Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Meditação do Dia - Obediencia

Meditação do Dia - Obediencia

E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de fazer todos estes mandamentos. Deuteronômio 6:24 e 25.

As Três Pessoas da Divindade na Vida Humana

Lição 01 - AS TRÊS PESSOAS DA DIVINDADE

Texto básico:A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.2 Coríntios 13:14.

1 - Quantas pessoas pertencem a divindade e quem são elas?

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:2.

As três grandes Divindades gloriosas do Céu são apresentadas na ocasião do batismo. Todas as habilidades humanas devem ser sujeitas e consagradas ao serviço de Deus, em representar o Pai, o Filho e o Espírito Santo de que dependem. Na comunhão do concerto para a nova vida, o Céu inteiro é representado por essas três Pessoas. Manuscript Releases, vol.6 pág. 389.

2 - Sabemos que há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, como sabemos pela Bíblia que o termo "um" refere-se a unidade e não a número?

O Pai é Deus -E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filipenses 2:11.
O Filho é Deus -Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.Romanos 9:5.
O Espírito Santo é Deus -Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Atos 5:3,4.

Quando aceitamos a Cristo e em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos empenhamos em servir a Deus, o Pai, a Cristo e ao Espírito Santo, as três Santidades e poderes do Céu empenhados garantem que cada recurso nos será concedido se cumprirmos nossas votos batismais. Thes SDA, BibleComments, vol. 6, pág. 1075. E. G. White.

3 - Embora distintas e sendo Deus, formam uma só Divindade. Qual era o objetivo de Satanás quando ainda estava no Céu?

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:13,14.

Satanás resolveu ser o primeiro nos concílios do Céu, igual a Deus. Começou sua obra de rebelião com os anjos sob o seu comando, procurando difundir entre eles o espírito de descontentamento.I Mensagens Escolhidas, pág. 222.

4 - Como as três Pessoas da Divindade dão testemunhos entre si?

O Pai dá testemunho do Filho -E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.Mateus 3:17.
O Filho dá testemunho do Pai -Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.João 14:12.
O Filho dá testemunho do Espírito Santo -Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.João 15:26.
Os três dão testemunho em nosso batismo - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Mateus 28:19.

Os que, por meio do batismo, dão a Deus testemunho de sua fé em Cristo e de sua morte para a vida anterior de pecado, entram em aliança com Deus. As três pessoas da Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo, Se empenham para lhes servir de força e eficiência na vida nova em Cristo Jesus. Australian Union ConferenceRecord, 7/10/1907. E. G White.

5 - No ato do batismo de Jesus, como o Espírito Santo se manifestou enviado pelo Pai?  O que simbolizava aquela pomba?

E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.Lucas 3:21,22.

Nunca dantes haviam os anjos ouvido tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma de uma pomba da mais pura luz - fiel emblema dEle, o Manso e Humilde. O Desejado de Todas as Nações, pág. 112.


6 - Depois que Cristo retornou ao céu, quem foi enviado em seu lugar?

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.João 16:7.

Que dom podia Cristo conceder, rico o suficiente para assinalar e abrilhantar Sua ascensão ao trono intercessório?  Devia ser digno de Sua grandeza e realeza. Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo. Cristo Triunfante, pág. 301.


7 - Que ilustrações bíblicas encontramos do uso do termo "um" como unidade composta? Cite alguns exemplos.

Marcos 10:6-8. Marido e mulher (os dois formam um)
Gênesis 11:6. O povo é um.
I Coríntios 3:6-8. O que planta e o que rega são um.
Gálatas 3:28. Em Cristo, Judeus e Gregos, homens e mulheres são um.

Publicado em 10/05/2016

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento