Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

A segunda vinda de Cristo

Uma vinda em Glória

Estudo 14 - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento

 

1. Que promessa fez Cristo concernente à Sua vinda?

 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:1-3.
Resp.:____________________________________________


2. Em seguimento aos sinais se Sua vinda, que disse Cristo que ocorreria?

E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.Luc. 21:27.
Resp.:____________________________________________


3. Até mesmo quem também contemplará sua vinda?

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Mat. 24:30. Ver Apoc. 1:7.
Resp.:_______________________________________________

4. Por que muitos não estarão preparados para esse evento?

Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá;  e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os temulentos,virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.Mat. 24:48-51.
Resp.: ________________________________________________

5. Que estará fazendo o mundo quando Cristo vier?

 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio , e os levou a todos — assim será também a vinda do Filho do homem. Mat. 24:37-39. Ver Luc. 17:28-30.
Resp.:____________________________________________

6. Que faz os homens ficarem cegos ao evangelho de Cristo?
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. II Cor. 4:4.
 Resp.: ________________________________________________


7. Por ocasião da ascensão de Cristo, que certeza foi dada de Sua volta?

E estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhe disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos. 1:10 e 11.
Resp.:____________________________________________

8. Desde quando é ensinada a doutrina da vinda de Cristo?

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Judas 14 e 15.
Resp.:___________________________________________________


9. Que passagens das Escrituras mostram que a vinda de Cristo será uma ocasião de recompensa?
 Porque o Filho do homem virá  na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará  a cada um segundo as suas obras. Mat. 16:27, ver Apoc. 22:12. Resp.:____________________________________________

10. A quem é prometida a salvação quando Cristo vier?
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.Heb. 9:28.
Resp.:____________________________________________

11. E a quem mais é prometida a salvação?
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. II Tim. 4:6-8.
Resp.:_________________________________________________

12. Quando Jesus vier, que dirão os que esperam?
E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará: este é o Senhor, a quem aguardávamos: na sua salvação gozaremos e nos alegraremos. Isa. 25:9.
Resp.:____________________________________________


13. Foi revelado o tempo exato da vinda de Cristo?

Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. Mat. 24:36. Resp.:____________________________________________

14. Em vista disso, que nos manda Cristo fazer?
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Mat. 24:42.
Resp.:____________________________________________

15. Que advertência fez Cristo para não sermos apanhados de improviso por esse grande evento?
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem. Luc. 21:34-36. Resp.:____________________________________________

16. Que graça cristã é exortada a exercer em nossa expectação desse evento?
Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque a vinda do Senhor está próxima.Tia. 5:7 e 8. Resp.:____________________________________________

Conclusão: Cristo realmente virá outra vez. Quando ele vier todo olho O verá. Ele levará para o céu todos aqueles que estiverem se preparado para esse evento tão glorioso!

Publicado em 11/06/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento