Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

Os escolhidos de Deus

Lição 01 - O Chamado de Israel

Texto Básico: Tua quem tomei desde os fins da terra e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e não te rejeitarei. Isaias 41:9.

1 – Por que Israel fora escolhida como nação privilegiada? Deut. 7:8.

2 – Como era a nação Judaica quando Deus as escolheu? Deut. 7:7.

3 – Qual era o propósito de Deus ao escolher Israel? Deut. 26:18,19.

Todavia Deus escolhera a Israel. Ele o chamara para conservar entre os homens o conhecimento de Sua lei, e dos símbolos e profecias que apontavam ao Salvador. Desejava que fosse como fonte de salvação para o mundo. O que Abraão fora na terra de sua peregrinação, o que fora José no Egito e Daniel nas cortes de Babilônia, devia ser o povo hebreu entre as nações. Cumpria-lhe revelar Deus aos homens. (O Desejado de Todas as Nações pág. 27).

4 – Como fora o seu chamado? Que incumbência Deus deu à essa nação? Deut. 7: 6.

O Senhor chamou Seu povo Israel e separou-os do mundo a fim de poder-lhes confiar um sagrado legado. Fê-los depositários de Sua lei, e era Seu desígnio conservar por meio deles entre os homens o conhecimento de Deus. (Testemunhos Seletos, vol. 2 pág. 155).

5 – Qual a condição imposta à eles por Deus? Aceitando a condição, que bênçãos receberiam? Deut. 7:11.

Sua obediência à lei de Deus os tornaria uma maravilha de prosperidade ante as nações do mundo. Ele que lhes podia dar sabedoria e perícia em todo artifício, continuaria a ser seu mestre, e os enobreceria e elevaria pela obediência a Suas leis. Se fossem obedientes seriam preservados das enfermidades que afligiam outras nações, e abençoados com vigor intelectual. A glória de Deus, Sua majestade e poder deveriam ser revelados em toda a sua prosperidade. Deveriam ser um reino de sacerdotes e príncipes. Deus lhes proveu toda a possibilidade de se tornarem a maior nação da Terra. (Parábolas de Jesus pág. 288).

6 – Que mais aconteceria se cumprissem os propósitos de Deus? Isa. 61:11.

Deus desejava trazer todos os povos sob Seu governo misericordioso. Desejava que a Terra se enchesse de alegria e paz. Criou o homem para a felicidade, e anseia encher da paz do Céu o coração humano. Anela que as famílias da Terra sejam um tipo da grande família do Céu. (Parábola de Jesus pág. 290).

7 – Que tamanha responsabilidade pesava sobre esse povo? Mat. 5:14.

Por eles devia a luz do Céu brilhar até aos lugares mais escuros da Terra, e fazer-se ouvir uma voz chamando todos os povos a se voltarem da idolatria para servirem ao Deus vivo e verdadeiro. (Testemunhos Seletos, vol.2pág. 155).

8 – Que certeza tinha que eram mesmo escolhidos de Deus e que Deus estava com eles? Jer. 31:35-37.

9 – Israel estava pré-destinada de ser o povo de Deus, mas sob qual condição Deus deu a promessa? II Crôn. 15:2

O que Deus prometeu, a todo tempo é capaz de cumprir, e a obra que confiou a Seu povo a pode perfeitamente realizar por seu intermédio. Se este estiver disposto a andar em conformidade com toda a palavra que Deus falou, toda boa palavra e promessa serão cumpridas. Mas se faltar à perfeita obediência, as grandes e preciosas promessas não serão obtidas e não se cumprirão. (Testemunhos Seletos, vol.2 pág. 214).

10 – Se, porém, se esquecessem e fossem desobedientes aos mandamentos de Deus que aconteceria? Deut. 8:19,20.

Publicado em 06/03/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento