Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

A Conversão do Mundo

A Última oportunidade

Estudo 17: - A CONVERSÃO DO MUNDO
Igreja do Sétimo Dia Movimento do Advento

 

1. Segundo disse Cristo, qual seria a condição do mundo por ocasião de Sua segunda vinda?

E, como aconteceu nos dias de Noé , assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca , e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;  Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.  Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.Luc. 17:26,27-30.
Resp.:____________________________________________

2. Qual era a condição dos homens nos dias de Noé?

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé porém achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo  e reto em suas gerações: Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão, e Jafé.A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se a terra de violência. Gên. 6:5-11. Resp.:____________________________________________

3. Como  Paulo focalizou os últimos dias?

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
II Tim. 3:1.
Resp.:____________________________________________

4. Como seriam os homens neste tempo?

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. II Tim. 3:2-5. Resp.:____________________________________________

5. Ficarão melhores as condições antes de vir o Senhor?

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. II Tim. 3:13. Resp.:____________________________________________

6. De acordo com a parábola do trigo e o joio, até quando permanecerão juntos os bons e os maus?

O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mat. 13:38, 39 e 40.
Resp.: ___________________________________________

7. Quando será a colheita?

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Mat. 13:39.
Resp.: _______________________________________________

8. Com que propósito deverá ser o evangelho pregado em todo o mundo?

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. Mat. 24:14. Resp.:____________________________________________

9. Como virá o dia do Senhor para o mundo?

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;  Pois, que, quando disserem: paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; I Tess. 5:2-4.
Resp.:____________________________________________

10. Que dirão alguns dos que estarão nas trevas, quando ouvirem da vinda do Senhor?

Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,  e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. II Ped. 3:3 e 4. 
Resp.: ________________________________________

11. Que haverá nos últimos dias?

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. II Pedro 2: 1.
Resp.:____________________________________________

12. Que advertência nos dá o Salvador?

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mat. 24:10-11. Resp.:____________________________________________

13. Que cuidado especial devemos ter nos últimos dias?

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;  Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.Mat. 24:4 e 5.
Resp.:____________________________________________

14. Qual deve ser a atitude do cristão, em face das condições dos últimos dias?
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. Luc. 21:28.

Resp.:____________________________________________

Conclusão: Todos terão a oportunidade de se converterem antes da volta de Jesus, porém muitos não darão ouvido as advertências de Deus.

Publicado em 11/06/2014

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento