Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento

Conteúdo do Artigo - Que Devo Vestir?

Que Devo Vestir?

O ensino bíblico sobre vestimenta e ornamentos é especialmente relevante hoje, quando muitos atuam com pouco respeito pela dignidade do corpo humano criado por Deus. Vestuário e aparência é um índice importante do caráter cristão.

Publicado em 15/04/2014 - 1478 visitas - 2 Comentários

Que Devo Vestir?

O ensino bíblico sobre vestimenta e ornamentos é especialmente relevante hoje, quando muitos atuam com pouco respeito pela dignidade do corpo humano criado por Deus. Vestuário e aparência é um índice importante do caráter cristão. A bíblia encara a aparência externa como um testemunho visível e silente de nossos valores morais. Há pessoas que se vestem e adornam seu corpo para serem admiradas ou para agradar alguém, mas o cristão se veste para glorificar a Deus. O cristão deve, em tudo, distinguir-se do mundo. A vaidade, o orgulho e a sensualidade não devem ser encontrados na mulher cristã.

Qual é o desejo de Deus para com Seu povo quanto ao vestuário?

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto (descente), com pudor (pureza) e modéstia (simplicidade e bom gosto), não com tranças, ou com ouro, ou pérolas ou vestidos preciosos, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus com boas obras. I Timóteo 2:9,10.

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus. I Pedro. 3:3-5.

Se Deus deu direções assim definidas ao Seu povo da antiguidade, acerca de seu vestuário, não tomará Ele conhecimento do vestuário de Seu povo na atualidade? Não deveria haver em seu vestuário uma diferenciação do vestuário do mundo? Não deveria o povo de Deus, que é Seu tesouro peculiar, procurar mesmo no vestuário glorificar a Deus? E não deveriam eles ser exemplo na questão do vestuário, e por seu estilo simples reprovar o orgulho, a vaidade e extravagância dos que professam a verdade mas são mundanos e amantes de prazeres? Deus isto requer do Seu povo

Qual a norma do vestuário que o homem corrompeu?

Os cristãos devem respeitar as distinções de sexo usando vestes que afirmam sua identidade masculina ou feminina. Nessa moda de vestuário foi invertida a ordem de Deus, e desrespeitadas Suas direções especiais. Deut. 22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus." Esta moda de vestuário Deus não deseja que Seu povo adote. Não é traje modesto, e absolutamente não se adapta a mulheres modestas e humildes, que professam ser seguidoras de Cristo. As proibições de Deus são consideradas levianamente por todos os que advogam a remoção da diferença de vestuário entre homens e mulheres.

Por que vestuário diferente do mundo?

No serviço do tabernáculo, Deus especificou cada detalhe no tocante ao vestuário dos que deviam oficiar perante Ele. Com isto nos ensinou que tem suas preferências também quanto à roupa dos que O servem. Prescrições minuciosas foram por Ele dadas em relação à roupa de Arão, por ser esta simbólica. Do mesmo modo as roupas dos seguidores de Cristo devem ser simbólicas, pois que lhes compete representar a Cristo em tudo.

A moda está deteriorando o intelecto e carcomendo a espiritualidade de nosso povo. A obediência à moda está penetrando nas igrejas, e fazendo mais que qualquer outro poder para separar o povo, de Deus.

O vestuário não faz o cristão, mas cristãos revelam sua identidade por sua maneira de vestir e aparência. A bíblia nos convida a seguir a simplicidade e ausência de pretensão do estilo de Jesus em nossa aparência. Seguir Jesus em nosso vestuário e aparência significa distinguir-se da multidão. Isto exige coragem e discernimento. Coragem para não se conformar com os ditames sedutores da moda, mas ser transformado pelas diretrizes da Palavra de Deus (Romanos 12:2). Discernimento para distinguir entre a moda caprichosa que muda e o estilo sensato que perdura. Coragem para vestir-se, não para glorificar a nós mesmos, mas para glorificar a Deus, vestindo-se modesta, decente e sobriamente. Nossa aparência é um testemunho constante e silencioso de nossa identidade cristã.

Referências

 1 – II Mensagens Escolhidas, pág. 474.
4 – Evangelismo, pág. 312.
5 – III Testemunhos Seletos, pág. 107.
6 – I Testemunhos Seletos, pág. 600.

Deixe seu Comentário:

Nome:
Email:
Comentário:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Veja quem já comentou:

benedito de lima e renata de lima

Gostei e preciso de mais com urgência !!! Por favor coloquem matérias sobre orações de joelho e sobre divorcio e novo casamento OBRIGADO.

Comentado em 05/03/2016 às 17:00:52

Leoni

Amo ver mulheres bem vestidas e com elegância! Site maravilhoso, conteúdos interessantíssimos!!!

Comentado em 18/06/2015 às 22:16:40

Igreja do Sétimo Dia - Movimento do Advento