Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

O Miênio

Mil Anos

Estudo 18 - O MILÊNIO
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento

 

1. Que texto apresenta positivamente o milênio?

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apoc. 20:4.
Resp.:__________________________________________________

2. Por ocasião do milênio quem julgará o mundo?

E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação 1: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.)Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; I Cor. 6:1-3
Resp.:_________________________________________________


NOTA:
 Destas passagens da Escritura depreende-se claramente que os santos de todos os tempos cooperarão com Cristo na obra do “juízo” durante o milênio.

3. Que impressionante cena viu Daniel sobre o juízo?

Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia.

Até que veio o ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos  do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino. Dan. 7:21 e 22.
Resp.:___________________________________________________

4. Quantas ressurreições haverá?

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:28 e 29.
Resp.___________________________________________________

5. Que classe somente participa da primeira ressurreição?

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apoc. 20:6.
Resp.:____________________________________________________

6. Quando Cristo vier, que fará Ele com os santos?

E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:3.
Resp.:___________________________________________________

 
7. Onde, em visão, viu João os santos?

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos: Apoc. 7:9.
Apoc.:________________________________________________

8. Que acontecerá aos ímpios vivos quando Cristo vier?

E, como aconteceu nos dias de Noé , assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca , e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam  e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.  Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Luc. 17:26-30.
Resp.: _______________________________________________

9. Que diz a esse respeito o apóstolo Paulo?

Pois, que, quando disserem: paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. I Tess. 5:3.
Resp.:________________________________________________

10. Que descrição da Terra durante esse tempo, faz o profeta Jeremias?

Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira. Jer. 4:23-26.
Resp.:_________________________________________________

11. Que acontecerá aos ímpios nessa ocasião, conforme diz Isaías?

E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere: e serão visitados depois de muitos dias.
Isa. 24:21 e 22.
Resp.:___________________________________________________

12. Por quanto tempo ficará Satanás preso na Terra?

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto, por um pouco de tempo.
 Apoc. 20:1-3.
Resp.: ___________________________________________

13. Os justos mortos serão ressuscitados por ocasião da segunda da vinda de Cristo. Quando serão ressuscitados os outros mortos – os ímpios?

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Apoc. 20:5.
Resp.: ___________________________________________

14. O que acontecerá com Satanás, ao fim dos mil anos?

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto, por um pouco de tempo. Apoc. 20:3.
Resp.: ___________________________________________

15. Após a ressurreição dos ímpios que fará Satanás?

E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Apoc. 20:7 e 8.
Resp.: ___________________________________________

16. Os ímpios vão fazer guerra, contra quem? E qual é o resultado?

E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou. Apoc. 20:9.
Resp.: ___________________________________________

17. Como João descreve a característica dos santos?

Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Apoc. 14:12.
Resp.: ___________________________________________

 

Conclusão: O milênio será o tempo em que satanás ficará preso. Nesse tempo os santos reinará com Deus e julgará os ímpios.

Publicado em 11/06/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento