eles clamavam: “Aleluia!”. Outros temerariamente negavam a existência da luz atrás deles e diziam que não fora Deus quem os guiara tão longe. A luz atrás deles desaparecia, deixando-lhes os pés em densas trevas; de modo que tropeçavam e, perdendo de vista o sinal e a Jesus, caíam do caminho para baixo, no mundo tenebroso e ímpio.Primeiros Escritos, pág.15.

4-Que sentimento tomou conta de alguns dos caminhantes? 


Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel.Salmos 78:41.

Tinham feito a vontade de Deus, seguindo a guia de Seu Espírito e Sua Palavra; não podiam, contudo, entender-Lhe o propósito na experiência passada, tampouco discernir o caminho diante deles; e eram tentados a duvidar de que Deus, em verdade, os estivesse a dirigir. A esse tempo se aplicavam as palavras: “Mas o justo viverá da fé.” Dado o fato de haver a brilhante luz do “clamor da meia-noite” lhes resplandecido no caminho e terem visto descerrarem-se as profecias, e em rápido cumprimento os sinais que declaravam estar próxima a vinda de Cristo, haviam caminhado, por assim dizer, pela vista. O Grande Conflito, pág. 409.

5-Que prova tiveram de passar os que creram que era Deus quem os guiava?


Mas o justo viverá pela fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.Hebreus 10:38.
Porque ainda um pouquinho de tempo,  e o que há de vir virá, e não tardará.Hebreus 10:37.

Agora, porém, abatidos por verem frustradas as esperanças, unicamente pela fé em Deus e em Sua Palavra poderiam permanecer em pé. O mundo escarnecedor dizia: “Fostes enganados. Abandonai vossa fé e dizei que o movimento do advento foi de Satanás.” Declarava, porém, a Palavra de Deus: “Se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele.” Renunciar então à fé e negar o poder do Espírito Santo, que acompanhara a mensagem, seria recuar para a perdição. Eram incentivados à firmeza pelas palavras de Paulo: “Não rejeiteis pois a vossa confiança”; “necessitais de paciência”, “porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará.” A única maneira segura de proceder era reter a luz que já haviam recebido de Deus, apegar-se firmemente às Suas promessas e continuar a examinar as Escrituras, esperando e vigiando pacientemente, a fim de receber mais luz. O Grande Conflito,pág. 409,410.

6- Que lição podemos tirar da experiência dos que trilharam o caminho primeiro que nós?

Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.1 Coríntios 10:11.

As provações são obreiras de Cristo no aperfeiçoamento dos dons de Seus seguidores. ... Tais provas não objetivam naufragar a fé de Seus filhos, mas elevá-la à altura da ocasião a fim de que possa aparecer diante do mundo, como mais preciosa do que o ouro que perece, embora provada com o fogo. Toda prova que nos é permitida tem por objetivo elevar a verdade a um reconhecimento mais nobre para que somente o louvor a Deus proceda dos lábios do verdadeiro discípulo de Cristo. E o crescimento na graça é para a honra e glória de Deus por ocasião da vinda de Jesus Cristo, “a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.Olhando Para o Alto, pág. 318.

7-Que aviso tem esta visão para nós?

Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.Habacuque 2:3.

Que este aviso se dirige à igreja dos últimos dias, é evidente das palavras que apontam para a proximidade da vinda do Senhor: “Porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará.” E claramente se subentende que haveria uma aparente tardança, e que pareceria demorar-Se o Senhor. A instrução aqui proporcionada adapta-se especialmente à experiência dos adventistas naquele tempo. O povo, a que a passagem aqui se refere, estava em perigo de naufragar na fé. O Grande Conflito, pág. 408.

Publicado em 18/05/2015

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento